- Pregão eletrônico do transporte de
Pinda acontece hoje
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba realiza nesta terça-feira (22) um
pregão eletrônico para definir a nova empresa responsável pelo transporte de
pacientes no município.
A empresa que vinha prestando o serviço teve seu contrato prorrogado
excepcionalmente por meio de aditamentos de seis meses e, recentemente, firmou
um contrato emergencial com validade de 90 dias. Agora, resta acompanhar quem
será a vencedora da nova licitação.
- Servidores da Saúde de Pinda reclamam
de suposta agressão verbal e assédio moral
Recebemos diversas ligações de servidores da Secretaria de Saúde de
Pindamonhangaba relatando insatisfação com a forma como a secretária Andréia
Martins estaria se relacionando com funcionários da pasta.
Segundo os relatos, a maneira como alguns servidores são tratados poderia
caracterizar suposta agressão verbal e assédio moral. De acordo com os
denunciantes, palavras de baixo calão e tratamento inadequado fariam parte da
rotina de trabalho.
Ainda segundo os relatos recebidos, a habilidade no trato com as pessoas,
especialmente com os subordinados, seria um dos principais pontos de crítica à
gestão da secretária. Durante audiência pública da Saúde, a própria Andréia
Martins afirmou ser advogada e não possuir formação específica em gestão
pública da saúde.
Outra denúncia recebida aponta que a secretária teria manifestado preferência
por auxiliares e enfermeiras com determinado perfil de aparência, em detrimento
de profissionais com perfil mais simples e popular.
A questão que fica é: a Secretaria busca profissionais pela aparência ou pela
competência, experiência e qualidade no atendimento aos pacientes?
Servidores afirmam que a situação vem causando temor e indignação entre os
funcionários da pasta. O prefeito Ricardo Piorino, que tem a saúde como uma das
prioridades de seu governo, certamente acompanha de perto os desdobramentos
dessas reclamações.

- SINDSERV também recebe denúncias
contra secretária de Saúde
Vários servidores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba estariam procurando
o SINDSERV para formalizar denúncias relacionadas às supostas agressões
verbais, assédio moral e à forma de tratamento adotada pela secretária Andréia
Martins.
A movimentação do sindicato demonstra que o tema vem ganhando repercussão entre
os servidores públicos municipais. O assunto merece atenção da administração
municipal para que os fatos sejam devidamente apurados.
- Justa homenagem em Pinda
Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal o projeto de lei de autoria do
vereador Felipe Cesar Filho que denomina a rotatória que liga os bairros
Araretama e Cidade Jardim com o nome de Irene Marques Teodoro.
Irene dedicou mais de 25 anos ao trabalho como assessora parlamentar do
ex-vereador Jânio Ardito e sempre esteve presente na organização de eventos e
ações voltadas à comunidade. Uma homenagem mais do que merecida.
- Norbertinho sugere espaço na Câmara
com nome de Irene Marques Teodoro
Aproveitando a justa homenagem proposta pelo vereador Felipe Cesar Filho, o
vereador Norbertinho sugeriu à Mesa Diretora da Câmara que o primeiro espaço a
ser inaugurado no Legislativo também receba o nome de Irene Marques Teodoro, em
reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ela ao município.
A iniciativa foi elogiada por diversos vereadores, entre eles o líder do
governo na Câmara, Everton Chinaqui. A proposta foi acolhida pelo presidente
Marco Mayor, que anunciou que a Sala da Corregedoria da Mulher, criada por meio
de projeto da vereadora Ana Paula, deverá receber o nome de Irene Marques
Teodoro.
- Câmara de São Sebastião rejeita
contas de ex-prefeito
As contas referentes ao exercício de 2022 do ex-prefeito de São Sebastião,
Felipe Augusto, atual pré-candidato a deputado federal pelo PSDB, foram rejeitadas
pela Câmara Municipal.
Segundo Felipe Augusto, os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas não
justificariam a rejeição das contas. Nos bastidores políticos, o episódio já
repercute por conta de sua pré-candidatura a deputado federal e de seu nome ser
apontado como possível candidato à Prefeitura de São Sebastião em 2028.
A defesa do ex-prefeito informou que adotará as medidas judiciais cabíveis para
tentar reverter a decisão da Câmara.
- Lucas Ouverney intensifica projeto
político para 2028
Presente em diversas conversas políticas da cidade, Lucas Ouverney vem sendo
apontado como possível candidato a vereador nas próximas eleições e já recebeu
convites de diferentes partidos para se filiar.
Há mais de 15 anos desenvolvendo projetos sociais no município, ganhou destaque
durante a pandemia ao promover lives beneficentes que arrecadaram mais de uma
tonelada de alimentos.
Também mantém projetos esportivos em diversos bairros e atua na área social
auxiliando munícipes em processos relacionados ao LOAS e aposentadorias. Foi
atleta por cerca de 30 anos representando Pindamonhangaba, conquistando três
títulos brasileiros de malha.
Servidor público há 15 anos, Lucas surge como um dos nomes que podem disputar
uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal na próxima legislatura.
- Câmara de Guaratinguetá esquenta
disputa pela Mesa Diretora
Assim como deve ocorrer em diversas câmaras municipais da região, a eleição da
Mesa Diretora da Câmara de Guaratinguetá já movimenta os bastidores políticos.
Dois vereadores aparecem como principais candidatos à presidência da Casa:
Marcelo da Santa Casa (PSD) e Fabrício Dias Júnior (PL). A disputa ocorre voto
a voto entre os parlamentares.
Quem assumir a presidência terá a responsabilidade de conduzir a inauguração
das novas instalações do Legislativo, fator que aumenta ainda mais o interesse
pelo cargo.
Nos bastidores, há rumores de que Marcelo e Fabrício também mantêm conversas
sobre uma possível composição. Resta saber se haverá disputa até o fim ou um
acordo de última hora para definir o comando da Câmara.