Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Giro da Política



- Super secretário
Quando se fala em super secretário, muitos pensam em um grande articulador político, com forte influência junto ao prefeito, entre outras atribuições.
Não é este o caso. Em Pinda, falamos de um super secretário que não passa um mês sem causar problemas ao prefeito Ricardo Piorino, seja por divergências com colegas secretários, assessores, diretores ou até mesmo com os próprios servidores. Até a presente data, nenhuma providência foi tomada em relação a essas arbitrariedades e à suposta dificuldade de convívio e de harmonia em equipe.
Em dezembro, o prefeito viu com os próprios olhos mais um suposto desequilíbrio do super secretário, desta vez com um secretário que faz parte da tropa de elite e goza de total confiança do prefeito. Agora, só faltam dois para “amargar” essa suposta atitude: Alexandre Pió e Thais Batista. Se esses dois também passarem por isso, o próximo certamente será você, Ricardo Piorino.

Saúde de Pinda
Pelo visto, o projeto de renovar todos os contratos, os cargos comissionados da direção da pasta e ter pleno domínio do funcionamento da Secretaria de Saúde de Pinda está a todo vapor. Andrea Martins já se reuniu por diversas vezes com o prefeito Ricardo Piorino e também com o secretário de Administração, responsável pelos processos licitatórios.
A secretária não está para brincadeira. Esperamos que, nessa renovação total dos prestadores de serviço e nas mudanças no setor administrativo, duas coisas sejam beneficiadas: a primeira, a economia dos gastos públicos da pasta; a segunda, que a população tenha, de fato, melhorias no atendimento nas UBSs, exames, cirurgias e internações.
Aproveitando que estamos falando da Saúde de Pinda, chamamos a atenção do Ministério Público do Trabalho e da própria secretária para um possível desvio de função, em que um diretor de outra pasta não atua na função original e se intitula como “a última bolacha do pacote”, exercendo poder indevido à frente do serviço de transporte da Saúde.
E aí, secretária: será que não existe nenhum servidor de carreira de sua confiança para assumir a função? Ou ele está ali a mando de quem, por interesse de quem e por qual motivo? Pedimos uma resposta da secretária e que avalie o histórico e até boletins de ocorrência e questões jurídicas desse suposto agente político.

Taxa de turismo em Aparecida

Não conseguiu implantar no ano passado, mas o prefeito de Aparecida, Zé Louquinho, quer a qualquer custo aprovar a criação da taxa de turismo no município. Vamos ver, agora na volta do recesso, o que a Câmara decidirá em relação a essa situação.

Cobrança de estacionamento em Campos do Jordão
O fim do ano foi marcado, em Campos do Jordão, por uma cobrança indigesta e absurda de estacionamento, com valores variando de R$ 40,00 a R$ 50,00 por veículo. O preço assustou os turistas e, certamente, se não houver uma fiscalização firme e séria por parte da Prefeitura, poderá afastar visitantes e prejudicar o comércio da cidade.
A Prefeitura abriu um processo administrativo para apurar os fatos e também se comprometeu a realizar uma fiscalização rigorosa em relação a essa situação.

Férias em época errada

Em cada cidade, existe uma secretaria ou departamento responsável pelos principais eventos do município. Em Pindamonhangaba, especificamente, a Secretaria de Cultura e Turismo, junto com Comunicação e Eventos, são fundamentais para a organização dos festejos natalinos, carnaval e aniversário da cidade.
Voltando a falar de Pinda, parece que a secretária de Cultura e Turismo ainda não caiu na real de que ela é secretária, gestora da pasta, e não uma simples servidora de carreira ocupando um cargo comissionado.
Em plena reta final dos festejos natalinos e faltando pouco mais de um mês para o carnaval, a secretária está de férias. É absurdo ou não?

- Roseira
Iniciando apenas o segundo ano da administração reeleita, Roseira parece não estar pensando na eleição deste ano, mas sim em 2028. O prefeito Fernando deverá, a qualquer momento, anunciar sua saída do PL, com destino provável ao MDB.
Já o vice-prefeito Altair parece estar se alinhando a Rafael Caneca, do Podemos, deixando de lado o ex-prefeito Marcos Galvão, que, diga-se de passagem, fez uma grande administração no município, está praticamente resolvendo suas últimas pendências políticas e deverá vir com força total pelo PSD.
A família Polidório não deverá lançar nem Jonas nem o vereador Joel, supostamente aptos a disputar as eleições de 2028. O provável nome apoiado pela família será o do ex-vereador e ex-vice-prefeito Mineirinho.


2 comentários:

  1. Enquanto fala abertamente de uma secretária protege um secretário? Sexismo? Protecionismo?

    ResponderExcluir
  2. A condição de Super Secretário não autoriza ocultação da identidade. O ex-prefeito havia dado superpoderes para quem é prefeito atualmente. Seria legal revelar para todo mundo quem é essa figura. Assim, tudo fica mais fácil de entender.

    ResponderExcluir