Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Cardápio desta Sexta Feira

 Bom dia

Cardápio do dia

Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado

✅ Bife de fígado acebolado 

✅ Frango com polenta 

✅ Almôndegas 

✅ Bife de pernil

✅Carne moída com batata 

✅ Sardinha frita 


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅ Batata 

frita

✅ Abobrinha 

✅ Vagem com cenoura

✅ Quibebe



 Salada

✅ Alface

✅ Mista

✅  Beterraba

✅ Repolho 

✅ Tabule

POLÍCIA MILITAR ATENDE OCORRÊNCIA DE HOMICÍDIO EM PINDAMONHANGABA

 Equipe acionada via COPOM para atendimento de ocorrência envolvendo pessoa, possivelmente alvejada por disparos de arma de fogo em via pública. A equipe deslocou-se imediatamente ao local, com apoio da viatura I-05215.


No local, a vítima foi encontrada caída ao solo, sendo identificada como Jéssica Tamires Fernandes da Silva. O SAMU compareceu e constatou o óbito, decorrente de ferimentos causados por disparos de arma de fogo.

Compareceram ao local equipes do CFP e CGP II para apoio à ocorrência.

A ocorrência foi apresentada no 1º Distrito Policial de Pindamonhangaba, onde os fatos foram registrados e serão investigados pela Polícia Civil.

POLÍCIA MILITAR, RUMO AOS 200 ANOS. VAMOS TODOS JUNTOS, NINGUÉM FICA PARA TRÁS.

APAE de Pindamonhangaba receberá emenda de R$ 1,5 milhão para a saúde


​PINDAMONHANGABA – A APAE de Pindamonhangaba contará com um investimento de R$ 1,5 milhão para fortalecer suas ações na área da saúde. O recurso é fruto de uma articulação da professora Maria Paula, coordenadora de inclusão da FASC e conselheira da instituição, em conjunto com lideranças políticas da Câmara dos Deputados e do Ministério da Saúde.

 Maria Paula tem como principais bandeiras políticas a inclusão social, a saúde, a educação e a assistência social. Segundo a conselheira, seu compromisso estende-se além de Pindamonhangaba, visando apoiar todas as APAEs do Vale do Paraíba, bem como outras entidades que realizam um trabalho sério e dedicado no terceiro setor.

JORNAL O REGIONAL EDIÇÃO 395 .









 

O FUTURO DA SEGURANÇA PÚBLICA NA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA E LITORAL NORTE

 

Ítalo do Couto Mantovani*

A segurança pública vive um momento de transformação profunda. O avanço da inteligência artificial e das novas tecnologias mudou a forma como governos e forças de segurança atuam na prevenção criminal, no monitoramento urbano e na gestão de riscos. Ao mesmo tempo em que essas ferramentas ampliam a capacidade de resposta do poder público, também criam novas vulnerabilidades, especialmente no campo digital. Ataques cibernéticos, fraudes automatizadas, manipulação de informações e o uso criminoso da tecnologia passaram a fazer parte da realidade da segurança contemporânea. Um relatório publicado pelo Instituto Igarapé alerta que a velocidade da inovação tecnológica já ultrapassa a capacidade de regulamentação e supervisão dos Estados, tornando o cenário atual cada vez mais complexo e desafiador.

Esse contexto impacta diretamente regiões estratégicas como a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte (RMVPLN). Situada entre São Paulo e Rio de Janeiro, a região possui importância econômica, logística e tecnológica para o país. Municípios como São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba, Caraguatatuba e Ubatuba concentram polos industriais, universidades, centros tecnológicos e importantes corredores viários, como a Rodovia Presidente Dutra, Tamoios e Carvalho Pinto. Essa estrutura fortalece o desenvolvimento regional, mas também aumenta a dependência de sistemas digitais e a exposição a ameaças ligadas à criminalidade tecnológica.

Hoje, segurança pública não se resume apenas ao policiamento tradicional. O tema envolve inteligência de dados, integração de informações, monitoramento em tempo real e proteção de sistemas digitais. A inteligência artificial já é utilizada em câmeras inteligentes, análise de padrões criminais, cruzamento de dados e apoio operacional, permitindo ações mais rápidas e eficientes. No entanto, a mesma tecnologia que fortalece o Estado também pode ser utilizada por organizações criminosas para golpes digitais, disseminação de desinformação, fraudes financeiras e ataques contra instituições públicas e privadas.

Na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, os desafios ganham proporções ainda maiores devido ao crescimento urbano, ao fluxo intenso de pessoas, à atividade turística e à presença de infraestrutura estratégica. Nesse cenário, o uso de tecnologia e inteligência integrada torna-se fundamental para fortalecer a prevenção criminal, otimizar recursos operacionais e ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança. Sistemas inteligentes podem auxiliar no monitoramento de áreas críticas, na identificação de comportamentos suspeitos e na integração entre municípios e instituições.

Entretanto, a modernização da segurança exige planejamento, capacitação e controle. O próprio Instituto Igarapé destaca que o avanço da inteligência artificial sem regulamentação adequada pode gerar riscos como vazamento de dados, falhas operacionais e vulnerabilidades institucionais. Por isso, investir apenas em tecnologia não é suficiente. É necessário fortalecer a integração regional, ampliar a cooperação entre municípios, instituições de segurança, universidades e centros de pesquisa, além de desenvolver políticas públicas voltadas à proteção digital e ao uso responsável da tecnologia.

Os dados de segurança já apresentados em outros artigos demonstram que a Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte enfrenta desafios cada vez mais complexos diante das novas dinâmicas da criminalidade. Nesse contexto, a inteligência artificial surge como uma ferramenta estratégica para prevenção, monitoramento e gestão da segurança pública, mas também amplia os riscos digitais e os desafios institucionais. O futuro da segurança regional dependerá da capacidade de unir tecnologia, inteligência, planejamento e cooperação regional, garantindo uma estrutura preparada para responder às ameaças de uma sociedade cada vez mais conectada.

 

*Diretor de Projetos da Coordenadoria de Governança da Atividade Delegada – Gabinete do Vice-Prefeito da Cidade de São Paulo

Formado em Gestão de Políticas Públicas pela USP

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional

Graduando em História pela USP

Professor de Cursinho pré-vestibular em São Paulo

Contato: italocmantovani@gmail.com

 

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Vereador Professor Felipe Guimarães conquista avanços para inclusão, bem-estar animal e segurança viária em Pindamonhangaba


O Vereador Professor Felipe Guimarães tem se destacado na Câmara de Pindamonhangaba pela apresentação de propostas voltadas à inclusão social, proteção animal e melhoria da infraestrutura urbana. Entre as recentes conquistas e iniciativas do parlamentar, estão a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome de Down (CISD), a solicitação de recursos para implantação de um Hospital Veterinário Público e ações voltadas à segurança de pedestres.

Lei institui Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome de Down Uma importante conquista para a inclusão social foi a sanção, pelo Poder Executivo, do Substitutivo nº 01/2026 ao Projeto de Lei nº 358/2025, de autoria do vereador Professor Felipe Guimarães, transformado na Lei Ordinária nº 7.122/2026.

A nova legislação institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome de Down (CISD) no município de Pindamonhangaba. O documento tem como objetivo facilitar a identificação das pessoas com Síndrome de Down, reconhecendo-as como pessoas com deficiência para todos os efeitos legais, especialmente no acesso às políticas públicas municipais nas áreas de saúde, assistência social, educação e demais serviços.

A emissão da carteira será gratuita e poderá ser solicitada pelo próprio interessado ou por seu representante legal, mediante apresentação de laudo médico e documentação necessária.

Segundo o Vereador Professor Felipe Guimarães, a iniciativa representa mais um passo na promoção da cidadania, inclusão e garantia de direitos, fortalecendo o respeito e a valorização das pessoas com Síndrome de Down no município.

Hospital Veterinário Público é solicitado para atender demanda crescente Outra importante iniciativa do parlamentar foi o Requerimento nº 1519/2026, encaminhado ao deputado federal Rodrigo Gambale, solicitando a destinação de recursos federais para a construção e implantação de um Hospital Veterinário Público em Pindamonhangaba.

O pedido leva em consideração o crescimento da população animal no município, o aumento da demanda por atendimentos veterinários e a necessidade de ampliar o suporte às famílias de baixa renda, protetores independentes e organizações que atuam na defesa dos animais.

O Vereador Professor Felipe Guimarães destaca que a implantação do hospital permitirá a realização de consultas, exames, cirurgias, internações e atendimentos de urgência e emergência, contribuindo também para o controle populacional responsável, prevenção de zoonoses e fortalecimento das políticas públicas de bem-estar animal.

A solicitação conta com o histórico de parceria entre o Deputado Federal Rodrigo Gambale e o município. Por intermédio do Vereador Professor Felipe Guimarães, o parlamentar federal já destinou recursos para programas de castração gratuita de cães e gatos, investimentos na área da saúde, obras de pavimentação e para a construção do Centro de Artes Marciais no bairro Araretama. A expectativa é que essa parceria continue trazendo benefícios para a população de Pindamonhangaba e que o novo pleito também seja atendido.

Segurança para pedestres no Centro Esportivo João do Pulo Pensando na segurança da população, especialmente de crianças, adolescentes, idosos e praticantes de atividades esportivas, o Vereador Professor Felipe Guimarães também apresentou a Indicação nº 2909/2026.

O documento solicita estudo técnico para implantação de uma faixa elevada para travessia de pedestres na Rua Engenheiro Orlando Drumond Murgel, nas proximidades do portão de acesso ao Centro Esportivo João do Pulo.

A medida busca aumentar a segurança dos frequentadores do local, reduzindo riscos de acidentes e proporcionando uma travessia mais segura para todos que utilizam diariamente o complexo esportivo.

Trabalho voltado às necessidades da população As iniciativas reforçam o compromisso do Vereador Professor Felipe Guimarães com pautas que impactam diretamente a qualidade de vida da população, promovendo inclusão, acessibilidade, proteção animal e melhorias na mobilidade urbana.

Por meio da atuação legislativa e da busca constante por recursos e investimentos, o parlamentar segue trabalhando para atender demandas importantes da comunidade e
contribuir para o desenvolvimento de Pindamonhangaba.

Saúde de Pindamonhangaba recebe R$ 500 mil em recursos por articulação do vereador Norberto Moraes

A saúde de Pindamonhangaba acaba de receber um importante reforço financeiro. Por meio da articulação do vereador Norberto Moraes, foram conquistados R$ 500 mil em recursos destinados à Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba.

Do total, R$ 300 mil foram destinados pelo Capitão Telhada e outros R$ 200 mil pelo Maurício Neves. Os recursos serão utilizados para fortalecer os atendimentos prestados pela Santa Casa, contribuindo para a melhoria dos serviços oferecidos à população.

Para o vereador Norberto Moraes, investir na saúde é uma das principais prioridades do mandato. Segundo ele, buscar recursos junto aos parlamentares parceiros é uma forma de ampliar os investimentos no município e garantir melhores condições de atendimento aos pacientes.

“Saúde sempre será uma das nossas maiores prioridades. Sabemos da importância da Santa Casa para Pindamonhangaba e seguimos trabalhando para trazer recursos que ajudem a fortalecer o atendimento à população”, destacou o vereador.

Norberto também agradeceu aos deputados pelo compromisso com a cidade e pela sensibilidade em atender a solicitação apresentada. “Agradeço ao deputado estadual Capitão Telhada e ao deputado federal Maurício Neves por destinarem esses recursos tão importantes para a nossa Santa Casa. Essa parceria traz benefícios diretos para quem mais precisa”, afirmou.

A destinação dos R$ 500 mil reforça o compromisso do mandato com a busca constante de investimentos para a área da saúde, contribuindo para a manutenção e aprimoramento dos serviços prestados à população de Pindamonhangaba.

ExpoPinda 2026 une tecnologia, negócios e lazer familiar em novo formato de infraestrutura


Com novo layout e novas empresas expositoras, os preparativos para a ExpoPinda 2026 estão a todo vapor. O evento que acontece entre os dias 30 de julho a 2 de agosto, na Fazenda Princesa do Norte, vai reunir produtores rurais e expositores de Pindamonhangaba, do Vale do Paraíba e de outras regiões. A feira que já se tornou referência no setor do agronegócio, tem como objetivo oferecer inovação, troca de experiências e oportunidades de negócios para o produtor rural e empresas do ramo. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba, do SEBRAE-SP, SENAR-SP, PIT – Parque Tecnológico, COMEVAP, SERRAMAR, entre outros.

“Esperamos receber um público de 10 a 12 mil pessoas, nos quatro dias de evento. Esse ano, conseguimos dobrar o número de expositores isso mostra a confiança que as empresas depositam no Sindicato Rural e a credibilidade na ExpoPinda”, ressalta Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba.

Uma das principais mudanças estruturais pensadas para o conforto do público é o novo formato da praça de alimentação. “Como não foi terceirizada, a praça de alimentação estará disponível para pequenos empreendedores locais, que vão ter oportunidade de comercializar seus produtos e serviços, gerando renda e novos empregos”, comenta o presidente do Sindicato.

Para além de um espaço de gastronomia, a grande inovação da praça de alimentação serão os Ranchos. "A praça de alimentação evoluiu em qualidade, mas precisávamos melhorar o aconchego para quem nos visita com a família. Em parceria com os expositores, desenvolvemos os Ranchos, que são estruturas maiores de bares e restaurantes. Eles foram desenhados de forma estratégica, atendendo tanto a praça de alimentação, quanto a pista de provas equestres. É uma área privilegiada que une a boa culinária ao entretenimento das competições”, explica Thiago Ribeiro, diretor do Sindicato Rural.  

A diretoria do Sindicato Rural está otimista em relação a geração de negócios. A expectativa é superar os R$ 2 milhões, movimentados na edição anterior. Esse otimismo é impulsionado pelo salto no número de concessionárias parceiras, como já destacado acima, além da maior comercialização de estandes para empresas de tratores e implementos agrícolas.

Programação une tradição e inovação

Na programação, o tradicional torneio leiteiro divide espaço com o que já vem se tornando vitrine no evento, o leilão, exposição e o julgamento da raça Girolando. A grande novidade para esse ano, é o 1º leilão de gado de corte, fruto de uma parceria com o SEBRAE- SP e com a Aprocorte (Associação dos Produtores de Gado de Corte). “Esse leilão é um marco importantíssimo, porque mostra a força e o crescimento que tem hoje, a pecuária de corte no Vale do Paraíba, com o forte desenvolvimento dos confinamentos e melhores ganhos aos produtores”, destaca Thiago Ribeiro.

Para os amantes das provas equestres, a ExpoPinda está preparando muitas emoções nas pistas. O evento sedia a Copa SRP de Três Tambores, a prova de Marcha, que retorna esse ano, após uma edição, em 2023, e a estreia da prova de Team Roping “4 friends”, dentro da feira. “Mais que fazer negócios e oferecer inovação ao produtor rural, a ExpoPinda sempre tem espaço aberto para a reunião de família para momentos de diversão”.

No setor de pequenos animais, haverá o torneio leiteiro de caprinos, mostra e comercialização de derivados (queijos e iogurtes) e a “coqueluche” da feira – A minifazenda com foco em minicabras. “O torneio leiteiro de caprinos vai reunir vários associados, além de produtores de outros estados. Acreditamos que, aliada, à comercialização de produtos, essa será uma grande oportunidade para fomentar negócios no setor”, conclui o presidente.  

Com essa combinação de lazer familiar, tecnologia agrícola, parcerias sólidas e fomento ao comércio local, a ExpoPinda se consolida como o principal ponto de encontro do agronegócio do Vale do Paraíba.

 

Serviço: ExpoPinda 2026

De 30 de julho a 2 de agosto

Local: Fazenda Princesa do Norte

Endereço: Estrada Municipal do Tanque, 1500 – Pindamonhangaba – SP

Entrada e estacionamento gratuitos

 

 

Pinda amplia infraestrutura e recebe R$ 20 milhões em obras de saneamento da Sabesp

 



 

Expansão da rede de água e esgoto para o outro lado da Dutra, Nova Estação de Tratamento de Água do Paraíba, rede de esgoto no Bonsucesso e ligações de água no Piracuama estão entre os serviços

Pindamonhangaba vive um momento de crescimento econômico, com a chegada de novas empresas, expansão industrial e desenvolvimento de novas regiões. Para acompanhar esse avanço, os investimentos em saneamento básico e abastecimento de água são essenciais para garantir qualidade de vida e preparar a cidade para o futuro. Neste cenário, a Sabesp realiza cerca de R$ 20 milhões em obras estruturantes no município, acompanhadas pela Prefeitura, que vem cobrando melhorias para atender a expansão urbana, industrial e rural, especialmente na região do outro lado da Dutra, novo vetor de desenvolvimento da cidade.

Os investimentos em saneamento são essenciais para que Pindamonhangaba mantenha os indicadores que a colocam entre as cidades com melhor qualidade de vida do país. Líder no Vale do Paraíba no Índice de Progresso Social (IPS), a cidade se destaca pelos avanços em áreas como abastecimento de água e coleta de esgoto, setores que precisam acompanhar o crescimento do município para garantir desenvolvimento sustentável e bem-estar à população.

Para o prefeito Ricardo Piorino, as obras garantem que o crescimento de Pindamonhangaba seja acompanhado por infraestrutura de qualidade. Além de ampliar os sistemas de água e esgoto, os investimentos fortalecem a atração de empresas, a geração de empregos e a qualidade de vida da população.

O prefeito também tem demonstrado preocupação com os constantes episódios de desabastecimento registrados em alguns bairros e vem cobrando da Sabesp medidas efetivas para ampliar a segurança do sistema, melhorar a distribuição de água e garantir mais eficiência e qualidade nos serviços prestados à população.

"Pinda está crescendo, atraindo investimentos, gerando empregos e criando novas oportunidades para a população. Mas esse crescimento precisa acontecer com planejamento, organização e infraestrutura de qualidade. Água tratada, coleta e tratamento de esgoto são serviços essenciais para garantir qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Nosso compromisso é acompanhar esse processo de perto, cobrando investimentos e melhorias para que a cidade continue avançando sem perder sua capacidade de oferecer bem-estar para quem vive aqui", explicou Ricardo Piorino.

Como parte desse acompanhamento, Piorino está visitando as obras em andamento tanto na área urbana quanto na zona rural. Nesta semana, esteve acompanhando a implantação do novo sistema de abastecimento para a região do outro lado da Dutra, uma das áreas que mais cresce em função da chegada de novos empreendimentos, centros logísticos e indústrias.

 

Conheça os projetos em andamento

Nova Estação de Tratamento de Água (ETA)

Investimento: R$ 8,5 milhões

Implantação de uma moderna Estação de Tratamento de Água ao lado do Rio Paraíba, com tecnologia modular e automatizada, ampliando a capacidade de produção e distribuição de água tratada. O projeto terá capacidade para tratar 180 litros por segundo e inclui a construção de adutora, estação elevatória, reservatório com capacidade para 500 mil litros e rede de distribuição.

Expansão da rede de água para o outro lado da Dutra

Investimento: R$ 4,2 milhões

Obra estratégica para atender a expansão econômica da região da Rodoviária e do outro lado da Dutra. O projeto contempla a construção de reservatório com capacidade para 500 mil litros, adutoras, sistema de bombeamento e interligações. A travessia da Dutra e grande parte da adutora já foram concluídas. O reservatório encontra-se em fase de testes e recebendo obras complementares. A previsão é que o sistema esteja concluído até outubro de 2026.

Rede de esgoto para o outro lado da Dutra

Investimento: R$ 627,8 mil

Implantação de rede coletora de esgoto, linha de recalque e ligações domiciliares para atender a nova área de expansão urbana e econômica do município. A tubulação partirá da região da Rodoviária, atravessará a Dutra e será conectada ao sistema já existente da cidade.

Ligação de água no Piracuama

Investimento inicial: R$ 1,8 milhão

O Programa prevê a implantação de mais de sete quilômetros de rede de água no Piracuama. A iniciativa beneficiará 6.884 moradores. A primeira etapa atenderá cerca de 380 pessoas e o início das obras está previsto para junho de 2026.

Sistema de esgoto no Bonsucesso

Investimento: R$ 5 milhões

A obra levará infraestrutura de coleta e tratamento de esgoto para aproximadamente 1,3 mil moradores. O projeto contempla estação elevatória, poços de visita e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), contribuindo para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de vida da população. A previsão de conclusão é novembro de 2026.

Sobre a visita às obras

A visita técnica realizada nesta semana contou com a participação da direção regional da Sabesp, além de engenheiros e técnicos responsáveis pelos empreendimentos. Representando a Prefeitura, acompanharam a vistoria o secretário de Serviços Públicos, José Antonio Ferreira Filho (Ju), e o secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, que puderam conhecer o andamento das intervenções e discutir os próximos passos para a conclusão dos investimentos previstos no município.

Cássio Navarro recebe a visita de Rodrigo, da Seven Colocações, e de sua coordenadora regional


 

​Na última terça-feira, em Praia Grande, o pré-candidato a deputado federal pelo PSD, Cássio Navarro, recebeu Rodrigo, da Seven Colocações, acompanhado de sua coordenadora regional, Renata Nerosi. Eles tiveram uma boa conversa e discutiram sobre os problemas da região.

​Cássio Navarro voltou a assumir o seu compromisso, caso eleito, de trabalhar pela região do Vale do Paraíba e Vale Histórico. Na semana passada, Renata Nerosi esteve visitando lideranças e apresentando o projeto da pré-candidatura do deputado federal Cássio Navarro no Vale Histórico.