Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Iniciativa une música, saúde e convivência social em dois polos do município, com aulas abertas e totalmente gratuitas



Por meio de emenda impositiva destinada pelo vereador Gilson Nagrin, a Corporação Musical Euterpe, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Pindamonhangaba, está promovendo oficinas gratuitas de Canto Coral voltadas à população idosa do município.

A ação reforça o compromisso com o envelhecimento ativo e saudável, ampliando o acesso às atividades culturais e valorizando a música como instrumento de inclusão e desenvolvimento humano.

Onde e quando acontecem as aulas

As oficinas são ministradas pelo professor Guilherme Ribeiro e funcionam em dois polos da cidade.

No CCI Moreira César, localizado na Rua dos Cravos, 240, no Vale das Acácias, os encontros acontecem às segundas-feiras, das 17h30 às 19h.

No CCI Vila Rica, na Avenida Abel Corrêa Guimarães, 1.451, as aulas são realizadas às terças-feiras, das 18h às 19h30.

Mais do que música: saúde, amizade e qualidade de vida

As oficinas são abertas a todos os idosos que desejam cantar, aprender e compartilhar experiências em grupo, em um ambiente acolhedor e de convivência.

Além do aprendizado musical, a prática do canto coral traz uma série de benefícios comprovados à saúde e ao bem-estar, entre eles:

       Desenvolvimento da memória e da concentração

       Fortalecimento da autoestima

       Integração social e formação de novas amizades

       Momentos de alegria e melhora na qualidade de vida

A participação é aberta e as inscrições são totalmente gratuitas. Basta comparecer a um dos polos no horário das aulas e dar o primeiro passo rumo a uma nova experiência.

Comunidade São Pedro celebra tríduo e festa do padroeiro em Pindamonhangaba

 


A Comunidade São Pedro, localizada no bairro Beira Rio, em Pindamonhangaba, realiza entre os dias 25 e 28 de junho a tradicional Festa de São Pedro Apóstolo, com programação religiosa e social aberta à população. Neste ano, o tema da celebração é: "Com São Pedro, somos perseverantes no caminho com o Cristo Ressuscitado" .

A programação tem início na quinta-feira (25), às 19h, com missa presidida pelo padre Sebastião Raimundo Bizarria. Na sexta-feira (26), também às 19h, a celebração será conduzida pelo padre Kleber Rodrigues da Silva. Já no sábado (27), a missa acontece às 18h, presidida pelo padre Marcelo Sílvio Emídio. Após as celebrações, haverá parte social com confraternização entre os fiéis.

O ponto alto da festa acontece no domingo (28). Às 10h, será realizada a procissão pelas ruas do entorno da igreja, acompanhada da bênção das casas decoradas. Em seguida, às 10h30, acontece a missa festiva presidida pelo padre Kleber Rodrigues da Silva.

A programação também contará com almoço beneficente a partir das 12h, com feijoada em marmitex ao valor de R$ 20. Toda a arrecadação será destinada às atividades da comunidade.

A Comunidade São Pedro está localizada na Rua Jesus Antônio de Miranda, nº 206, no bairro Beira Rio, em Pindamonhangaba. A expectativa é reunir moradores, famílias e devotos para momentos de fé, tradição e confraternização em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores.

 

Pescadores do Vale do Paraíba promovem 37ª Romaria Fluvial de Canoas e Barcos até Aparecida

 

No próximo dia 28 de junho, pescadores profissionais, canoeiros e barqueiros de diversas cidades do Vale do Paraíba participam da 37ª Romaria Fluvial de Canoas e Barcos dos Pescadores do Vale do Paraíba. O tradicional evento, organizado pela Colônia de Pescadores Profissionais Emilio Varolli, reúne embarcações em um percurso pelo Rio Paraíba do Sul até Aparecida, em um momento de fé, devoção e valorização da cultura ribeirinha.

A saída está programada para às 7h, no bairro Padre Eterno, em Tremembé. A primeira parada acontece às 9h, no Bosque da Princesa, em Pindamonhangaba. Ao meio-dia, os participantes fazem nova parada no antigo Porto de Areia, na região da Mantiqueira, em Moreira César. A chegada está prevista para às 16h, no Bar do Peixe, em Aparecida, de onde os romeiros seguem em procissão até a Basílica.

O encerramento da programação religiosa será às 18h, com a celebração da Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

A organização convida proprietários de embarcações a participarem da romaria e reforça a importância da segurança durante todo o percurso. O uso de colete salva-vidas é obrigatório e o consumo de bebidas alcoólicas é proibido durante a navegação.

A romaria contará com a participação de pescadores, barqueiros e canoeiros dos municípios de Caçapava, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Potim, Aparecida, Redenção da Serra, Areias e Roseira.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 99139-5663 ou pelo e-mail pescadoresdovaledoparaiba@gmail.com.

 

 

GIRO DA POLÍTICA

 



- Pregão eletrônico do transporte de Pinda acontece hoje


A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba realiza nesta terça-feira (22) um pregão eletrônico para definir a nova empresa responsável pelo transporte de pacientes no município.
A empresa que vinha prestando o serviço teve seu contrato prorrogado excepcionalmente por meio de aditamentos de seis meses e, recentemente, firmou um contrato emergencial com validade de 90 dias. Agora, resta acompanhar quem será a vencedora da nova licitação.

- Servidores da Saúde de Pinda reclamam de suposta agressão verbal e assédio moral


Recebemos diversas ligações de servidores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba relatando insatisfação com a forma como a secretária Andréia Martins estaria se relacionando com funcionários da pasta.
Segundo os relatos, a maneira como alguns servidores são tratados poderia caracterizar suposta agressão verbal e assédio moral. De acordo com os denunciantes, palavras de baixo calão e tratamento inadequado fariam parte da rotina de trabalho.
Ainda segundo os relatos recebidos, a habilidade no trato com as pessoas, especialmente com os subordinados, seria um dos principais pontos de crítica à gestão da secretária. Durante audiência pública da Saúde, a própria Andréia Martins afirmou ser advogada e não possuir formação específica em gestão pública da saúde.
Outra denúncia recebida aponta que a secretária teria manifestado preferência por auxiliares e enfermeiras com determinado perfil de aparência, em detrimento de profissionais com perfil mais simples e popular.
A questão que fica é: a Secretaria busca profissionais pela aparência ou pela competência, experiência e qualidade no atendimento aos pacientes?
Servidores afirmam que a situação vem causando temor e indignação entre os funcionários da pasta. O prefeito Ricardo Piorino, que tem a saúde como uma das prioridades de seu governo, certamente acompanha de perto os desdobramentos dessas reclamações.

- SINDSERV também recebe denúncias contra secretária de Saúde


Vários servidores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba estariam procurando o SINDSERV para formalizar denúncias relacionadas às supostas agressões verbais, assédio moral e à forma de tratamento adotada pela secretária Andréia Martins.
A movimentação do sindicato demonstra que o tema vem ganhando repercussão entre os servidores públicos municipais. O assunto merece atenção da administração municipal para que os fatos sejam devidamente apurados.



- Justa homenagem em Pinda


Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal o projeto de lei de autoria do vereador Felipe Cesar Filho que denomina a rotatória que liga os bairros Araretama e Cidade Jardim com o nome de Irene Marques Teodoro.
Irene dedicou mais de 25 anos ao trabalho como assessora parlamentar do ex-vereador Jânio Ardito e sempre esteve presente na organização de eventos e ações voltadas à comunidade. Uma homenagem mais do que merecida.



- Norbertinho sugere espaço na Câmara com nome de Irene Marques Teodoro


Aproveitando a justa homenagem proposta pelo vereador Felipe Cesar Filho, o vereador Norbertinho sugeriu à Mesa Diretora da Câmara que o primeiro espaço a ser inaugurado no Legislativo também receba o nome de Irene Marques Teodoro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ela ao município.
A iniciativa foi elogiada por diversos vereadores, entre eles o líder do governo na Câmara, Everton Chinaqui. A proposta foi acolhida pelo presidente Marco Mayor, que anunciou que a Sala da Corregedoria da Mulher, criada por meio de projeto da vereadora Ana Paula, deverá receber o nome de Irene Marques Teodoro.

- Câmara de São Sebastião rejeita contas de ex-prefeito


As contas referentes ao exercício de 2022 do ex-prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, atual pré-candidato a deputado federal pelo PSDB, foram rejeitadas pela Câmara Municipal.
Segundo Felipe Augusto, os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas não justificariam a rejeição das contas. Nos bastidores políticos, o episódio já repercute por conta de sua pré-candidatura a deputado federal e de seu nome ser apontado como possível candidato à Prefeitura de São Sebastião em 2028.
A defesa do ex-prefeito informou que adotará as medidas judiciais cabíveis para tentar reverter a decisão da Câmara.

- Lucas Ouverney intensifica projeto político para 2028



Presente em diversas conversas políticas da cidade, Lucas Ouverney vem sendo apontado como possível candidato a vereador nas próximas eleições e já recebeu convites de diferentes partidos para se filiar.
Há mais de 15 anos desenvolvendo projetos sociais no município, ganhou destaque durante a pandemia ao promover lives beneficentes que arrecadaram mais de uma tonelada de alimentos.
Também mantém projetos esportivos em diversos bairros e atua na área social auxiliando munícipes em processos relacionados ao LOAS e aposentadorias. Foi atleta por cerca de 30 anos representando Pindamonhangaba, conquistando três títulos brasileiros de malha.
Servidor público há 15 anos, Lucas surge como um dos nomes que podem disputar uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal na próxima legislatura.

 

- Câmara de Guaratinguetá esquenta disputa pela Mesa Diretora



Assim como deve ocorrer em diversas câmaras municipais da região, a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Guaratinguetá já movimenta os bastidores políticos.
Dois vereadores aparecem como principais candidatos à presidência da Casa: Marcelo da Santa Casa (PSD) e Fabrício Dias Júnior (PL). A disputa ocorre voto a voto entre os parlamentares.
Quem assumir a presidência terá a responsabilidade de conduzir a inauguração das novas instalações do Legislativo, fator que aumenta ainda mais o interesse pelo cargo.
Nos bastidores, há rumores de que Marcelo e Fabrício também mantêm conversas sobre uma possível composição. Resta saber se haverá disputa até o fim ou um acordo de última hora para definir o comando da Câmara.

 

sábado, 20 de junho de 2026

A CASA CAIU? AINDA NÃO. MAS O JUDICIÁRIO JÁ ACENDEU A LUZ SOBRE A PREFEITURA DE PINDA


Desde o início  do trabalho de sua Nova Diretoria, o SINDSERV vem alertando sobre uma questão que sempre esteve diante dos olhos de todos: a expansão desenfreada dos cargos comissionados e funções de confiança no Município de Pindamonhangaba. 

Para alguns, era apenas uma “forma moderna de gestão”. Para o SINDSERV, sempre foi necessário perguntar: modernização para quem? Afinal, enquanto milhares de servidores ingressam no serviço público pela porta da frente, enfrentando concursos públicos, provas e anos de dedicação, não se pode transformar cargos de livre nomeação em uma regra que substitua aquilo que a Constituição determina como exceção.

Foi exatamente esse trabalho de fiscalização, estudo e compromisso com a legalidade que levou a Diretoria do SINDSERV, em conjunto com sua competente e empenhada assessoria jurídica, a ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

E o primeiro capítulo dessa história já trouxe uma informação que muitos talvez não esperassem ouvir.

Embora o pedido de liminar tenha sido negado, o próprio Tribunal reconheceu que há, em uma análise inicial, aparente desconformidade da legislação municipal com princípios constitucionais, especialmente no que diz respeito à regra de ingresso no serviço público mediante concurso. Traduzindo para o bom português: o argumento do SINDESERV
não é “conversa de corredor”, não é “oposição por oposição” e muito menos “choro sindical”. O Judiciário reconheceu que existem verdades na tese apresentada.

A liminar não foi concedida por uma razão prática: a estrutura já está em funcionamento há mais de um ano e uma suspensão imediata poderia causar impactos administrativos. Em outras palavras, o Tribunal entendeu que desmontar a engrenagem de uma só vez poderia gerar mais problemas neste momento — mas isso não significa que a engrenagem esteja livre de defeitos.

Agora, o Município e a Câmara serão ouvidos sobre a manutenção de uma estrutura com centenas de cargos comissionados e funções de confiança questionados na ação. O processo continuará, com a análise aprofundada de todos os argumentos.

O SINDSERV seguirá acompanhando cada etapa dessa discussão. Nossa luta não é contra pessoas. Nossa luta é contra práticas que enfraquecem o concurso público, desvalorizam os servidores de carreira e colocam em risco princípios fundamentais da Administração Pública.

Afinal, a Constituição é muito clara: concurso público deve ser a regra, não um mero detalhe administrativo.

E quando o próprio Tribunal aponta fumaça, é porque vale a pena investigar onde está o fogo.

SINDSERV Pinda – A entidade que não fecha os olhos quando a legalidade bate à porta.

Comerciante tradicional falece após infarto


​Pindamonhangaba, SP — O Mercado Municipal está de luto. O comerciante João das Oliveiras, figura tradicional e muito querida na cidade, faleceu na manhã deste sábado após sofrer um infarto fulminante nas dependências do local.

​Seu João
das oliveiras  mantinha há mais de 50 anos sua barraca de bananas aos sábados na feira do Mercado Municipal. Além de comerciante antigo, ele era reconhecido como uma das principais lideranças comunitárias do Bairro das Oliveiras.

​O Ocorrido

​Nesta manhã, como fazia religiosamente, Seu João montou sua barraca para iniciar as vendas. Pouco tempo depois, dirigiu-se ao banheiro do mercado, onde passou mal e acabou falecendo.

​A equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e, ao chegar ao local, constatou o óbito. O banheiro do estabelecimento precisou ser interditado para o uso do público até a chegada da polícia, procedimento padrão para a liberação do corpo.

​Informações sobre o Velório e Sepultamento

​Velório: Com início previsto para as 11h, no Velório da Sesolupi.

​Sepultamento: Ocorrerá às 16h, no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.

​Nota: Deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e aos demais feirantes do Mercado Municipal por esta perda irreparável.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

Vem ai Festa junina da APAE de Pinda

 





A APAE de Pindamonhangaba já se prepara para mais uma edição de sua tradicional Festa Junina, que acontecerá amanhã  dia 20 de junho de 2026. O evento promete reunir alunos, assistidos, famílias, colaboradores e a comunidade em um momento de confraternização, cultura e alegria.

Com o clima típico das festas juninas, a celebração contará com muita animação e deverá manter viva a tradição das festividades populares, proporcionando integração e diversão para todos os participantes. Mais informações sobre atrações, horários e programação deverão ser divulgadas em breve pela instituição

Araretama e Andrada decidem o título da Segunda Divisão neste domingo na Ferroviária



​As equipes do Araretama e do Andrada decidem, neste domingo (21), o título do Campeonato Amador da Segunda Divisão de Pindamonhangaba. A grande final está marcada para as 10h, no campo da Associação Atlética Ferroviária.

​A Liga Pindamonhangabense de Futebol (LPMF), organizadora do certame, informou que, enquanto a decisão movimenta a Segunda Divisão, o Campeonato Cinquentão terá rodada normal. Já os jogos da Terceira Divisão estarão suspensos neste fim de semana.

​Com ingressos no valor de R$ 10, a expectativa é de casa cheia. Um grande público está sendo aguardado no campo da Ferroviária para prestigiar essa disputa histórica pelo futebol amador da cidade.

Coleta Seletiva em Tremembé

O itinerário de inauguração vai atender os bairros: Jardim Santana, Parque Nossa Senhora da Glória, Parque das Fontes, Vila Santo Antônio, Padre Eterno, Assentamento Conquista. Esse percurso será repetido sempre às quintas-feiras.


 Tremembé passa a contar com coleta seletiva.

O serviço vai atender todo o município, tendo diariamente um cronograma diferente para alcançar todos os bairros. O caminhão passará sempre no período da manhã, a partir das 7 horas, finalizando o trajeto às 11 horas.

O itinerário de inauguração vai atender as seguintes localidades: Jardim Santana, Parque Nossa Senhora da Glória, Parque das Fontes, Vila Santo Antônio, Padre Eterno, Assentamento Conquista. Esse percurso será repetido sempre às quintas-feiras.

 

O QUE RECICLAR?

A população pode separar Papel, plástico, papelão, vidro e metal. Para facilitar a reciclagem, todos os materiais devem estar limpos e secos.

 

Confira o cronograma COMPLETO DA COLETA SELETIVA:

 

Segunda-feira (7h às 11h)

Estrada Velha

Rua Agostinho Manfredini

Bairro dos Guedes

Morada do Visconde

Bosque dos Pássaros

Cond. Araucária

Parque Vera Cruz

Cond. Pérola do Vale

Cond. Arboreto

Cond. Vila da Mata

Campos do Conde 1 e 3

Jardim Bom Jesus

Flamboyant

Nossa Senhora da Guia

Centro

 

Terça-feira (7h às 11h)

Rua Maria do Carmo Ribeiro

Presídio Feminino

Presídio P1

Retiro Feliz

Presídio PEMANO

Presídio IRT

Lot. Cilo

Cond. Girassol

Chácara Canãa

Vale das Flores

Jardim Jaraguá

Campos do Conde Versalles, Louvre e Chambord

Cond. Pinheiros

Cond. Barão

Flor do Vale

 

Quarta-feira (7h às 11h)

Berizal

Flor do Campo

Alberto Ronconi

Poço Grande

Maracaibo 1 e 2

Pinheirinho

Escola Vesper

Cond. Village da Serra

Kanegae

Aterrado

Chico Froes

Assentamento Olga Benário

 

Quinta-feira (7h às 11h)

Jardim Santana

Parque Nossa Senhora da Glória

Parque das Fontes

Vila Santo Antônio

Padre Eterno

Assentamento Conquista

 

Sexta-feira (7h às 11h)

Cond. Portal Sol

Cond. Vale do Sol

Escola Adventista

Estrada Nova

Village Tremembé

Sete Bicas

Jardim Samar

Vila dos Vargas

Jardim dos Eucaliptos

Eldorado

Benvirá

Centro

Ana Cândida

Residencial Vargas

 

A Prefeitura de Tremembé conta com a colaboração de todos para que a coleta seletiva seja um sucesso. Faça a sua parte!

 

Motobox é entregue como ponto de apoio para motoboys e entregadores em Ubatuba


 Espaço fica no Centro de Convenções e oferece internet, pontos de recarga para celulares, água potável, área de descanso, cozinha de apoio e sanitários


Na tarde de quinta-feira, 18, mais de cem pessoas estiveram reunidas para a entrega do Motobox - um espaço destinado ao apoio de motoboys e entregadores que atuam no município. Instalado no Centro de Convenções, o local foi estruturado para oferecer condições de permanência e apoio durante os intervalos entre as entregas, com acesso à internet, pontos de recarga para celulares, água potável, área de descanso, cozinha de apoio e sanitários.

A implantação do Motobox integra o processo de readequação de uso do Centro de Convenções, com a proposta de ampliar a utilização do espaço para atividades de interesse público, inclusão social e atendimento à população. A escolha do local levou em consideração sua localização próxima às áreas de maior concentração de estabelecimentos comerciais e gastronômicos da cidade, onde se registra grande demanda pelos serviços de entrega.

O espaço foi resultado de uma articulação coordenada pela Secretaria de Transporte Público, com apoio de outras secretarias municipais, entre elas a de Infraestrutura Pública, responsável por serviços necessários para a adequação da área. A iniciativa acompanha ações adotadas em diferentes municípios brasileiros voltadas à oferta de melhores condições de trabalho para profissionais que atuam no setor de entregas por aplicativo e de forma autônoma.

Durante a cerimônia, um dos representantes da categoria,  Jeremias Dantas,  relembrou a trajetória que levou à conquista do espaço.

“O governo municipal ouviu as demandas da categoria para desenhar uma estrutura que atendesse plenamente às nossas  necessidades. Esse é um sonho que saiu do papel e se tornou realidade para todos os motoboys de Ubatuba. Um lugar onde poderemos esquentar nossa comida, fazer nossas refeições com dignidade, carregar nossos celulares, utilizar os banheiros e aguardar nossos chamados de trabalho com mais conforto e respeito" , comemorou Dantas.A prefeita Flavia Pascoal ressaltou que o projeto foi desenvolvido a partir das demandas apresentadas pelos entregadores e da busca por um local adequado para atender a categoria. “Os motoboys desempenham um papel importante na rotina da cidade e estiveram presentes em momentos de necessidade da população, apoiando durante as enchentes, entregando marmita, buscando ajuda e fazendo ação social. Este espaço foi planejado para oferecer melhores condições de apoio e permanência durante o trabalho”, afirmou.

A administração municipal também registrou agradecimento aos artistas Alfeu Mantovani e Jefferson Godbless, que colaboraram com a ambientação artística do espaço.