terça-feira, 23 de junho de 2026
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Iniciativa une música, saúde e convivência social em dois polos do município, com aulas abertas e totalmente gratuitas
Por meio de
emenda impositiva destinada pelo vereador Gilson Nagrin, a Corporação Musical
Euterpe, em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de
Pindamonhangaba, está promovendo oficinas gratuitas de Canto Coral voltadas à
população idosa do município.
A ação reforça
o compromisso com o envelhecimento ativo e saudável, ampliando o acesso às
atividades culturais e valorizando a música como instrumento de inclusão e
desenvolvimento humano.
Onde e quando acontecem as aulas
As oficinas
são ministradas pelo professor Guilherme Ribeiro e funcionam em dois polos da
cidade.
No CCI Moreira
César, localizado na Rua dos Cravos, 240, no Vale das Acácias, os encontros
acontecem às segundas-feiras, das 17h30 às 19h.
No CCI Vila
Rica, na Avenida Abel Corrêa Guimarães, 1.451, as aulas são realizadas às
terças-feiras, das 18h às 19h30.
Mais do que música: saúde, amizade e
qualidade de vida
As oficinas
são abertas a todos os idosos que desejam cantar, aprender e compartilhar
experiências em grupo, em um ambiente acolhedor e de convivência.
Além do
aprendizado musical, a prática do canto coral traz uma série de benefícios
comprovados à saúde e ao bem-estar, entre eles:
●
Desenvolvimento da memória e da concentração
●
Fortalecimento da autoestima
●
Integração social e formação de novas amizades
●
Momentos de alegria e melhora na qualidade de vida
A participação
é aberta e as inscrições são totalmente gratuitas. Basta comparecer a um dos
polos no horário das aulas e dar o primeiro passo rumo a uma nova experiência.
Comunidade São Pedro celebra tríduo e festa do padroeiro em Pindamonhangaba
A Comunidade São Pedro, localizada no bairro Beira Rio, em Pindamonhangaba, realiza entre os dias 25 e 28 de junho a tradicional Festa de São Pedro Apóstolo, com programação religiosa e social aberta à população. Neste ano, o tema da celebração é: "Com São Pedro, somos perseverantes no caminho com o Cristo Ressuscitado" .
A programação tem
início na quinta-feira (25), às 19h, com missa presidida pelo padre Sebastião
Raimundo Bizarria. Na sexta-feira (26), também às 19h, a celebração será
conduzida pelo padre Kleber Rodrigues da Silva. Já no sábado (27), a missa
acontece às 18h, presidida pelo padre Marcelo Sílvio Emídio. Após as
celebrações, haverá parte social com confraternização entre os fiéis.
O ponto alto da
festa acontece no domingo (28). Às 10h, será realizada a procissão pelas ruas
do entorno da igreja, acompanhada da bênção das casas decoradas. Em seguida, às
10h30, acontece a missa festiva presidida pelo padre Kleber Rodrigues da Silva.
A programação
também contará com almoço beneficente a partir das 12h, com feijoada em
marmitex ao valor de R$ 20. Toda a arrecadação será destinada às atividades da
comunidade.
A Comunidade São
Pedro está localizada na Rua Jesus Antônio de Miranda, nº 206, no bairro Beira
Rio, em Pindamonhangaba. A expectativa é reunir moradores, famílias e devotos
para momentos de fé, tradição e confraternização em homenagem ao santo
padroeiro dos pescadores.
Pescadores do Vale do Paraíba promovem 37ª Romaria Fluvial de Canoas e Barcos até Aparecida
No próximo dia 28 de junho, pescadores profissionais, canoeiros e barqueiros de diversas cidades do Vale do Paraíba participam da 37ª Romaria Fluvial de Canoas e Barcos dos Pescadores do Vale do Paraíba. O tradicional evento, organizado pela Colônia de Pescadores Profissionais Emilio Varolli, reúne embarcações em um percurso pelo Rio Paraíba do Sul até Aparecida, em um momento de fé, devoção e valorização da cultura ribeirinha.
A saída está
programada para às 7h, no bairro Padre Eterno, em Tremembé. A primeira parada
acontece às 9h, no Bosque da Princesa, em Pindamonhangaba. Ao meio-dia, os
participantes fazem nova parada no antigo Porto de Areia, na região da Mantiqueira,
em Moreira César. A chegada está prevista para às 16h, no Bar do Peixe, em
Aparecida, de onde os romeiros seguem em procissão até a Basílica.
O encerramento da
programação religiosa será às 18h, com a celebração da Santa Missa na Basílica
de Nossa Senhora Aparecida.
A organização convida
proprietários de embarcações a participarem da romaria e reforça a importância
da segurança durante todo o percurso. O uso de colete salva-vidas é obrigatório
e o consumo de bebidas alcoólicas é proibido durante a navegação.
A romaria contará com
a participação de pescadores, barqueiros e canoeiros dos municípios de
Caçapava, Taubaté, Tremembé, Pindamonhangaba, Potim, Aparecida, Redenção da
Serra, Areias e Roseira.
Mais informações
podem ser obtidas pelo telefone (12) 99139-5663 ou pelo e-mail pescadoresdovaledoparaiba@gmail.com.
GIRO DA POLÍTICA
- Pregão eletrônico do transporte de Pinda acontece hoje
A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba realiza nesta terça-feira (22) um
pregão eletrônico para definir a nova empresa responsável pelo transporte de
pacientes no município.
A empresa que vinha prestando o serviço teve seu contrato prorrogado
excepcionalmente por meio de aditamentos de seis meses e, recentemente, firmou
um contrato emergencial com validade de 90 dias. Agora, resta acompanhar quem
será a vencedora da nova licitação.
- Servidores da Saúde de Pinda reclamam de suposta agressão verbal e assédio moral
Recebemos diversas ligações de servidores da Secretaria de Saúde de
Pindamonhangaba relatando insatisfação com a forma como a secretária Andréia
Martins estaria se relacionando com funcionários da pasta.
Segundo os relatos, a maneira como alguns servidores são tratados poderia
caracterizar suposta agressão verbal e assédio moral. De acordo com os
denunciantes, palavras de baixo calão e tratamento inadequado fariam parte da
rotina de trabalho.
Ainda segundo os relatos recebidos, a habilidade no trato com as pessoas,
especialmente com os subordinados, seria um dos principais pontos de crítica à
gestão da secretária. Durante audiência pública da Saúde, a própria Andréia
Martins afirmou ser advogada e não possuir formação específica em gestão
pública da saúde.
Outra denúncia recebida aponta que a secretária teria manifestado preferência
por auxiliares e enfermeiras com determinado perfil de aparência, em detrimento
de profissionais com perfil mais simples e popular.
A questão que fica é: a Secretaria busca profissionais pela aparência ou pela
competência, experiência e qualidade no atendimento aos pacientes?
Servidores afirmam que a situação vem causando temor e indignação entre os
funcionários da pasta. O prefeito Ricardo Piorino, que tem a saúde como uma das
prioridades de seu governo, certamente acompanha de perto os desdobramentos
dessas reclamações.
- SINDSERV também recebe denúncias contra secretária de Saúde
Vários servidores da Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba estariam procurando
o SINDSERV para formalizar denúncias relacionadas às supostas agressões
verbais, assédio moral e à forma de tratamento adotada pela secretária Andréia
Martins.
A movimentação do sindicato demonstra que o tema vem ganhando repercussão entre
os servidores públicos municipais. O assunto merece atenção da administração
municipal para que os fatos sejam devidamente apurados.
- Justa homenagem em Pinda
Foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal o projeto de lei de autoria do
vereador Felipe Cesar Filho que denomina a rotatória que liga os bairros
Araretama e Cidade Jardim com o nome de Irene Marques Teodoro.
Irene dedicou mais de 25 anos ao trabalho como assessora parlamentar do
ex-vereador Jânio Ardito e sempre esteve presente na organização de eventos e
ações voltadas à comunidade. Uma homenagem mais do que merecida.
- Norbertinho sugere espaço na Câmara
com nome de Irene Marques Teodoro
Aproveitando a justa homenagem proposta pelo vereador Felipe Cesar Filho, o vereador Norbertinho sugeriu à Mesa Diretora da Câmara que o primeiro espaço a ser inaugurado no Legislativo também receba o nome de Irene Marques Teodoro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados por ela ao município.
A iniciativa foi elogiada por diversos vereadores, entre eles o líder do governo na Câmara, Everton Chinaqui. A proposta foi acolhida pelo presidente Marco Mayor, que anunciou que a Sala da Corregedoria da Mulher, criada por meio de projeto da vereadora Ana Paula, deverá receber o nome de Irene Marques Teodoro.
- Câmara de São Sebastião rejeita contas de ex-prefeito
As contas referentes ao exercício de 2022 do ex-prefeito de São Sebastião,
Felipe Augusto, atual pré-candidato a deputado federal pelo PSDB, foram rejeitadas
pela Câmara Municipal.
Segundo Felipe Augusto, os apontamentos feitos pelo Tribunal de Contas não
justificariam a rejeição das contas. Nos bastidores políticos, o episódio já
repercute por conta de sua pré-candidatura a deputado federal e de seu nome ser
apontado como possível candidato à Prefeitura de São Sebastião em 2028.
A defesa do ex-prefeito informou que adotará as medidas judiciais cabíveis para
tentar reverter a decisão da Câmara.
- Lucas Ouverney intensifica projeto
político para 2028
Presente em diversas conversas políticas da cidade, Lucas Ouverney vem sendo
apontado como possível candidato a vereador nas próximas eleições e já recebeu
convites de diferentes partidos para se filiar.
Há mais de 15 anos desenvolvendo projetos sociais no município, ganhou destaque
durante a pandemia ao promover lives beneficentes que arrecadaram mais de uma
tonelada de alimentos.
Também mantém projetos esportivos em diversos bairros e atua na área social
auxiliando munícipes em processos relacionados ao LOAS e aposentadorias. Foi
atleta por cerca de 30 anos representando Pindamonhangaba, conquistando três
títulos brasileiros de malha.
Servidor público há 15 anos, Lucas surge como um dos nomes que podem disputar
uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal na próxima legislatura.
- Câmara de Guaratinguetá esquenta disputa pela Mesa Diretora
Assim como deve ocorrer em diversas câmaras municipais da região, a eleição da
Mesa Diretora da Câmara de Guaratinguetá já movimenta os bastidores políticos.
Dois vereadores aparecem como principais candidatos à presidência da Casa:
Marcelo da Santa Casa (PSD) e Fabrício Dias Júnior (PL). A disputa ocorre voto
a voto entre os parlamentares.
Quem assumir a presidência terá a responsabilidade de conduzir a inauguração
das novas instalações do Legislativo, fator que aumenta ainda mais o interesse
pelo cargo.
Nos bastidores, há rumores de que Marcelo e Fabrício também mantêm conversas
sobre uma possível composição. Resta saber se haverá disputa até o fim ou um
acordo de última hora para definir o comando da Câmara.
sábado, 20 de junho de 2026
A CASA CAIU? AINDA NÃO. MAS O JUDICIÁRIO JÁ ACENDEU A LUZ SOBRE A PREFEITURA DE PINDA
Para alguns, era apenas uma “forma moderna de gestão”. Para o SINDSERV, sempre foi necessário perguntar: modernização para quem? Afinal, enquanto milhares de servidores ingressam no serviço público pela porta da frente, enfrentando concursos públicos, provas e anos de dedicação, não se pode transformar cargos de livre nomeação em uma regra que substitua aquilo que a Constituição determina como exceção.
Foi exatamente esse trabalho de fiscalização, estudo e compromisso com a legalidade que levou a Diretoria do SINDSERV, em conjunto com sua competente e empenhada assessoria jurídica, a ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
E o primeiro capítulo dessa história já trouxe uma informação que muitos talvez não esperassem ouvir.
Embora o pedido de liminar tenha sido negado, o próprio Tribunal reconheceu que há, em uma análise inicial, aparente desconformidade da legislação municipal com princípios constitucionais, especialmente no que diz respeito à regra de ingresso no serviço público mediante concurso. Traduzindo para o bom português: o argumento do SINDESERV
não é “conversa de corredor”, não é “oposição por oposição” e muito menos “choro sindical”. O Judiciário reconheceu que existem verdades na tese apresentada.
A liminar não foi concedida por uma razão prática: a estrutura já está em funcionamento há mais de um ano e uma suspensão imediata poderia causar impactos administrativos. Em outras palavras, o Tribunal entendeu que desmontar a engrenagem de uma só vez poderia gerar mais problemas neste momento — mas isso não significa que a engrenagem esteja livre de defeitos.
Agora, o Município e a Câmara serão ouvidos sobre a manutenção de uma estrutura com centenas de cargos comissionados e funções de confiança questionados na ação. O processo continuará, com a análise aprofundada de todos os argumentos.
O SINDSERV seguirá acompanhando cada etapa dessa discussão. Nossa luta não é contra pessoas. Nossa luta é contra práticas que enfraquecem o concurso público, desvalorizam os servidores de carreira e colocam em risco princípios fundamentais da Administração Pública.
Afinal, a Constituição é muito clara: concurso público deve ser a regra, não um mero detalhe administrativo.
E quando o próprio Tribunal aponta fumaça, é porque vale a pena investigar onde está o fogo.
SINDSERV Pinda – A entidade que não fecha os olhos quando a legalidade bate à porta.
Comerciante tradicional falece após infarto
Seu João
das oliveiras mantinha há mais de 50 anos sua barraca de bananas aos sábados na feira do Mercado Municipal. Além de comerciante antigo, ele era reconhecido como uma das principais lideranças comunitárias do Bairro das Oliveiras.
O Ocorrido
Nesta manhã, como fazia religiosamente, Seu João montou sua barraca para iniciar as vendas. Pouco tempo depois, dirigiu-se ao banheiro do mercado, onde passou mal e acabou falecendo.
A equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada e, ao chegar ao local, constatou o óbito. O banheiro do estabelecimento precisou ser interditado para o uso do público até a chegada da polícia, procedimento padrão para a liberação do corpo.
Informações sobre o Velório e Sepultamento
Velório: Com início previsto para as 11h, no Velório da Sesolupi.
Sepultamento: Ocorrerá às 16h, no Cemitério Municipal de Pindamonhangaba.
Nota: Deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e aos demais feirantes do Mercado Municipal por esta perda irreparável.
sexta-feira, 19 de junho de 2026
Vem ai Festa junina da APAE de Pinda
A APAE de Pindamonhangaba já se prepara para mais uma edição de sua tradicional Festa Junina, que acontecerá amanhã dia 20 de junho de 2026. O evento promete reunir alunos, assistidos, famílias, colaboradores e a comunidade em um momento de confraternização, cultura e alegria.Com o clima típico das festas juninas, a celebração contará com muita animação e deverá manter viva a tradição das festividades populares, proporcionando integração e diversão para todos os participantes. Mais informações sobre atrações, horários e programação deverão ser divulgadas em breve pela instituição
Araretama e Andrada decidem o título da Segunda Divisão neste domingo na Ferroviária
As equipes do Araretama e do Andrada decidem, neste domingo
(21), o título do Campeonato Amador da Segunda Divisão de Pindamonhangaba. A
grande final está marcada para as 10h, no campo da Associação Atlética
Ferroviária.
A Liga Pindamonhangabense de Futebol (LPMF), organizadora
do certame, informou que, enquanto a decisão movimenta a Segunda Divisão, o
Campeonato Cinquentão terá rodada normal. Já os jogos da Terceira Divisão
estarão suspensos neste fim de semana.
Com ingressos no valor de R$ 10, a expectativa é de casa
cheia. Um grande público está sendo aguardado no campo da Ferroviária para
prestigiar essa disputa histórica pelo futebol amador da cidade.






