Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

BOMBA: PREFEITURA DE PINDA REALIZA DANÇA DAS CADEIRAS NO SECRETARIADO E DESVALORIZA SERVIDORES DE CARREIRA

 

​Começou hoje um entra e sai no Palácio de Vidro para conversar com a secretária de gabinete, Thais Batista, sobre a grande reforma nas pastas do secretariado da administração de Ricardo Piorino, na Prefeitura de Pinda.

​Também está ocorrendo a desvalorização de servidores de carreira. Nesta reforma administrativa, já existem agentes políticos assumindo novas pastas, embora as nomeações ainda não tenham sido publicadas oficialmente no Diário Oficial do município.

​Secretaria de Assuntos Institucionais: O secretário Rodrigo Lóssio deixa o cargo e assume como adjunto na Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Deficiências.

​Mudança Adjunta: O engenheiro Marcelo Guerreiro deixa o cargo de secretário adjunto da pasta de Assuntos Institucionais e assume como secretário adjunto da Secretaria de Zeladoria.

​Zeladoria e Estradas Rurais: O até então secretário adjunto de Zeladoria, Thiago Gonçalves (Magrão), sofre com a desvalorização como servidor de carreira e assume o cargo de diretor de Manutenção de Estradas Rurais — cargo que estava aberto desde a saída do servidor Mané da Subprefeitura.

​Nova Liderança em Assuntos Institucionais: Na pasta de Assuntos Institucionais, responsável por buscar a captação de recursos para a administração, assume Luciana Simonete. Visando um bom relacionamento com o Governo Federal, o advogado João Gontijo, membro da estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), assume como secretário adjunto.

​Desenvolvimento Econômico: Para o lugar deixado por Luciana na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assume a ex-secretária adjunta da Secretaria da Mulher, Sandra Graziela.

​Rumores sobre Projeto de Lei

​Fortes rumores indicam que o prefeito Ricardo Piorino supostamente enviará à Câmara de Pinda um projeto de lei que desvalorizará ainda mais o servidor público de carreira. A proposta permitiria que o cargo de diretor possa ser exercido não mais exclusivamente por servidores, mas sim por qualquer agente político. Isso aumentaria o impacto financeiro nos cofres públicos, geraria desmotivação na categoria e descumpriria um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público pelo ex-prefeito no apagar das luzes de seu mandato.

​Não se assustem se, neste suposto projeto de lei, não houver a exigência obrigatória de nível superior para que o agente político ocupe o cargo de diretor.

​Vamos ver as cenas dos próximos capítulos desta reforma administrativa e acompanhar se esse suposto projeto de lei será mesmo protocolado na Câmara de Pinda.

​Walter Magui

CARDÁPIO DESTA QUARTA FEIRA

 





Bom dia

Cardápio do dia

Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado

✅ Bisteca de porco com ovo frito 

✅ Frango ensopado com polenta 

✅ Panquecas de carne

✅ Frango frito 

✅ Carne moida com batata 


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Mandioca frita

✅ Jiló 

✅  cenoura

✅ Repolho 


Salada

✅ Alface

✅ Beterraba 

✅ Mista

✅ Pepino

✅ Macarronese

Professor Felipe Guimarães apresenta importantes demandas em benefício da população durante a 21ª Sessão da Câmara


Durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Vereador Professor Felipe Guimarães apresentou proposituras voltadas à proteção animal e à melhoria dos espaços públicos, reforçando seu compromisso com as demandas da população e a qualidade de vida nos bairros.

Mais proteção aos animais no Araretama Por meio do Requerimento nº 1442/2026, o Vereador Professor Felipe Guimarães solicitou ao Executivo estudos para a implantação de uma

Base da Defesa Civil Animal no bairro Araretama, utilizando, se possível, as instalações da antiga base da Guarda Civil Metropolitana. A proposta busca ampliar e agilizar o atendimento de ocorrências

relacionadas a maus-tratos, abandono e resgate de animais, aproximando os serviços da população e fortalecendo as ações de proteção e bem-estar animal no município. 

Revitalização de área de lazer no Terra dos Ipês O parlamentar também apresentou a Indicação nº 2790/2026, solicitando serviços de limpeza, manutenção e revitalização do parquinho infantil e

da Academia da Melhor Idade localizados na área verde do bairro Terra dos Ipês I.

A medida atende pedidos dos moradores e tem como objetivo garantir mais segurança, conforto e qualidade para crianças, idosos e famílias que utilizam o espaço para lazer, convivência e prática de atividades físicas.

A voz da população no Legislativo As iniciativas demonstram a atuação próxima do Vereador Professor

Felipe Guimarães junto à comunidade. O parlamentar mantém diálogo constante com os moradores, ouvindo suas necessidades e levando as demandas aos órgãos competentes para buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população.

Com um mandato participativo e presente nos bairros, Vereador Professor Felipe Guimarães segue trabalhando para que cada
reivindicação tenha atenção e encaminhamento, representando a voz da

população dentro do Legislativo Municipal.

PREFEITURA DE PINDA COMEÇA A MEXER NO TABULEIRO DE CARGOS DE CONFIANÇA


​Como já havíamos mencionado há algum tempo, a prefeitura de Pinda começou a mexer no tabuleiro de cargos comissionados. A mudança ocorreu, no momento, nas secretarias de Administração e de Saúde.

​Foi cessada, conforme a portaria nº 6.964, a diretora de Administração, Soleane de Oliveira Isidoro. Para o seu lugar, conforme a portaria nº 6.965, foi nomeada Regiane Ferreira de Carvalho Lúcio, que deixou a secretaria de Saúde, onde ocupava o cargo de diretora administrativa de Saúde.

​Já o servidor Ademir Ferraz deixou o cargo de gestor de Zeladoria e assumiu como gestor de Unidade, conforme a portaria nº 6.962. Embora ainda não tenha sido publicado no Diário Oficial do Município, a servidora Elaine está assumindo o cargo a partir de hoje — ela que já exerceu essa mesma função na administração do ex-prefeito Vito Ardito.

​As atenções na Secretaria de Saúde de Pinda estão voltadas, com muita expectativa, para o pregão eletrônico do transporte de pacientes, que ocorrerá na próxima segunda-feira.

Condomínio em Pindamonhangaba é alvo de ação por supostas irregularidades


Uma ação judicial (Processo nº 1003577-21.2025.8.26.0445 da 2ª Vara Cível de Pindamonhangaba) proposta por condôminos do Residencial Parque Pedra Bonita, em Pindamonhangaba (SP), questiona a legalidade de assembleias realizadas entre 2020 e 2025, a condução da gestão condominial e a execução

de obras no empreendimento. Segundo os autores, a síndica, membros da administração condominial, a empresa administradora e outros envolvidos teriam praticado atos em desacordo com a convenção do condomínio, especialmente quanto à convocação de assembleias e à prestação de contas.

Paralelamente, tramita o Inquérito Policial nº 1505843-92.2025.8.26.0389, no qual já houve reconhecimento da ocorrência do crime de estelionato, permanecendo em apuração possíveis crimes de falsidade documental, organização criminosa e delitos contra o sistema tributário, todos relacionados

aos fatos investigados em Pindamonhangaba. 

 De acordo com a ação, a convenção condominial determina que as assembleias gerais sejam convocadas por carta registrada ou protocolo de recebimento. Os autores alegam que, durante vários anos, as convocações ocorreram exclusivamente por e-mail, o que teria comprometido a validade das

deliberações, incluindo eleições de síndico, aprovações de contas e autorizações para realização de obras. A petição também aponta supostas irregularidades financeiras identificadas em

balancetes e documentos administrativos do condomínio. Entre os questionamentos estão pagamentos sem comprovação documental adequada, contratação de serviços sem apresentação de concorrência formal, despesas consideradas incompatíveis com as aprovações assembleares e alegadas falhas

na transparência da movimentação financeira.

Outro ponto de controvérsia envolve a reforma da portaria do condomínio. Os autores sustentam que a obra teria sido justificada com base em supostas exigências da Prefeitura de Pindamonhangaba. Contudo, afirmam que diligências realizadas junto a setores municipais não teriam confirmado a

existência de notificação oficial determinando a execução das intervenções apresentadas aos moradores.

Na ação, os condôminos requerem a declaração de nulidade das assembleias realizadas no período questionado, a suspensão dos efeitos de deliberações consideradas irregulares, a realização de auditoria contábil, fiscal e financeira independente, além da apuração de eventuais responsabilidades civis dos

envolvidos.  

Os fatos ainda serão analisados pelo Poder Judiciário, cabendo aos réus o Exercício do contraditório e da ampla defesa durante o curso do processo.

O Ministério Público já solicitou através de oficio a Secretaria da Fazendo do estado  , receita federal e a prefeitura de Pinda para que  apurem as supostas irregularidades tributárias e fiscais e apresente o relatório desta diligência. 

CONFIRA A RODADA DESTE FINAL DE SEMANA DA LIGA DE PINDA

 






Conselho Municipal de Saúde de Cunha divulga cronograma de reuniões para o segundo semestre de 2026

 

O Conselho Municipal de Saúde de Cunha tornou público o calendário oficial de reuniões ordinárias para o restante do ano de 2026. Os encontros, que são abertos ao público, têm como objetivo principal debater as diretrizes, fiscalizar as ações e planejar as melhorias para o sistema de saúde pública do município.

De acordo com o cronograma divulgado, as reuniões acontecerão mensalmente, sempre às quintas-feiras, a partir das 16h. A primeira plenária deste período está marcada para o dia 25 de junho.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população e dos representantes da sociedade civil organizada é fundamental para garantir a transparência e o fortalecimento de Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito local.

 

Mudança de Endereço

A administração municipal chama a atenção para uma importante mudança na logística dos encontros a partir do próximo mês:

A reunião do dia 25 de junho ainda será realizada no antigo endereço: Rua João Manoel Rodrigues, nº 27, no Centro.

A partir de julho, todas as reuniões subsequentes passarão a ocorrer na Rua Cel. Macedo, nº 551, no Alto do Cruzeiro.

Calendário Completo de Reuniões (2º Semestre de 2026):

25 de Junho (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua João Manoel Rodrigues, 27 - Centro)

30 de Julho (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

27 de Agosto (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

24 de Setembro (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

29 de Outubro (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

26 de Novembro (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

17 de Dezembro (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

Lorena abre Chamamento Público para utilização do espaço público na 3ª Etapa do Circuito GrowUp

 

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer,  torna pública a abertura das inscrições para o Edital de Chamamento Público destinado a pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse na permissão de uso do espaço público para exploração de comida e bebidas durante a 3ª Etapa do Circuito GrowUp. O evento irá acontecer no CSU nos dias 27 e 28 de junho de 2026.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de junho de 2026, presencialmente na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Centro Social Urbano - CSU), na Rua Capitão Oscar Santos Bitencourt, n. 432, Nova Lorena, Lorena - SP.

Confira o Edital completo pelo link https://l1nk.dev/u30kgag (link na bio) ou na página de Chamamento Público no site oficial da Prefeitura (lorena.sp.gov.br).

terça-feira, 16 de junho de 2026

CARDÁPIO DESTA TERÇA FEIRA


 Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado

✅ Pernil ao molho barbecue 

✅ Bife de fígado acebolado 

✅ Frango ensopado com polenta 

✅ Fricassê de frango 

✅ Carne moida com batata 


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Mandioca frita

✅ Mista

✅ Abobrinha 


 Salada

✅ Alface

✅ Beterraba 

✅ Mista

✅ Tabule

Araretama e Andrada decidem o título da Segunda Divisão neste domingo na Ferroviária e confira resultados



​As equipes do Araretama e do Andrada decidem, neste domingo (21), o título do Campeonato Amador da Segunda Divisão de Pindamonhangaba. A grande final está marcada para as 10h, no campo da Associação Atlética Ferroviária.
​A Liga Pindamonhangabense de Futebol (LPMF), organizadora do certame, informou que, enquanto a decisão movimenta a Segunda Divisão, o Campeonato Cinquentão terá rodada normal. Já os jogos da Terceira Divisão estarão suspensos neste fim de semana.
​Com ingressos no valor de R$ 10, a expectativa é de casa cheia. Um grande público está sendo aguardado no campo da Ferroviária para prestigiar essa disputa histórica pelo futebol amador da cidade.







 

Alimentação saudável e seus impactos na aprendizagem escolar


           

A alimentação saudável é um tema que vem ganhando destaque na sociedade, devido aos benefícios que proporciona ao organismo, bem como aos riscos à saúde provocados pela má nutrição. Na era dos alimentos ultraprocessados, baratos, acessíveis e altamente palatáveis — somada ao fato de que os itens in natura costumam apresentar maior custo —, manter uma dieta equilibrada torna-se cada vez mais desafiador.

O relatório global publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), intitulado “Alimentando o Lucro: como os ambientes alimentares estão prejudicando crianças” (2025), aponta que uma em cada cinco crianças e adolescentes no mundo vive com sobrepeso e que, pela primeira vez, a obesidade infantil superou a desnutrição entre jovens de 5 a 19 anos. Trata-se de dados preocupantes, que revelam a força da indústria de alimentos e bebidas açucaradas e ultraprocessadas. Esse cenário é potencializado pela publicidade digital e pelo marketing agressivo, que exploram o prazer imediato proporcionado pelo paladar e, frequentemente, consolidam hábitos prejudiciais à saúde.

As autoridades de saúde e os órgãos públicos desempenham um papel importante na conscientização sobre o tema. No entanto, essa mobilização costuma ocorrer por meio de canais de comunicação limitados e com investimentos insuficientes, como se a divulgação de um simples comunicado de utilidade pública bastasse, sem a necessidade de ampliar recursos em estratégias eficazes de comunicação e educação alimentar.

A escola, por princípio moral, estrutura curricular e respaldo legal, cumpre uma função relevante na conscientização sobre a alimentação saudável, além de promover hábitos alimentares equilibrados, como a diversidade de nutrientes e a regularidade nos horários das refeições. Contudo, a instituição não escapa a críticas por apresentar características de um ambiente obesogênico. Isso ocorre porque alguns contextos favorecem a oferta de alimentos ultraprocessados em cantinas e arredores, o pouco tempo destinado à atividade física, a rotina estressante e acelerada — marcada por avaliações constantes —, além da influência de costumes familiares e culturais pouco saudáveis, os quais podem comprometer a qualidade do ambiente educativo.

É inegável que a alimentação saudável desempenha um papel fundamental no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional de crianças e adolescentes, refletindo diretamente no rendimento escolar, na disposição e na qualidade de vida. Alimentar-se de modo equilibrado, tanto em quantidade quanto em nutrientes, favorece o aprendizado, considerando que o ato de aprender exige energia, foco e concentração.

No Brasil, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), administrado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), fornece refeições nutricionalmente adequadas a todas as etapas da educação básica pública. Esse fornecimento deve ser acompanhado de perto pelas equipes gestoras e pelos conselhos escolares, estendendo-se também às condições de infraestrutura, equipamentos e utensílios existentes, a fim de garantir o preparo adequado dos alimentos e evitar riscos de contaminação cruzada.

É verdade que, há muito tempo, está superada a ideia de que a finalidade da alimentação escolar seria apenas combater a evasão escolar. Atualmente, compreende-se que ela constitui também um processo educativo, essencial para o rendimento escolar e para a formação de hábitos saudáveis, além de contribuir para a garantia da segurança alimentar e nutricional.

Cabe, portanto, ao governo, ao setor privado e à sociedade civil — especialmente às famílias dos estudantes — atuar de forma integrada, priorizando a nutrição de crianças e adolescentes e enfrentando conjuntamente as causas da alimentação inadequada em suas diferentes origens. Alimentação saudável no ambiente escolar é possível e é para hoje!        

Por Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, diretor de escola, licenciado em Pedagogia, MBA em Liderança e Coaching na Gestão de Pessoas, Mestre e Doutor em Educação. E-mail: rodsouza@educa.pindamonhangaba.sp.gov.br

Lorena sediou a primeira reunião regional para elaboração dos Planos Municipais de Educação 2026-2036

 

 Lorena sediou  no último dia 12  a primeira reunião regional destinada à elaboração dos Planos Municipais de Educação (PMEs) para o decênio 2026–2036. O encontro ocorreu no CAAPEL e contou com a participação de representantes das Secretarias Municipais de Educação, membros das Comissões Gestoras dos PMEs e Especialistas em Educação de 24 municípios do Vale do Paraíba.

A pauta da reunião contemplou a constituição dos Fóruns Municipais de Educação, a apresentação do novo Plano Nacional de Educação (PNE), a análise diagnóstica dos atuais Planos Municipais de Educação, a realização de atividades em grupo, a atualização de informações pertinentes ao processo de planejamento e a definição do cronograma de trabalho para as próximas etapas de construção dos documentos.

O Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 15.388, de 14 de abril de 2026, constitui um instrumento estratégico de planejamento que estabelece diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a educação brasileira ao longo de um período de dez anos, envolvendo a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Sua nova estrutura é composta por 19 objetivos, 73 metas e 372 estratégias.

Entre os temas prioritários definidos pelo novo PNE destacam-se a Educação Infantil, a Alfabetização, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a Educação em Tempo Integral, a Diversidade e Inclusão, a Educação Profissional e Tecnológica, a Educação Superior, bem como a Estrutura e o Funcionamento da Educação Básica.


A reunião marcou o início de um importante processo de planejamento participativo e colaborativo, que contará com o envolvimento dos diversos segmentos educacionais na construção de Planos Municipais de Educação alinhados às necessidades locais, às diretrizes nacionais e aos desafios da educação para a próxima década.

Vereador Renato Cebola pede melhorias para Campo do Mombaça

O vereador Renato Cebola protocolou o Requerimento nº 1044/2026 solicitando à Prefeitura de Pindamonhangaba, em caráter de urgência, informações sobre o prazo para a realização de melhorias e adequações no Campo do Mombaça. O objetivo é garantir melhores condições de uso, segurança e infraestrutura para atletas, comissões técnicas, torcedores e toda a comunidade que utiliza o espaço.

O parlamentar destacou que o Campo do Mombaça é um importante ponto de encontro para a prática esportiva e atividades de lazer, sendo amplamente utilizado por moradores da região. Diante disso, reforçou a necessidade de investimentos que proporcionem mais conforto, acessibilidade e segurança aos frequentadores.

Entre as melhorias solicitadas estão a implantação de bancos de reserva, construção de um espaço com banheiros para os torcedores, instalação de bebedouro e chuveiros, além da colocação de bancos e lixeiras na calçada para melhor organização e conservação do local.

O requerimento também chama atenção para a necessidade de reforço na iluminação dos vestiários e do campo, permitindo a realização de atividades esportivas no período noturno. Outra demanda apresentada é a execução de serviços de roçada e limpeza na área externa ao redor do campo, contribuindo para a segurança dos usuários e para a preservação do espaço público.

Segundo o vereador Renato Cebola, investir na infraestrutura esportiva é uma forma de incentivar a prática de atividades físicas, promover a integração social e oferecer mais qualidade de vida à população.

Agora, o requerimento aguarda resposta do Poder Executivo, que deverá informar quais providências serão adotadas e qual o prazo previsto para a execução das melhorias solicitadas.

Vereador Renato Cebola — compromisso com o futuro.

Vem ai Festa junina da APAE de Pinda



A APAE de Pindamonhangaba já se prepara para mais uma edição de sua tradicional Festa Junina, que acontecerá no dia 20 de junho de 2026. O evento promete reunir alunos, assistidos, famílias, colaboradores e a comunidade em um momento de confraternização, cultura e alegria.

Com o clima típico das festas juninas, a celebração contará com muita animação e deverá manter viva a tradição das festividades populares, proporcionando integração e diversão para todos os participantes. Mais informações sobre atrações, horários e programação deverão ser divulgadas em breve pela instituição

Inverno em Ubatuba: descubra o que a cidade pode te oferecer no período

 



 

Programação cultural, festas tradicionais, esportes, gastronomia e clima mais estável marcam a temporada no município

 

Quem associa Ubatuba apenas aos dias quentes de verão pode se surpreender com as possibilidades oferecidas durante o inverno. Entre festas tradicionais, eventos culturais, gastronomia, esportes, ecoturismo e paisagens que ganham novos contornos na estação, o município mantém uma programação diversificada para moradores e visitantes nos meses mais frios do ano.

Embora a previsão indique a chegada de dias mais frios, com o início do inverno em 21 de junho, trazendo quedas de temperatura e mudanças temporárias no tempo, o período é conhecido por oferecer condições mais previsíveis para passeios, trilhas, visitas aos atrativos turísticos e participação nos eventos que integram o calendário do município. 

De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil de Ubatuba, com base em informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, junho deve registrar volumes de chuva ligeiramente abaixo da média histórica e alternância entre dias ensolarados e passagens rápidas de sistemas frontais.

Além das condições climáticas características da estação, o calendário turístico concentra uma série de eventos que movimentam diferentes regiões do município. 

Entre os destaques está uma das festividades mais esperadas do período, que é a Festa de São Pedro Pescador, de 25 a 29 de junho. Tradicional na cidade, além da valorização da cultura caiçara, a programação oferece shows e, claro, a comercialização da tainha, prato típico da época. A tainha também é uma das principais atrações da 160ª Festa do Divino Espírito Santo, que acontece de 09 a 19 de julho. Unindo fé e tradição, muitas pessoas se reúnem para acompanhar as novenas e aguardam o clássico show de prêmios.

Ainda sobre evento religioso, logo no início de julho, a cidade também promove o  18º Festival da Paz, anualmente aguardado pela comunidade evangélica.

Já com relação ao Turismo de Base Comunitária, os destaques são a 24ª Festa da Mandioca, da comunidade do Sertão do Ubatumirim, de 03 a 05 de julho;  o 30º Festival do Camarão, na Almada, de 24 a 26 de julho e  o 5º Arraiá do Quilombo da Caçandoca, também de 24 a 26 de julho.

Já para os amantes do esporte, estão previstas a 3ª Etapa Surf Brasil Pro, entre 18 e 26 de julho e o Festival Yoga, de 24 a 27 de julho. A Arena da Copa “Fan Fest”, que está instalada na avenida Iperoig para a transmissão de todos os jogos do Mundial, segue até o final do torneio, no dia 19 de julho.

Esporte e Ecoturismo caminham lado a lado. Para os visitantes interessados em natureza, o inverno é um período procurado para atividades como observação de aves e passeios em áreas de Mata Atlântica. Ubatuba abriga uma das maiores biodiversidades do país e reúne 542 espécies de aves catalogadas, além de trilhas, mirantes, comunidades tradicionais e atrativos históricos distribuídos pelo município.

 

 

O período também oferece condições favoráveis para quem busca conhecer as praias, cachoeiras e atrativos culturais com maior tranquilidade. Com menor fluxo de visitantes em comparação aos meses de verão, os deslocamentos pela cidade tendem a ser mais tranquilos e os espaços naturais podem ser aproveitados em um ritmo diferente da alta temporada.

Importante destacar que, em qualquer atividade de ecoturismo, é recomendado estar acompanhado por um Guia de Turismo.

“O inverno amplia as possibilidades de visitação e apresenta uma alternativa para quem deseja conhecer diferentes aspectos de Ubatuba além da temporada de verão. São dias mais bonitos e com mais estabilidade, quase sem baixas temperaturas e com praias mais vazias e menos filas. Por isso, procuramos consolidar um calendário cheio de atrativos, para que visitantes e moradores desfrutem igualmente do que a cidade tem a oferecer”, destacou o secretário de Turismo, Anderson Paiva.

 

Confira o calendário de junho e julho

 

25 a 29/6- 103ª Festa de São Pedro Pescador

2/7 - 18° Festival da Paz 

3 a 5/7 - 24ª Festa da Mandioca 

5/7 - 6° Menor Forró do Mundo 

9 a 19/7 - 160ª Festa do Divino Espirito Santo 

10/7 - Bateria Show do Bloco Lambe-Lambe 

18 a 26/7 - 3° Etapa Surf Brasil Pro 

20/7 - Um Dia no Parque 24 a 26/7 - 

30° Festival do Camarão (Almada) 

24 a 26/7 - 5° Arraiá do Quilombo Caçandoca 

24 a 27/7 - Festival Yoga

segunda-feira, 15 de junho de 2026

Cardápio desta Segunda Feira Abençoada

 ,Bom dia :


Cardápio do dia


✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado

✅ Carne seca com quibebe

✅ Frango ensopado com polenta 

✅ Bife de pernil  com ovo frito 

✅ Carne moida com batata 

✅ Sardinha frita


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Batata frita

✅ Quibebe

✅ Batata salasa

✅ Brócolis com cenoura


 Salada

✅ Alface

✅ Beterraba 

✅ Mista

✅ Pepino 

✅ Couve

Campanha do Vale-Alimentação reforça importância da liberdade de escolha para os servidores de Pinda

 

O SINDSERV Pindamonhangaba segue mobilizado na defesa da valorização dos servidores municipais e reforça a importância da participação da categoria na campanha pelo vale-alimentação.

Nesta semana, o sindicato recebeu em suas dependências unidades de sabão em pó da marca Ypê pertencentes ao lote final 1, que foi objeto de notificação da própria fabricante e também de alerta emitido pelos órgãos de vigilância sanitária para retirada de circulação. O produto integrava a composição da cesta básica entregue aos servidores municipais.

Diante da situação, o SINDSERV protocolou nesta terça-feira um ofício junto à administração municipal, cobrando uma manifestação e providências dos órgãos competentes sobre o caso, buscando garantir a segurança, a transparência e a proteção dos trabalhadores que recebem o benefício.

O episódio reforça um debate que o sindicato vem levantando há anos: a necessidade de modernização da política de benefícios concedidos aos servidores. Com o vale-alimentação, cada trabalhador passa a ter autonomia para escolher os produtos que deseja adquirir, de acordo com as necessidades de sua família, além de poder pesquisar preços, aproveitar promoções e optar pelas marcas de sua confiança.

Mais do que uma questão de praticidade, trata-se de garantir liberdade de escolha, dignidade e maior controle sobre a própria alimentação. Situações como a ocorrida recentemente demonstram que modelos mais modernos de benefício podem oferecer mais segurança e eficiência, reduzindo problemas relacionados à composição, qualidade e distribuição dos produtos.

Por isso, o SINDSERV reforça que o apoio e a adesão dos servidores à campanha do vale-alimentação são fundamentais. A participação da categoria fortalece a luta por um benefício mais justo, transparente e alinhado às necessidades reais dos trabalhadores.

O sindicato seguirá acompanhando o caso, cobrando esclarecimentos e defendendo medidas que promovam mais qualidade de vida, respeito e valorização aos servidores municipais.

Para aderir a campanha acesse : https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR159751