Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

quarta-feira, 17 de junho de 2026

BOMBA: PREFEITURA DE PINDA REALIZA DANÇA DAS CADEIRAS NO SECRETARIADO E DESVALORIZA SERVIDORES DE CARREIRA

 

​Começou hoje um entra e sai no Palácio de Vidro para conversar com a secretária de gabinete, Thais Batista, sobre a grande reforma nas pastas do secretariado da administração de Ricardo Piorino, na Prefeitura de Pinda.

​Também está ocorrendo a desvalorização de servidores de carreira. Nesta reforma administrativa, já existem agentes políticos assumindo novas pastas, embora as nomeações ainda não tenham sido publicadas oficialmente no Diário Oficial do município.

​Secretaria de Assuntos Institucionais: O secretário Rodrigo Lóssio deixa o cargo e assume como adjunto na Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Deficiências.

​Mudança Adjunta: O engenheiro Marcelo Guerreiro deixa o cargo de secretário adjunto da pasta de Assuntos Institucionais e assume como secretário adjunto da Secretaria de Zeladoria.

​Zeladoria e Estradas Rurais: O até então secretário adjunto de Zeladoria, Thiago Gonçalves (Magrão), sofre com a desvalorização como servidor de carreira e assume o cargo de diretor de Manutenção de Estradas Rurais — cargo que estava aberto desde a saída do servidor Mané da Subprefeitura.

​Nova Liderança em Assuntos Institucionais: Na pasta de Assuntos Institucionais, responsável por buscar a captação de recursos para a administração, assume Luciana Simonete. Visando um bom relacionamento com o Governo Federal, o advogado João Gontijo, membro da estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), assume como secretário adjunto.

​Desenvolvimento Econômico: Para o lugar deixado por Luciana na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, assume a ex-secretária adjunta da Secretaria da Mulher, Sandra Graziela.

​Rumores sobre Projeto de Lei

​Fortes rumores indicam que o prefeito Ricardo Piorino supostamente enviará à Câmara de Pinda um projeto de lei que desvalorizará ainda mais o servidor público de carreira. A proposta permitiria que o cargo de diretor possa ser exercido não mais exclusivamente por servidores, mas sim por qualquer agente político. Isso aumentaria o impacto financeiro nos cofres públicos, geraria desmotivação na categoria e descumpriria um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) firmado com o Ministério Público pelo ex-prefeito no apagar das luzes de seu mandato.

​Não se assustem se, neste suposto projeto de lei, não houver a exigência obrigatória de nível superior para que o agente político ocupe o cargo de diretor.

​Vamos ver as cenas dos próximos capítulos desta reforma administrativa e acompanhar se esse suposto projeto de lei será mesmo protocolado na Câmara de Pinda.

​Walter Magui

CARDÁPIO DESTA QUARTA FEIRA

 





Bom dia

Cardápio do dia

Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado

✅ Bisteca de porco com ovo frito 

✅ Frango ensopado com polenta 

✅ Panquecas de carne

✅ Frango frito 

✅ Carne moida com batata 


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Mandioca frita

✅ Jiló 

✅  cenoura

✅ Repolho 


Salada

✅ Alface

✅ Beterraba 

✅ Mista

✅ Pepino

✅ Macarronese

Professor Felipe Guimarães apresenta importantes demandas em benefício da população durante a 21ª Sessão da Câmara


Durante a 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, o Vereador Professor Felipe Guimarães apresentou proposituras voltadas à proteção animal e à melhoria dos espaços públicos, reforçando seu compromisso com as demandas da população e a qualidade de vida nos bairros.

Mais proteção aos animais no Araretama Por meio do Requerimento nº 1442/2026, o Vereador Professor Felipe Guimarães solicitou ao Executivo estudos para a implantação de uma

Base da Defesa Civil Animal no bairro Araretama, utilizando, se possível, as instalações da antiga base da Guarda Civil Metropolitana. A proposta busca ampliar e agilizar o atendimento de ocorrências

relacionadas a maus-tratos, abandono e resgate de animais, aproximando os serviços da população e fortalecendo as ações de proteção e bem-estar animal no município. 

Revitalização de área de lazer no Terra dos Ipês O parlamentar também apresentou a Indicação nº 2790/2026, solicitando serviços de limpeza, manutenção e revitalização do parquinho infantil e

da Academia da Melhor Idade localizados na área verde do bairro Terra dos Ipês I.

A medida atende pedidos dos moradores e tem como objetivo garantir mais segurança, conforto e qualidade para crianças, idosos e famílias que utilizam o espaço para lazer, convivência e prática de atividades físicas.

A voz da população no Legislativo As iniciativas demonstram a atuação próxima do Vereador Professor

Felipe Guimarães junto à comunidade. O parlamentar mantém diálogo constante com os moradores, ouvindo suas necessidades e levando as demandas aos órgãos competentes para buscar soluções que contribuam para o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população.

Com um mandato participativo e presente nos bairros, Vereador Professor Felipe Guimarães segue trabalhando para que cada
reivindicação tenha atenção e encaminhamento, representando a voz da

população dentro do Legislativo Municipal.

PREFEITURA DE PINDA COMEÇA A MEXER NO TABULEIRO DE CARGOS DE CONFIANÇA


​Como já havíamos mencionado há algum tempo, a prefeitura de Pinda começou a mexer no tabuleiro de cargos comissionados. A mudança ocorreu, no momento, nas secretarias de Administração e de Saúde.

​Foi cessada, conforme a portaria nº 6.964, a diretora de Administração, Soleane de Oliveira Isidoro. Para o seu lugar, conforme a portaria nº 6.965, foi nomeada Regiane Ferreira de Carvalho Lúcio, que deixou a secretaria de Saúde, onde ocupava o cargo de diretora administrativa de Saúde.

​Já o servidor Ademir Ferraz deixou o cargo de gestor de Zeladoria e assumiu como gestor de Unidade, conforme a portaria nº 6.962. Embora ainda não tenha sido publicado no Diário Oficial do Município, a servidora Elaine está assumindo o cargo a partir de hoje — ela que já exerceu essa mesma função na administração do ex-prefeito Vito Ardito.

​As atenções na Secretaria de Saúde de Pinda estão voltadas, com muita expectativa, para o pregão eletrônico do transporte de pacientes, que ocorrerá na próxima segunda-feira.

Condomínio em Pindamonhangaba é alvo de ação por supostas irregularidades


Uma ação judicial (Processo nº 1003577-21.2025.8.26.0445 da 2ª Vara Cível de Pindamonhangaba) proposta por condôminos do Residencial Parque Pedra Bonita, em Pindamonhangaba (SP), questiona a legalidade de assembleias realizadas entre 2020 e 2025, a condução da gestão condominial e a execução

de obras no empreendimento. Segundo os autores, a síndica, membros da administração condominial, a empresa administradora e outros envolvidos teriam praticado atos em desacordo com a convenção do condomínio, especialmente quanto à convocação de assembleias e à prestação de contas.

Paralelamente, tramita o Inquérito Policial nº 1505843-92.2025.8.26.0389, no qual já houve reconhecimento da ocorrência do crime de estelionato, permanecendo em apuração possíveis crimes de falsidade documental, organização criminosa e delitos contra o sistema tributário, todos relacionados

aos fatos investigados em Pindamonhangaba. 

 De acordo com a ação, a convenção condominial determina que as assembleias gerais sejam convocadas por carta registrada ou protocolo de recebimento. Os autores alegam que, durante vários anos, as convocações ocorreram exclusivamente por e-mail, o que teria comprometido a validade das

deliberações, incluindo eleições de síndico, aprovações de contas e autorizações para realização de obras. A petição também aponta supostas irregularidades financeiras identificadas em

balancetes e documentos administrativos do condomínio. Entre os questionamentos estão pagamentos sem comprovação documental adequada, contratação de serviços sem apresentação de concorrência formal, despesas consideradas incompatíveis com as aprovações assembleares e alegadas falhas

na transparência da movimentação financeira.

Outro ponto de controvérsia envolve a reforma da portaria do condomínio. Os autores sustentam que a obra teria sido justificada com base em supostas exigências da Prefeitura de Pindamonhangaba. Contudo, afirmam que diligências realizadas junto a setores municipais não teriam confirmado a

existência de notificação oficial determinando a execução das intervenções apresentadas aos moradores.

Na ação, os condôminos requerem a declaração de nulidade das assembleias realizadas no período questionado, a suspensão dos efeitos de deliberações consideradas irregulares, a realização de auditoria contábil, fiscal e financeira independente, além da apuração de eventuais responsabilidades civis dos

envolvidos.  

Os fatos ainda serão analisados pelo Poder Judiciário, cabendo aos réus o Exercício do contraditório e da ampla defesa durante o curso do processo.

O Ministério Público já solicitou através de oficio a Secretaria da Fazendo do estado  , receita federal e a prefeitura de Pinda para que  apurem as supostas irregularidades tributárias e fiscais e apresente o relatório desta diligência. 

CONFIRA A RODADA DESTE FINAL DE SEMANA DA LIGA DE PINDA

 






Conselho Municipal de Saúde de Cunha divulga cronograma de reuniões para o segundo semestre de 2026

 

O Conselho Municipal de Saúde de Cunha tornou público o calendário oficial de reuniões ordinárias para o restante do ano de 2026. Os encontros, que são abertos ao público, têm como objetivo principal debater as diretrizes, fiscalizar as ações e planejar as melhorias para o sistema de saúde pública do município.

De acordo com o cronograma divulgado, as reuniões acontecerão mensalmente, sempre às quintas-feiras, a partir das 16h. A primeira plenária deste período está marcada para o dia 25 de junho.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a participação da população e dos representantes da sociedade civil organizada é fundamental para garantir a transparência e o fortalecimento de Sistema Único de Saúde (SUS) em âmbito local.

 

Mudança de Endereço

A administração municipal chama a atenção para uma importante mudança na logística dos encontros a partir do próximo mês:

A reunião do dia 25 de junho ainda será realizada no antigo endereço: Rua João Manoel Rodrigues, nº 27, no Centro.

A partir de julho, todas as reuniões subsequentes passarão a ocorrer na Rua Cel. Macedo, nº 551, no Alto do Cruzeiro.

Calendário Completo de Reuniões (2º Semestre de 2026):

25 de Junho (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua João Manoel Rodrigues, 27 - Centro)

30 de Julho (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

27 de Agosto (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

24 de Setembro (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

29 de Outubro (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

26 de Novembro (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

17 de Dezembro (Quinta-feira) – 16h (Local: Rua Cel Macedo, 551 - Alto do Cruzeiro)

Lorena abre Chamamento Público para utilização do espaço público na 3ª Etapa do Circuito GrowUp

 

A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer,  torna pública a abertura das inscrições para o Edital de Chamamento Público destinado a pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse na permissão de uso do espaço público para exploração de comida e bebidas durante a 3ª Etapa do Circuito GrowUp. O evento irá acontecer no CSU nos dias 27 e 28 de junho de 2026.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 23 de junho de 2026, presencialmente na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Centro Social Urbano - CSU), na Rua Capitão Oscar Santos Bitencourt, n. 432, Nova Lorena, Lorena - SP.

Confira o Edital completo pelo link https://l1nk.dev/u30kgag (link na bio) ou na página de Chamamento Público no site oficial da Prefeitura (lorena.sp.gov.br).

terça-feira, 16 de junho de 2026

CARDÁPIO DESTA TERÇA FEIRA


 Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado

✅ Pernil ao molho barbecue 

✅ Bife de fígado acebolado 

✅ Frango ensopado com polenta 

✅ Fricassê de frango 

✅ Carne moida com batata 


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Mandioca frita

✅ Mista

✅ Abobrinha 


 Salada

✅ Alface

✅ Beterraba 

✅ Mista

✅ Tabule

Araretama e Andrada decidem o título da Segunda Divisão neste domingo na Ferroviária e confira resultados



​As equipes do Araretama e do Andrada decidem, neste domingo (21), o título do Campeonato Amador da Segunda Divisão de Pindamonhangaba. A grande final está marcada para as 10h, no campo da Associação Atlética Ferroviária.
​A Liga Pindamonhangabense de Futebol (LPMF), organizadora do certame, informou que, enquanto a decisão movimenta a Segunda Divisão, o Campeonato Cinquentão terá rodada normal. Já os jogos da Terceira Divisão estarão suspensos neste fim de semana.
​Com ingressos no valor de R$ 10, a expectativa é de casa cheia. Um grande público está sendo aguardado no campo da Ferroviária para prestigiar essa disputa histórica pelo futebol amador da cidade.