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terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Método Waldorf de ensino: entre a tradição e a modernidade



             O método Waldorf de ensino é compreendido como uma abordagem pedagógica alternativa ao método tradicional, por visar o desenvolvimento integral do estudante. Foi desenvolvido por Rudolf Steiner (1861 – 1925), em 1919, a partir de uma formação humana/palestra para trabalhadores da fábrica Waldorf de cigarros, em Stuttgart – Alemanha, tornando-se, com o tempo, um método de ensino (linha epistêmica antroposófica e holística), com procedimentos educativos próprios.

            As escolas Waldorf seguem a legislação educacional de cada país que estão inseridas, e, no caso do Brasil, o currículo do Ministério da Educação (MEC), integrando elementos substanciais do método Waldorf - Arte, cultura, trabalho com a natureza e movimento humano, como vértices identitários do ensino escolar, sendo desenvolvidos de modo individualizado, em correspondência ao estágio de aprendizagem de cada estudante.

Há equilíbrio entre o “sentir” artístico e práticas educativas em meio à natureza, com o “pensar” de ordem prática e abstrata de modo paulatino, em cada etapa de formação dos setênios (sete em sete anos), sendo: 0 – 7 anos (desenvolvimento emocional), 7 – 14 anos (escolarização), 14 em diante, ensino aprofundado. Processo formativo do estudante que exige contínua capacitação das equipes gestora e docente para aplicação das técnicas e práticas condizentes com a abordagem pedagógica Waldorf.

Sob o olhar da criticidade, apresenta o desafio de integração do currículo nacional com elementos identitários do método Waldorf (Arte – cultura, espiritualidade e natureza); carrega a crítica da prevalência da formação holística em detrimento da formação científica e tecnológica, resultando em avaliações subjetivas, ao ponto de desvantajar o egresso para a inserção profissional e preparação de provas de lógica concorrencial como concursos. Além de não contar com análises de desempenho escolar fidedignas, devido à escassez de relatórios imparciais, o que torna qualquer afirmação de vantagem e desvantagem do método, enquanto desempenho escolar, inconcluso.

Paradoxalmente, para além dos desafios e críticas apontados ao método de ensino Waldorf, de acordo com a Federação das Escolas Waldorf no Brasil, têm aumentado o número de escolas que aplicam por completo ou parcialmente esse método de ensino, tanto por entregar o que propõe de projeto educacional, voltado para o desenvolvimento integral do estudante, como por ser uma alternativa de proposta pedagógica em um contexto de sociedade imersa na lógica do efêmero, imediato e supérfluo, que não preserva tempo para o autoconhecimento e autocuidado.

            Entre vantagens e desvantagens, o método Waldorf, inegavelmente, oportuniza desenvolvimento emocional aos seus estudantes, pelo quanto os procedimentos educativos são individualizados, artesanais, conectados à natureza, voltados para a ética do cuidado pessoal e coletivo, favorecendo maior autonomia do estudante em seu processo de aprendizagem progressiva. Integração da lógica “terapêutica” do método de ensino Waldorf na educação pública é possível e é para hoje!

             Por Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, licenciado em Filosofia, História e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, Diretor da Escola Municipal Serafim Ferreira – “Sr. Sara”.

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