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quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

PINDA : LACIO LABORATÓRIO REFERÊNCIA NO BRASIL



O biomédico Cristian Moratti Volodka, chegou a Pindamonhangaba em 2005 quando implantou no município o LACIO LABORATÓRIO especializado nos exames Papanicolau e citopatologia, exame este que previne o câncer do colo do útero e faz diagnósticos e outros sítios anatômicos.

Atualmente além dos exames de Papanicolau realiza também exames de análise clinicas.

O LACIO LABORATÓRIO é referência em Citopatologia no Brasil. Formado em 1995 como biomédico, Dr Cristian fez uma pós graduação de citologia com duração 3780 horas no Hospital do Servidor Público Estadual, onde se tornou preceptor desta pós graduação, essa realizado pela FUNDAP. Trabalhou, a convite do Dr Luiz Celso Mattosinho França como preceptor da pós e em seu laboratório particular, um dos profissionais mais considerado no mundo na Citopatologia e que trouxe o exame Papanicolau para brasil.

Dentro do seu currículo Dr. Cristian também foi biomédico concursado da FOSP (Fundação Oncocentro do Estado de São Paulo) e membro da educação continuada e revisor de casos no grupo DASA.

Atualmente Dr Cristian Moratti Volodka, membro da Comissão de Citopatologia, Histotecnologia e Analises moleculares do Conselho Federal de Biomedicina.

Professor há 18 anos em Citopatologia e também realiza palestras em congressos, encontros específicos, atua na docência IPEESP em São Paulo, IEPG em Goiânia, EDUCAC em Manaus, Instituto ARIEL IUGA em Cuiabá e palestrante dos encontros de Citopatologia da Universidade federal de Ouro Preto, além de curso em encontros e congressos e etc.

 Presentes sempre nas inovações o LACIO LABORATÓRIO está trazendo para Pindamonhangaba e região mais uma inovação, o Teste de HPV-DNA, mais uma ferramenta que vai proporcionar um diferencial na MEDICINA DE PRECISÃO.

Participações recentes Dr Cristian:

Clube da Citologia- Instituto Adolfo Lutz Central - Apresentação de casos clínicos 2017

IV ATUALIZAÇÃO OURO PRETO UFOP/ÂMBAR - Citologia Ginecológica Citologia em sítios não ginecológicos, um horizonte a navegar 2024

Universidade Federal de Goiás – Jatai. Mini curso na jornada acadêmica. 2024

Congresso Brasileiro de Biomedicina RJ - Citologia na detecção precoce das lesões ginecológicas 2024

Biomedicina in Rio – ministrou curso prático e foi membro da mesa redonda sobre inovações em Citopatologia 2025

UNIP - Rastreamento citológico do câncer do colo uterino e lesões precursoras 2025

VI JORNADA BRASILEIRA PATOLOGIA e I JORNADA AFRICANA DE PATOLOGIA - Rastreamento citológico do câncer do colo uterino e lesões precursoras, de lá pra cá... 2025

JORNADA ACADÊMICA DE BIOMEDICINA-UMC Aula de abertura 2025


terça-feira, 2 de dezembro de 2025

CARDÁPIO DESTA TERÇA FEIRA

 

Bom dia cardápio do dia


Misturas

✅ Picadinho

✅ Bife de fígado acebolado 

✅ Frango frito  

✅ Pernil ao molho barbecue 

✅ File frango 

✅ carne moída com batata 

✅ Frango ensopado com polenta 


 Guarnições 

✅ Arroz 

✅ Arroz primavera 

✅ Feijão 

✅ Feijão preto 

✅ Polenta

✅ Macarrão 

✅ Farofa

✅ Mandioca frita 

✅ Polenta frita 

✅ Bolinho de arroz

✅ Jiló 

✅ Batata salsa

✅ Repolho 

 

 


 Saladas

✅ Alface

✅ Mista

✅ Couve

✅ Abobrinha 

✅ Pepino


Tá chegando a grande dia da Feira de Artesanato Arte da gente

 

CONTRASTES E CONFRONTOS NA SEGURANÇA PÚBLICA DE PINDAMONHANGABA



Ítalo do Couto Mantovani*

 

Os primeiros dez meses de 2025 traz um panorama de segurança pública marcado por contrastes que chamam a atenção das autoridades e da população. Enquanto os crimes contra a vida apresentaram queda consistente, reforçando a percepção de maior efetividade das ações preventivas, os crimes patrimoniais, especialmente aqueles que envolvem furto e roubo de veículos, cresceram de maneira significativa e desafiam a capacidade de resposta das forças de segurança locais.

De acordo com estatísticas da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o município registrou, entre janeiro a outubro deste ano, uma redução expressiva nos homicídios dolosos: foram 23 casos, contra 25 no mesmo período de 2024, queda de 8%. O dado aponta avanço em um dos indicadores mais sensíveis da criminalidade e sugere que ações de inteligência, monitoramento e atuação integrada podem começar a produzir resultados concretos. Junho, porém, destoou desse movimento, com cinco homicídios registrados, o maior pico mensal do ano. Apesar disso, a tendência predominante foi de retração.

As tentativas de homicídio também apresentaram recuo relevante, passando de 20 ocorrências em 2024 para 16 em 2025, redução de 20%. O conjunto desses números indica que, no que se refere à criminalidade violenta e letal, o município conseguiu obter avanços significativos. Contudo, esse cenário positivo não se repetiu quando o foco se desloca para os delitos contra o patrimônio.

Embora os roubos em geral tenham diminuído, foram 168 casos de janeiro a outubro de 2024 e 164 no mesmo intervalo de 2025, o comportamento dos crimes envolvendo veículos foi oposto e de acender um alerta entre autoridades. O roubo de veículos cresceu mais de 16%, passando de 30 para 39 registros, enquanto os furtos de veículos avançaram ainda mais, saltando de 78 para 100 casos no período, aumento de 28%. Além disso, o indicador de furtos, passou de 972 para 1008 ocorrências no acumulado janeiro a outubro, sendo que outubro de 2025 registrou um número atípico e preocupante: 194 furtos, o maior acumulado mensal dos últimos dois anos. Esse pico repentino deve reforçar a percepção de vulnerabilidade urbana e levar a Secretaria Municipal de Segurança e a Guarda Civil Metropolitana (GCM) a intensificarem análises internas, talvez e até junto com a própria Polícia Miltiar.

No campo das lesões corporais, o município registrou aumento. As lesões corporais dolosas passaram de 402 para 475 registros, alta de 18%, indicador que costuma refletir conflitos interpessoais, violência doméstica e tensões sociais diversas. E os crimes de estupro apresentaram aumento de 9%, passando de 33 para 36 ocorrências, incluindo casos de vulnerável.

Ao se observar o conjunto dos dados, a impressão é clara: Pindamonhangaba avança na redução da violência letal, mas enfrenta dificuldades crescentes no controle dos crimes patrimoniais. Essa dualidade reforça a necessidade de fortalecer uma política integrada de segurança pública, articulando as ações da Secretaria Municipal de Segurança, da GCM e das polícias estaduais.

Nesse sentido, a Guarda Civil Metropolitana pode assumir protagonismo essencial. Por estar mais presente no patrulhamento urbano e na mediação direta com a população, a corporação tem condições de atuar na prevenção situacional, ocupando áreas de maior incidência criminal, fortalecendo o patrulhamento comunitário e apoiando ações de inteligência, sobretudo na identificação de padrões de furto e roubo de veículos. A adoção de tecnologias como câmeras com reconhecimento automático de placas, integração com o sistema Muralha e ampliação do videomonitoramento municipal pode elevar a capacidade de resposta e dificultar a atuação de quadrilhas especializadas.

Além disso, a Secretaria Municipal de Segurança pode intensificar a articulação com comerciantes, moradores e lideranças comunitárias, estimulando programas de prevenção colaborativa, melhorias na iluminação urbana, readequação de fluxos de trânsito em áreas críticas e campanhas permanentes de denúncia e orientação preventiva. Esses elementos, quando combinados, tendem a reduzir significativamente os crimes de oportunidade, típicos de centros urbanos em expansão.

Pindamonhangaba tem motivos para reconhecer avanços importantes, sobretudo na contenção da violência letal, indicador que mais impacta a sensação de segurança. Entretanto, para que esses resultados se consolidem e se reflitam na vivência cotidiana da população, será necessário encarar as vulnerabilidades expostas pelos dados de 2025. Investir em tecnologia, reforçar o patrulhamento preventivo e aprofundar a integração entre GCM, Polícia Militar e Polícia Civil são passos fundamentais para transformar o município em referência de segurança pública equilibrada, eficiente e capaz de responder às demandas de uma cidade em crescimento contínuo.

 

 

* Diretor da Divisão de Estudos e Monitoramento da Coordenadoria da Atividade Delegada – Gabinete do Vice-Prefeito da Cidade de São Paulo

Formado em Gestão de Políticas Públicas pela USP

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional

Graduando e História pela USP

Professor de Cursinho pré-vestibular em São Paulo

Contato: italocmantovani@gmail.com

 


Método Waldorf de ensino: entre a tradição e a modernidade



             O método Waldorf de ensino é compreendido como uma abordagem pedagógica alternativa ao método tradicional, por visar o desenvolvimento integral do estudante. Foi desenvolvido por Rudolf Steiner (1861 – 1925), em 1919, a partir de uma formação humana/palestra para trabalhadores da fábrica Waldorf de cigarros, em Stuttgart – Alemanha, tornando-se, com o tempo, um método de ensino (linha epistêmica antroposófica e holística), com procedimentos educativos próprios.

            As escolas Waldorf seguem a legislação educacional de cada país que estão inseridas, e, no caso do Brasil, o currículo do Ministério da Educação (MEC), integrando elementos substanciais do método Waldorf - Arte, cultura, trabalho com a natureza e movimento humano, como vértices identitários do ensino escolar, sendo desenvolvidos de modo individualizado, em correspondência ao estágio de aprendizagem de cada estudante.

Há equilíbrio entre o “sentir” artístico e práticas educativas em meio à natureza, com o “pensar” de ordem prática e abstrata de modo paulatino, em cada etapa de formação dos setênios (sete em sete anos), sendo: 0 – 7 anos (desenvolvimento emocional), 7 – 14 anos (escolarização), 14 em diante, ensino aprofundado. Processo formativo do estudante que exige contínua capacitação das equipes gestora e docente para aplicação das técnicas e práticas condizentes com a abordagem pedagógica Waldorf.

Sob o olhar da criticidade, apresenta o desafio de integração do currículo nacional com elementos identitários do método Waldorf (Arte – cultura, espiritualidade e natureza); carrega a crítica da prevalência da formação holística em detrimento da formação científica e tecnológica, resultando em avaliações subjetivas, ao ponto de desvantajar o egresso para a inserção profissional e preparação de provas de lógica concorrencial como concursos. Além de não contar com análises de desempenho escolar fidedignas, devido à escassez de relatórios imparciais, o que torna qualquer afirmação de vantagem e desvantagem do método, enquanto desempenho escolar, inconcluso.

Paradoxalmente, para além dos desafios e críticas apontados ao método de ensino Waldorf, de acordo com a Federação das Escolas Waldorf no Brasil, têm aumentado o número de escolas que aplicam por completo ou parcialmente esse método de ensino, tanto por entregar o que propõe de projeto educacional, voltado para o desenvolvimento integral do estudante, como por ser uma alternativa de proposta pedagógica em um contexto de sociedade imersa na lógica do efêmero, imediato e supérfluo, que não preserva tempo para o autoconhecimento e autocuidado.

            Entre vantagens e desvantagens, o método Waldorf, inegavelmente, oportuniza desenvolvimento emocional aos seus estudantes, pelo quanto os procedimentos educativos são individualizados, artesanais, conectados à natureza, voltados para a ética do cuidado pessoal e coletivo, favorecendo maior autonomia do estudante em seu processo de aprendizagem progressiva. Integração da lógica “terapêutica” do método de ensino Waldorf na educação pública é possível e é para hoje!

             Por Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, licenciado em Filosofia, História e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, Diretor da Escola Municipal Serafim Ferreira – “Sr. Sara”.

CONFIRA OS RESULTADOS DESTE FINAL SEMANA



 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

cardápio desta segunda feira


 Bom dia cardápio do dia

Misturas

✅ Picadinho

✅ Sardinha frita

✅carne seca com quibebe 

✅ Bife de pernil com ovo frito 

✅ File frango 

✅ carne moída com batata 

✅ Frango ensopado com polenta 


 Guarnições 

✅ Arroz 

✅ Arroz primavera 

✅ Feijão 

✅ Feijão preto 

✅ Polenta

✅ Macarrão 

✅ Farofa

✅ Mandioca frita 

✅ Bolinho de arroz

✅ Jiló 

✅ Pimentão 

✅ vagem com cenoura

 


 Saladas

✅ Alface

✅ Mista

✅ Beterraba 

✅ Brócolis com cenoura



 

Deus abençoe nosso dia

POLÍCIA MILITAR PRENDE CRIMINOSO FORAGIDO DA JUSTIÇA EM PINDAMONHANGABA



Na noite deste domingo, policiais da Força Tática do 5º Batalhão de Polícia Militar do Interior, capturaram um foragido da justiça no bairro Feital, em Pindamonhangaba.

Durante patrulhamento tático pelo bairro Feital, foi abordado em atitude suspeita K.M.C.S, submetido a busca pessoal, nada de ilícito foi localizado, porém ao consultar seus dados criminais, constou um mandado de prisão temporária em seu desfavor pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Diante dos fatos, capturado foi conduzido ao 1º Distrito Policial de Pindamonhangaba, onde permaneceu a disposição da justiça.

Projeto cria transporte com tarifa zero em Aparecida com Programa Passe Livre; veja o que pode mudar na cidade


O Projeto de Lei, enviado pela Prefeitura à Câmara Municipal, propõe implantar transporte com tarifa zero em Aparecida por meio do Programa “Transporte Coletivo Gratuito – Passe Livre”, garantindo acesso universal aos ônibus urbanos sem cobrança de tarifa para moradores e visitantes, se a proposta for aprovada pelos vereadores.

O que diz o projeto sobre o transporte coletivo com tarifa zero em Aparecida

Assinada pelo prefeito José Luiz Rodrigues, o Zé Louquinho (PL), a proposta institui o Programa “Transporte Coletivo Gratuito – Passe Livre” como política permanente de mobilidade urbana no município. O texto define o transporte coletivo com tarifa zero em Aparecida como serviço público essencial, de prestação continuada e prioritário na alocação de recursos do orçamento municipal.

Pelo projeto, todas as linhas urbanas de ônibus da cidade poderão ser incorporadas ao Passe Livre, incluindo eventuais serviços especiais, desde que justificados por interesse público em ato do Executivo. O acesso seria livre a qualquer cidadão – morador ou visitante –, sem limite de viagens ou de horários, exceto no caso de linhas estritamente escolares, destinadas aos alunos da rede pública municipal.

O texto ancora o programa em uma base jurídica já consolidada: a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012), a Lei de Concessões (Lei nº 8.987/1995), a nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) e os artigos 6º e 30, inciso V, da Constituição Federal, que reconhecem o transporte como direito social e serviço público de interesse local.

Principais pontos do Programa tarifa zero em Aparecida

  • Implantação de transporte coletivo gratuito em Aparecida, sem cobrança de tarifa ao usuário.
  • Caráter permanente do programa, ligado à política municipal de mobilidade urbana.
  • Serviço classificado como essencial, com prioridade no orçamento.
  • Acesso liberado para moradores e turistas, sem limite de viagens.
  • Exceção apenas para linhas específicas de transporte escolar municipal.

Objetivos do transporte coletivo com tarifa zero em Aparecida

Na justificativa, a Prefeitura afirma que o transporte coletivo com tarifa zero em Aparecida é pensado como instrumento de cidadania e inclusão social, reduzindo desigualdades e facilitando o acesso a emprego, saúde, educação, cultura, comércio e serviços públicos. A medida também dialoga com o perfil turístico da cidade, que recebe milhões de romeiros ao longo do ano, e com a necessidade de organizar melhor os fluxos de deslocamento urbano.

Entre os objetivos listados no texto estão:

Bilhete único

  • Garantir o transporte como direito social fundamental.
  • Oferecer mobilidade acessível e sustentável, estimulando o uso do ônibus em vez do carro.
  • Contribuir para a redução de sinistros de trânsito e emissões de poluentes.
  • Incentivar o turismo e o desenvolvimento local de forma sustentável.
  • Integrar a política de mobilidade com ações em saúde, educação, economia e turismo.

Com a proposta, Aparecida se insere em um movimento regional de ampliação da gratuidade no transporte urbano, que já aparece em projetos como o Tarifa Zero em Igaratá, aprovado em 2025, e ações pontuais de Tarifa Zero em cidades como Caçapava, em datas específicas como o Desfile da Independência.

Como vai funcionar o transporte coletivo com tarifa zero em Aparecida, segundo o projeto

O capítulo que trata da organização e operação do serviço detalha parâmetros mínimos que deverão ser cumpridos pela futura concessionária ou pelo próprio município, caso opte por operação direta. Entre eles, estão exigências de qualidade, acessibilidade e renovação de frota para o transporte coletivo gratuito em Aparecida.

Linhas, horários e planejamento


O projeto determina que o planejamento das linhas deve priorizar a ligação entre bairros mais afastados, a área central, polos de comércio, serviços públicos e os principais pontos turísticos. A ideia é integrar melhor as regiões residenciais ao circuito econômico e religioso da cidade, reduzindo o tempo de deslocamento e facilitando a circulação de romeiros e trabalhadores.

Frota, acessibilidade e conforto

  • Idade média da frota não poderá ser superior a 10 anos, e a média global deve ficar abaixo de 8 anos.
  • Todos os veículos deverão ser acessíveis para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, seguindo normas técnicas da ABNT.
  • transporte coletivo com tarifa zero em Aparecida terá de garantir padrões mínimos de segurança, higiene, conforto e conservação.
  • O sistema deverá disponibilizar informações sobre rotas e horários de forma acessível aos usuários.

Monitoramento, tecnologia e dados

O projeto permite que a Prefeitura implante monitoramento eletrônico por GPS, controle de quilometragem e aferição automática de rotas. Esses dados deverão ser usados apenas para fins estatísticos, de planejamento e melhoria do serviço, com proteção à privacidade dos usuários, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Como será financiado o transporte coletivo com tarifa zero em Aparecida

Um dos pontos centrais do Projeto de Lei nº 057/2025 é o modelo de financiamento do transporte coletivo gratuito em Aparecida. A proposta não transfere o custo para a passagem do usuário, mas o vincula ao orçamento municipal e à criação de um fundo específico.

Criação do Fundo Municipal de Transporte Público Coletivo (FMTC)

O texto cria o Fundo Municipal de Transporte Público Coletivo – FMTC, de natureza contábil e financeira, vinculado ao órgão gestor de mobilidade urbana. Esse fundo será responsável por centralizar e aplicar recursos voltados à operação, manutenção e expansão do sistema de transporte gratuito.

As receitas do FMTC poderão vir de:

  • Dotações orçamentárias da própria Prefeitura.
  • Transferências de União e Estado.
  • Recursos de outros fundos municipais ligados a sustentabilidade e mobilidade.
  • Convênios, parcerias, doações e aplicações financeiras.

O projeto determina que o orçamento municipal traga uma dotação específica para o programa, tratada como despesa obrigatória de caráter continuado. A gestão do fundo deve seguir as regras da Lei de Responsabilidade Fiscal e ter prestação de contas anual, com publicação de balanços e relatórios no Portal da Transparência.

Nos últimos meses, a Prefeitura de Aparecida também encaminhou à Câmara um projeto para instituir taxa de turismo, com foco na compensação de impactos do fluxo de visitantes e na estruturação de serviços urbanos. Embora o novo PL do Passe Livre trate de outro tema, a criação de fundos específicos e novas fontes de receita compõem o contexto de discussão sobre o financiamento de políticas públicas na cidade.

Gestão, fiscalização e transparência do Programa Passe Livre

O texto prevê a criação de uma Comissão Gestora do Programa Passe Livre, com cinco membros designados pelo prefeito, responsáveis por coordenar, fiscalizar e monitorar a execução do transporte coletivo gratuito em Aparecida. As funções serão consideradas de relevante interesse público, sem remuneração extra.

Entre as atribuições dessa comissão estão a avaliação de indicadores de desempenho, custos, satisfação dos usuários e eficiência energética. O Executivo também poderá instituir um conselho consultivo com participação da sociedade civil, usuários e trabalhadores, fortalecendo o controle social sobre o serviço.

Para reforçar a transparência, o projeto obriga a publicação, no Portal da Transparência, de relatórios de custos e receitas do programa e do FMTC, além de informações sobre contratos, editais, aditivos e indicadores de desempenho.

Licitação, contratos e responsabilidade das empresas

O serviço poderá ser prestado por concessão, permissão ou execução direta pelo município, a partir de estudos técnicos e econômico-financeiros. Em caso de contratação, deverá haver licitação específica, em conformidade com a Lei nº 14.133/2021 (nova Lei de Licitações) e a Lei nº 8.987/1995 (Concessões).


O edital será obrigado a exigir padrões mínimos de frota, acessibilidade, metas de qualidade, regras de controle de quilometragem e combustível, além de prever penalidades em caso de descumprimento. Os contratos terão prazo máximo de 10 anos, com a possibilidade de uma prorrogação, desde que justificada tecnicamente e aprovada pela Comissão Gestora.

A empresa ou entidade responsável pela operação do transporte coletivo gratuito em Aparecida responderá objetivamente por danos causados a usuários e terceiros, sem afastar a responsabilidade do município pela fiscalização, conforme determina a Constituição.


Quando o transporte coletivo com tarifa zero em Aparecida pode começar a valer?

O Projeto de Lei ainda precisa ser analisado pelas comissões permanentes e votado em plenário na Câmara Municipal de Aparecida. O texto estabelece que, após a sanção e publicação da lei, o Executivo terá até 60 dias para adotar as medidas administrativas e orçamentárias necessárias à implantação do programa.

Isso inclui, por exemplo, ajustes no orçamento, estruturação do FMTC, definição do modelo de operação (concessão, permissão ou operação direta), elaboração de edital de licitação – se for o caso – e implantação de sistemas de monitoramento e controle do transporte coletivo gratuito em Aparecida.

Até a conclusão de toda essa etapa, o Passe Livre ainda é uma proposta em discussão, que pode receber emendas, ajustes ou detalhamentos por parte dos vereadores.


Contexto: mobilidade em Aparecida e no Vale do Paraíba

A discussão sobre o transporte coletivo gratuito em Aparecida acontece em um momento de intenso debate sobre mobilidade no Vale do Paraíba. Além das iniciativas de Tarifa Zero em cidades como Igaratá e Caçapava, Aparecida já discute obras estruturais, como o projeto de novo viaduto e passarela na Avenida Itaguaçu, anunciado pela MRS Logística para melhorar a segurança de pedestres e motoristas perto do Santuário Nacional.

Na própria Aparecida, a combinação de turismo religioso em larga escala, necessidade de qualificar o transporte diário da população e reorganização do tráfego nas vias de acesso faz com que medidas como o Passe Livre ganhem peso estratégico. O desafio, agora, é conciliar viabilidade financeira, eficiência na gestão e qualidade do serviço prestado.

Vereador Felipe César Filho pede implantação de nova Unidade de Saúde para atender bairros da região leste


O vereador Felipe César Filho apresentou requerimento ao Poder Executivo solicitando que sejam iniciados estudos para a implantação de uma nova Unidade de Saúde que atenda os bairros Mombaça, Campo Belo, Jardim Aurora, Jardim Mariana, Flamboyant e Boa Vista.

Segundo o parlamentar, essa região tem crescido rapidamente, aumentando também a procura por atendimento médico. Felipe destaca que muitos moradores precisam se deslocar longas distâncias até a UBS mais próxima, o que se torna ainda mais difícil para idosos, pessoas com deficiência e famílias que não possuem transporte próprio.

A criação de uma nova unidade, além de facilitar o acesso à saúde, ajudaria a desafogar outras UBSs da cidade e garantir um atendimento mais rápido e acolhedor.

Felipe César Filho reforça que investir em serviços de saúde próximos da população é uma forma de melhorar a qualidade de vida e fortalecer o cuidado básico oferecido pelo município.ereador Felipe César Filho pede implantação de nova Unidade de Saúde para atender bairros da região leste

O vereador Felipe César Filho apresentou requerimento ao Poder Executivo solicitando que sejam iniciados estudos para a implantação de uma nova Unidade de Saúde que atenda os bairros Mombaça, Campo Belo, Jardim Aurora, Jardim Mariana, Flamboyant e Boa Vista.

Segundo o parlamentar, essa região tem crescido rapidamente, aumentando também a procura por atendimento médico. Felipe destaca que muitos moradores precisam se deslocar longas distâncias até a UBS mais próxima, o que se torna ainda mais difícil para idosos, pessoas com deficiência e famílias que não possuem transporte próprio.

A criação de uma nova unidade, além de facilitar o acesso à saúde, ajudaria a desafogar outras UBSs da cidade e garantir um atendimento mais rápido e acolhedor.


Felipe César Filho reforça que investir em serviços de saúde próximos da população é uma forma de melhorar a qualidade de vida e fortalecer o cuidado básico oferecido pelo município.