Expansão da rede de água e esgoto para o outro lado da
Dutra, Nova Estação de Tratamento de Água do Paraíba, rede de esgoto no
Bonsucesso e ligações de água no Piracuama estão entre os serviços
Pindamonhangaba vive um momento de crescimento econômico,
com a chegada de novas empresas, expansão industrial e desenvolvimento de novas
regiões. Para acompanhar esse avanço, os investimentos em saneamento básico e
abastecimento de água são essenciais para garantir qualidade de vida e preparar
a cidade para o futuro. Neste cenário, a Sabesp realiza cerca de R$ 20 milhões
em obras estruturantes no município, acompanhadas pela Prefeitura, que vem
cobrando melhorias para atender a expansão urbana, industrial e rural,
especialmente na região do outro lado da Dutra, novo vetor de desenvolvimento
da cidade.
Os investimentos em saneamento são essenciais para que
Pindamonhangaba mantenha os indicadores que a colocam entre as cidades com melhor
qualidade de vida do país. Líder no Vale do Paraíba no Índice de Progresso
Social (IPS), a cidade se destaca pelos avanços em áreas como abastecimento de
água e coleta de esgoto, setores que precisam acompanhar o crescimento do
município para garantir desenvolvimento sustentável e bem-estar à população.
Para o prefeito Ricardo Piorino, as obras garantem que o
crescimento de Pindamonhangaba seja acompanhado por infraestrutura de
qualidade. Além de ampliar os sistemas de água e esgoto, os investimentos fortalecem
a atração de empresas, a geração de empregos e a qualidade de vida da
população.
O prefeito também tem demonstrado preocupação com os
constantes episódios de desabastecimento registrados em alguns bairros e vem
cobrando da Sabesp medidas efetivas para ampliar a segurança do sistema,
melhorar a distribuição de água e garantir mais eficiência e qualidade nos
serviços prestados à população.
"Pinda está crescendo, atraindo investimentos, gerando
empregos e criando novas oportunidades para a população. Mas esse crescimento
precisa acontecer com planejamento, organização e infraestrutura de qualidade.
Água tratada, coleta e tratamento de esgoto são serviços essenciais para
garantir qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Nosso compromisso é
acompanhar esse processo de perto, cobrando investimentos e melhorias para que
a cidade continue avançando sem perder sua capacidade de oferecer bem-estar
para quem vive aqui", explicou Ricardo Piorino.
Como parte desse acompanhamento, Piorino está visitando as
obras em andamento tanto na área urbana quanto na zona rural. Nesta semana,
esteve acompanhando a implantação do novo sistema de abastecimento para a
região do outro lado da Dutra, uma das áreas que mais cresce em função da
chegada de novos empreendimentos, centros logísticos e indústrias.
Conheça os projetos
em andamento
Nova Estação de
Tratamento de Água (ETA)
Investimento: R$ 8,5
milhões
Implantação de uma moderna Estação de Tratamento de Água ao
lado do Rio Paraíba, com tecnologia modular e automatizada, ampliando a
capacidade de produção e distribuição de água tratada. O projeto terá
capacidade para tratar 180 litros por segundo e inclui a construção de adutora,
estação elevatória, reservatório com capacidade para 500 mil litros e rede de
distribuição.
Expansão da rede de
água para o outro lado da Dutra
Investimento: R$ 4,2
milhões
Obra estratégica para atender a expansão econômica da região
da Rodoviária e do outro lado da Dutra. O projeto contempla a construção de
reservatório com capacidade para 500 mil litros, adutoras, sistema de
bombeamento e interligações. A travessia da Dutra e grande parte da adutora já
foram concluídas. O reservatório encontra-se em fase de testes e recebendo
obras complementares. A previsão é que o sistema esteja concluído até outubro
de 2026.
Rede de esgoto para o
outro lado da Dutra
Investimento: R$
627,8 mil
Implantação de rede coletora de esgoto, linha de recalque e
ligações domiciliares para atender a nova área de expansão urbana e econômica
do município. A tubulação partirá da região da Rodoviária, atravessará a Dutra
e será conectada ao sistema já existente da cidade.
Ligação de água no
Piracuama
Investimento inicial:
R$ 1,8 milhão
O Programa prevê a implantação de mais de sete quilômetros
de rede de água no Piracuama. A iniciativa beneficiará 6.884 moradores. A
primeira etapa atenderá cerca de 380 pessoas e o início das obras está previsto
para junho de 2026.
Sistema de esgoto no
Bonsucesso
Investimento: R$ 5
milhões
A obra levará infraestrutura de coleta e tratamento de
esgoto para aproximadamente 1,3 mil moradores. O projeto contempla estação
elevatória, poços de visita e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE),
contribuindo para a preservação ambiental e para a melhoria da qualidade de
vida da população. A previsão de conclusão é novembro de 2026.
Sobre a visita às obras
A visita técnica realizada nesta semana contou com a
participação da direção regional da Sabesp, além de engenheiros e técnicos
responsáveis pelos empreendimentos. Representando a Prefeitura, acompanharam a
vistoria o secretário de Serviços Públicos, José Antonio Ferreira Filho (Ju), e
o secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Pió, que puderam conhecer o
andamento das intervenções e discutir os próximos passos para a conclusão dos
investimentos previstos no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário