O protocolo Fast Track instituído no Pronto socorro municipal de Pindamonhangaba é uma abordagem consagrada nos serviços de urgência, tendo por objetivo agilizar o atendimento de pacientes com casos menos graves, permitindo que aqueles em estado crítico recebam atenção prioritária; colaborando também, para menor tempo de permanência dos pacientes na unidade, influenciando, dessa maneira, em menor exposição dos doentes dentro do serviço de saúde.
Dentro desse modelo, o papel do enfermeiro é fundamental para garantir triagem eficiente, qualidade do atendimento e otimização de recursos.
O projeto consiste em estrutura física e assistencial dentro do próprio consultório médico, realizando atendimento e medicação no mesmo ambiente físico.
O projeto, no Brasil, é relativamente novo, diminuindo em algumas unidades de saúde mais de 50% no tempo de espera nos casos menos complexos.
Cabe ressaltar que o protocolo fast track é uma metodologia que visa acelerar processos sem comprometer a qualidade.
Como se trata de um projeto novo no Pronto socorro municipal, apesar de promissor, o projeto também exige cautela, devendo ser assistido e monitorizado e, se necessário, ajustado.
O objetivo dessa medida é voltado ao atendimento e segurança do próprio paciente, trazendo atendimento digno e mais rápido a população de Pindamonhangaba.
Gabriel Lima de Azevedo - Diretor técnico
Nenhum comentário:
Postar um comentário