Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

sexta-feira, 8 de agosto de 2025

"O Engenheiro de Obras Prontas" e outras mágicas políticas de Pindamonhangaba




Senhoras e senhores, preparem-se para conhecer a nova celebridade do Legislativo pindamonhangabense: o vereador “Esse cara sou eu”! Isso mesmo, o verdadeiro é um engenheiro de obras prontas, o homem que aparece do nada e diz: “Isso aí fui eu que fiz!”, mesmo quando todo mundo já sabe que... bem... não foi.


Comecemos pelo clássico da arquitetura local: a rodoviária de Moreira César. Ficou anos abandonada como um elefante branco cansado de esperar utilidade. Agora é uma central de serviços compartilhados da Prefeiura e, adivinhem? Foi ele! Claro, segundo ele mesmo. Os outros que trabalharam de verdade devem ser apenas figurantes no enredo da novela “Esse cara sou eu – O Protagonista”.


E os Correios? Ele também "salvou". Só faltou pousar de super-herói com capa azul e selo colado no peito. Quando a Minalba chegou, ele fez questão de gravar vídeo no local, vendendo a ideia de que a vinda da empresa foi obra divina – ou melhor, obra dele. Mas quando houve uma morte no local? Silêncio. Quando a empresa fechou? Sumiu. Parece que o herói só aparece quando tem placa pra foto.


Piso da enfermagem? É ele que luta! Mas opa, será que esqueceram do ex-vereador Herivelto Vela, que defendeu essa causa por quatro anos? Sim, mas isso não importa quando se está ocupado em apagar nomes alheios para colocar o próprio em letras garrafais.


Teve ainda a carona descarada no projeto do Nobertinho, que criou o CicloTur no calendário de eventos esportivos. “Esse cara sou eu” já estava de capacete e bike na mão dizendo que era ideia dele também. E o Máximo Supermercado, que deve iniciar obras em breve? "Esse cara sou eu" trouxe! Mentira descarada, foi trabalho do então secretário Jú e do adjunto Jaime Neto. Mas para quê deixar a verdade atrapalhar uma boa narrativa?


Agora, dia 26, vem aí a pedra fundamental da Hitachi Energy. Quer apostar quanto que ele vai postar foto no canteiro de obras com a legenda “Mais uma conquista do nosso mandato”? Spoiler: nenhum vereador teve participação nisso. Mérito da antiga equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do Jorge Lima, do Governo do Estado.


Mas o bingo das fake conquistas não para! Está quase dizendo que foi ele quem articulou com Brasília a vinda do CER, do NAP, do CAPS, das UBS do Santana e Feital, e até da nova sede do CRAS. Tudo isso viabilizado com apoio do ex-vereador Herivelto Vela e do ministro Alexandre Padilha. Mas no mundo mágico do "Esse cara sou eu", a história é outra.


Ah, e agora ele resolveu que também é o pai da causa autista na cidade. Problema é que quem fundou a Associação das Mães Azul foi o Edson Macedo, com apoio constante de Herivelto e emendas do Gilson Nagrin. Mas a narrativa é mais doce quando se passa por herói, né?


No fim das contas, parece que só tem um vereador trabalhador na Câmara, e o resto é só platéia, torcida ou figurante. Mas o povo tem memória – e acesso à internet. 


Não esquece que esse mesmo vereador votou a favor da criação de 60 cargos de confiança, aumentou o número de secretarias e meteu um impacto de 6 milhões nos cofres públicos. Isso sem contar a taxa do lixo, a cereja do bolo da sua atuação “popular”.


Fica a dúvida: qual será a próxima obra prontinha em que ele vai colar a etiqueta “feito por mim”? Só falta dizer que foi ele quem inventou o pastel de feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário