Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

terça-feira, 23 de junho de 2026

Cardápio desta terça feira abençoada


 Bom dia

Cardápio do dia

Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado

✅ Bife de fígado acebolado 

✅ Frango ensopado com polenta

✅ Frango frito 

✅Carne moída com batata 


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅Mandioca

frita

✅Couve flor ao molho branco

✅ Pimentão 

✅ Batata salsa



Salada

✅ Alface

✅ Mista

✅ Repolho Beterraba 

✅ Couve

HERIVELTO VELA INTENSIFICA PRÉ-CAMPANHA A DEPUTADO FEDERAL






 

​O fim de semana foi intenso na pré-campanha a deputado federal do ex-vereador Herivelto Vela (PSB). No sábado, Vela participou, em São Paulo, do evento "Giro 40", organizado pelo PSB.

​O encontro contou com a presença do ex-ministro Márcio França, da deputada federal Tabata Amaral, do deputado e presidente estadual do partido, Caio França, e do pré-candidato a deputado estadual Ramalho da Construção, além de outros pré-candidatos, lideranças e convidados.

​Ainda no sábado, Herivelto Vela, acompanhado de sua esposa, prestigiou o pagode no Centro Comercial, local que já virou ponto de referência do samba e do pagode em Pindamonhangaba. Ele também esteve presente na tradicional Festa Junina do SOS.

​Já no domingo, o pré-candidato acompanhou a final do Campeonato Amador de Futebol de Pinda, realizada no campo da Ferroviária.

POPULAÇÃO NEGRA SEGUE COMO PRINCIPAL VÍTIMA DA VIOLÊNCIA NO BRASIL

 



Ítalo do Couto Mantovani*

A violência contra a população negra permanece como um dos maiores desafios sociais e de segurança pública do Brasil. Apesar da redução gradual de alguns índices criminais nas últimas décadas, os dados demonstram que pessoas negras continuam sendo as principais vítimas da violência letal, da violência policial, do encarceramento e de diversas formas de discriminação racial. O cenário revela que a insegurança no país não afeta todos os grupos da mesma forma, estando diretamente relacionada às desigualdades históricas e estruturais construídas ao longo da formação da sociedade brasileira.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, nos últimos dez anos, 445.442 pessoas negras foram assassinadas no Brasil, número mais de três vezes superior ao de vítimas não negras no mesmo período. Em 2023, de cada 100 pessoas mortas violentamente no país, 78 eram negras. Embora tenha ocorrido redução nos homicídios em relação à década anterior, a diminuição foi desigual: entre pessoas negras a queda foi de 19,7%, enquanto entre não negras alcançou 32,1%. Esses dados evidenciam que a violência continua concentrada em grupos historicamente vulnerabilizados.

A situação torna-se ainda mais preocupante quando observada entre crianças, adolescentes e jovens. Em 2023, 70,3% das crianças assassinadas no Brasil eram negras. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, esse percentual chegou a 85,4%. Além disso, um menino negro de até 19 anos possui 21 vezes mais chances de ser vítima de homicídio do que uma menina branca. Esses números demonstram que a juventude negra permanece exposta a riscos significativamente maiores, especialmente em áreas periféricas marcadas pela exclusão social e pela ausência de oportunidades.

A desigualdade racial também se manifesta nos indicadores de violência policial. Em âmbito nacional, 82,7% das pessoas mortas em intervenções policiais eram negras. Ao mesmo tempo, 69,7% dos policiais e militares assassinados também pertenciam a esse grupo populacional. O dado evidencia que a violência impacta a população negra em diferentes posições sociais, seja como vítima da criminalidade, seja como integrante das instituições de segurança pública.

No estado de São Paulo, apesar de apresentar uma das menores taxas de homicídio do país, os indicadores revelam importantes desigualdades raciais. Dados divulgados em 2024 apontam que aproximadamente 64% das pessoas mortas pelas polícias Civil e Militar eram negras. Entre janeiro e agosto daquele ano, foram registradas 441 mortes decorrentes de intervenção policial, das quais 283 tiveram vítimas negras. Esses números reforçam o debate sobre a necessidade de políticas públicas que conciliem eficiência policial, proteção dos direitos fundamentais e redução das desigualdades raciais.

A violência também afeta de forma significativa as mulheres negras. Elas representam 68,6% das vítimas de mortes violentas femininas e 63,6% das vítimas de feminicídio no país. Nos casos de estupro e estupro de vulnerável, correspondem a 52,5% das vítimas registradas. Além disso, cerca de 45% das mulheres negras relatam ter sofrido algum tipo de violência praticada por parceiro íntimo ao longo da vida. A combinação entre racismo e desigualdade de gênero amplia a vulnerabilidade desse grupo e dificulta o acesso a mecanismos de proteção.

Outras formas de violência também apresentam forte recorte racial. Em 2023, foram registrados 13.897 casos de injúria racial e 11.610 casos de racismo no Brasil. No mesmo período, pessoas negras representavam 54,3% dos desaparecidos e 69,1% da população prisional. Entre adolescentes submetidos a medidas socioeducativas em regime fechado, o percentual chegava a 63,8%. Esses indicadores demonstram que a desigualdade racial não se restringe à violência letal, estando presente em diferentes dimensões da segurança pública e da vida social.

Diante desse cenário, torna-se evidente que o enfrentamento da violência contra pessoas negras exige mais do que ações repressivas. É necessário investir em educação, inclusão social, geração de oportunidades, fortalecimento de políticas de igualdade racial e aperfeiçoamento das instituições de segurança pública. Embora o Brasil tenha avançado na produção de dados e no reconhecimento da questão racial como problema público, os números demonstram que ainda há um longo caminho para garantir que a cor da pele deixe de representar um fator determinante de vulnerabilidade. Assim, a violência contra a população negra deve ser compreendida não apenas como um problema de segurança, mas como uma questão de justiça social. A redução efetiva desses indicadores depende da capacidade do Estado e da sociedade de enfrentar as desigualdades históricas que continuam produzindo exclusão, discriminação e maior exposição à violência para milhões de brasileiros.

 

*Diretor de Projetos da Coordenadoria de Governança da Atividade Delegada – Gabinete do Vice-Prefeito da Cidade de São Paulo

Formado em Gestão de Políticas Públicas pela USP

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional

Graduando em História pela USP

Professor de Cursinho pré-vestibular em São Paulo

Contato: italocmantovani@gmail.com

 

Proposta do vereador Gilson Nagrin quer evitar que profissionais de enfermagem precisem se deslocar a outras cidades para acessar serviços do conselho de classe

 



O vereador Gilson Nagrin (PL) apresentou à Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba o Requerimento n.º 1497/2026, solicitando que o Executivo Municipal realize estudos para viabilizar a instalação de uma unidade ou subseção do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (COREN-SP) na cidade. O documento foi protocolado em 19 de junho de 2026 e aguarda votação em plenário.

A proposta

O requerimento pede que o Executivo, com cópia à secretaria competente, avalie a viabilidade técnica e administrativa de trazer atendimentos do COREN-SP para Pindamonhangaba. O pedido foi endereçado ao presidente da Câmara para deliberação no plenário Francisco Romano de Oliveira.

A iniciativa parte de uma demanda prática: hoje, profissionais de enfermagem que precisam tratar de assuntos junto ao conselho de classe são obrigados a se deslocar até outras cidades, o que representa tempo e custo adicionais para quem atua em uma das áreas mais essenciais da saúde pública.

Quem seria beneficiado

Caso a proposta avance, a medida teria impacto direto sobre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Pindamonhangaba e de municípios da região.

Entre os serviços que poderiam ser acessados localmente estão:

       Registro profissional

       Regularização de anuidades

       Fiscalização do exercício da profissão

A descentralização do atendimento facilitaria o cumprimento das obrigações junto ao conselho sem que o profissional precise interromper sua rotina de trabalho para viagens.

Próximos passos

O requerimento segue agora para votação em plenário. Se aprovado pelos vereadores, o Executivo Municipal será oficialmente notificado para dar início às tratativas com o COREN-SP, incluindo a análise de viabilidade que fundamentará — ou não — a implantação da unidade.

A aprovação do requerimento não garante a instalação imediata da subseção, mas abre formalmente o caminho institucional para que o poder público municipal avalie e negocie a proposta com o conselho estadual.

CONFIRA RESUTADOS DO FINAL DE SEMANA





 

SEMINÁRIO DE VIDA NO ESPÍRITO SANTO PARTICIPE CONOSCO


 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Iniciativa une música, saúde e convivência social em dois polos do município, com aulas abertas e totalmente gratuitas



Por meio de emenda impositiva destinada pelo vereador Gilson Nagrin, a Corporação Musical Euterpe, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, está promovendo oficinas gratuitas de Canto Coral voltadas à população idosa do município.

A ação reforça o compromisso com o envelhecimento ativo e saudável, ampliando o acesso às atividades culturais e valorizando a música como instrumento de inclusão e desenvolvimento humano.

Onde e quando acontecem as aulas

As oficinas são ministradas pelo professor Guilherme Ribeiro e funcionam em dois polos da cidade.

No CCI Moreira César, localizado na Rua dos Cravos, 240, no Vale das Acácias, os encontros acontecem às segundas-feiras, das 17h30 às 19h.

No CCI Vila Rica, na Avenida Abel Corrêa Guimarães, 1.451, as aulas são realizadas às terças-feiras, das 18h às 19h30.

Mais do que música: saúde, amizade e qualidade de vida

As oficinas são abertas a todos os idosos que desejam cantar, aprender e compartilhar experiências em grupo, em um ambiente acolhedor e de convivência.

Além do aprendizado musical, a prática do canto coral traz uma série de benefícios comprovados à saúde e ao bem-estar, entre eles:

       Desenvolvimento da memória e da concentração

       Fortalecimento da autoestima

       Integração social e formação de novas amizades

       Momentos de alegria e melhora na qualidade de vida

A participação é aberta e as inscrições são totalmente gratuitas. Basta comparecer a um dos polos no horário das aulas e dar o primeiro passo rumo a uma nova experiência.

Comunidade São Pedro celebra tríduo e festa do padroeiro em Pindamonhangaba

 


A Comunidade São Pedro, localizada no bairro Beira Rio, em Pindamonhangaba, realiza entre os dias 25 e 28 de junho a tradicional Festa de São Pedro Apóstolo, com programação religiosa e social aberta à população. Neste ano, o tema da celebração é: "Com São Pedro, somos perseverantes no caminho com o Cristo Ressuscitado" .

A programação tem início na quinta-feira (25), às 19h, com missa presidida pelo padre Sebastião Raimundo Bizarria. Na sexta-feira (26), também às 19h, a celebração será conduzida pelo padre Kleber Rodrigues da Silva. Já no sábado (27), a missa acontece às 18h, presidida pelo padre Marcelo Sílvio Emídio. Após as celebrações, haverá parte social com confraternização entre os fiéis.

O ponto alto da festa acontece no domingo (28). Às 10h, será realizada a procissão pelas ruas do entorno da igreja, acompanhada da bênção das casas decoradas. Em seguida, às 10h30, acontece a missa festiva presidida pelo padre Kleber Rodrigues da Silva.

A programação também contará com almoço beneficente a partir das 12h, com feijoada em marmitex ao valor de R$ 20. Toda a arrecadação será destinada às atividades da comunidade.

A Comunidade São Pedro está localizada na Rua Jesus Antônio de Miranda, nº 206, no bairro Beira Rio, em Pindamonhangaba. A expectativa é reunir moradores, famílias e devotos para momentos de fé, tradição e confraternização em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores.

 

Pescadores do Vale do Paraíba promovem 37ª Romaria Fluvial de Canoas e Barcos até Aparecida

 

No próximo dia 28 de junho, pescadores profissionais, canoeiros e barqueiros de diversas cidades do Vale do Paraíba participam da 37ª Romaria Fluvial de Canoas e Barcos dos Pescadores do Vale do Paraíba. O tradicional evento, organizado pela Colônia de Pescadores Profissionais Emilio Varolli, reúne embarcações em um percurso pelo Rio Paraíba do Sul até Aparecida, em um momento de fé, devoção e valorização da cultura ribeirinha.

A saída está programada para às 7h, no bairro Padre Eterno, em Tremembé. A primeira parada acontece às 9h, no Bosque da Princesa, em Pindamonhangaba. Ao meio-dia, os participantes fazem nova parada no antigo Porto de Areia, na região da Mantiqueira, em Moreira César. A chegada está prevista para às 16h, no Bar do Peixe, em Aparecida, de onde os romeiros seguem em procissão até a Basílica.

O encerramento da programação religiosa será às 18h, com a celebração da Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

A organização convida proprietários de embarcações a participarem da romaria e reforça a importância da segurança durante todo o percurso. O uso de colete salva-vidas é obrigatório e o consumo de bebidas alcoólicas é proibido durante a navegação.

A romaria contará com a participação de pescadores, barqueiros e canoeiros dos municípios de Caçapava, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Potim, Aparecida, Redenção da Serra, Areias e Roseira.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 99139-5663 ou pelo e-mail pescadoresdovaledoparaiba@gmail.com.

 

 

GIRO DA POLÍTICA

 



- Pregão eletrônico do transporte de Pinda acontece hoje


A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba realiza nesta terça-feira (22) um pregão eletrônico para definir a nova empresa responsável pelo transporte de pacientes no município.
A empresa que vinha prestando o serviço teve seu contrato prorrogado excepcionalmente por meio de aditamentos de seis meses e, recentemente, firmou um contrato emergencial com validade de 90 dias. Agora, resta acompanhar quem será a vencedora da nova licitação.

- Servidores da Saúde de Pinda reclamam de suposta agressão verbal e assédio moral


Recebemos diversas ligações de servidores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba relatando insatisfação com a forma como a secretária Andréia Martins estaria se relacionando com funcionários da pasta.
Segundo os relatos, a maneira como alguns servidores são tratados poderia caracterizar suposta agressão verbal e assédio moral. De acordo com os denunciantes, palavras de baixo calão e tratamento inadequado fariam parte da rotina de trabalho.
Ainda segundo os relatos recebidos, a habilidade no trato com as pessoas, especialmente com os subordinados, seria um dos principais pontos de crítica à gestão da secretária. Durante audiência pública da Saúde, a própria Andréia Martins afirmou ser advogada e não possuir formação específica em gestão pública da saúde.
Outra denúncia recebida aponta que a secretária teria manifestado preferência por auxiliares e enfermeiras com determinado perfil de aparência, em detrimento de profissionais com perfil mais simples e popular.
A questão que fica é: a Secretaria busca profissionais pela aparência ou pela competência, experiência e qualidade no atendimento aos pacientes?
Servidores afirmam que a situação vem causando temor e indignação entre os funcionários da pasta. O prefeito Ricardo Piorino, que tem a saúde como uma das prioridades de seu governo, certamente acompanha de perto os desdobramentos dessas reclamações.

- SINDSERV também recebe denúncias contra secretária de Saúde


Vários servidores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba estariam procurando o SINDSERV para formalizar denúncias relacionadas às supostas agressões verbais, assédio moral e à forma de tratamento adotada pela secretária Andréia Martins.
A movimentação do sindicato demonstra que o tema vem ganhando repercussão entre os servidores públicos municipais. O assunto merece atenção da administração municipal para que os fatos sejam devidamente apurados.



- Justa homenagem em Pinda


Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal o projeto de lei de autoria do vereador Felipe Cesar Filho que denomina a rotatória que liga os bairros Araretama e Cidade Jardim com o nome de Irene Marques Teodoro.
Irene dedicou mais de 25 anos ao trabalho como assessora parlamentar do ex-vereador Jânio Ardito e sempre esteve presente na organização de eventos e ações voltadas à comunidade. Uma homenagem mais do que merecida.



- Norbertinho sugere espaço na Câmara com nome de Irene Marques Teodoro


Aproveitando a justa homenagem proposta pelo vereador Felipe Cesar Filho, o vereador Norbertinho sugeriu à Mesa Diretora da Câmara que o primeiro espaço a ser inaugurado no Legislativo também receba o nome de Irene Marques Teodoro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ela ao município.
A iniciativa foi elogiada por diversos vereadores, entre eles o líder do governo na Câmara, Everton Chinaqui. A proposta foi acolhida pelo presidente Marco Mayor, que anunciou que a Sala da Corregedoria da Mulher, criada por meio de projeto da vereadora Ana Paula, deverá receber o nome de Irene Marques Teodoro.

- Câmara de São Sebastião rejeita contas de ex-prefeito


As contas referentes ao exercício de 2022 do ex-prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, atual pré-candidato a deputado federal pelo PSDB, foram rejeitadas pela Câmara Municipal.
Segundo Felipe Augusto, os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas não justificariam a rejeição das contas. Nos bastidores políticos, o episódio já repercute por conta de sua pré-candidatura a deputado federal e de seu nome ser apontado como possível candidato à Prefeitura de São Sebastião em 2028.
A defesa do ex-prefeito informou que adotará as medidas judiciais cabíveis para tentar reverter a decisão da Câmara.

- Lucas Ouverney intensifica projeto político para 2028



Presente em diversas conversas políticas da cidade, Lucas Ouverney vem sendo apontado como possível candidato a vereador nas próximas eleições e já recebeu convites de diferentes partidos para se filiar.
Há mais de 15 anos desenvolvendo projetos sociais no município, ganhou destaque durante a pandemia ao promover lives beneficentes que arrecadaram mais de uma tonelada de alimentos.
Também mantém projetos esportivos em diversos bairros e atua na área social auxiliando munícipes em processos relacionados ao LOAS e aposentadorias. Foi atleta por cerca de 30 anos representando Pindamonhangaba, conquistando três títulos brasileiros de malha.
Servidor público há 15 anos, Lucas surge como um dos nomes que podem disputar uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal na próxima legislatura.

 

- Câmara de Guaratinguetá esquenta disputa pela Mesa Diretora



Assim como deve ocorrer em diversas câmaras municipais da região, a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Guaratinguetá já movimenta os bastidores políticos.
Dois vereadores aparecem como principais candidatos à presidência da Casa: Marcelo da Santa Casa (PSD) e Fabrício Dias Júnior (PL). A disputa ocorre voto a voto entre os parlamentares.
Quem assumir a presidência terá a responsabilidade de conduzir a inauguração das novas instalações do Legislativo, fator que aumenta ainda mais o interesse pelo cargo.
Nos bastidores, há rumores de que Marcelo e Fabrício também mantêm conversas sobre uma possível composição. Resta saber se haverá disputa até o fim ou um acordo de última hora para definir o comando da Câmara.