Cerca de 700 famílias de bairros que haviam sofrido com deslizamentos voltam a ter ligação de água em suas casas
Vale do Paraíba, dia 28 de outubro de 2025 - A Sabesp iniciou um importante projeto em Campos do Jordão que está transformando a vida de centenas de famílias que vivem em áreas conhecidas como “núcleos congelados”, regiões que, por causa de tragédias e deslizamentos de terra, tiveram restrições para novas obras e ligações de água.
Em parceria com a Prefeitura Municipal, a companhia começou a executar ligações de água em cerca de 700 imóveis distribuídos em vários bairros da cidade, com destaque para Vila Santo Antônio, Vila Paulista Popular e Monte Carlo. A ação representa uma nova realidade para famílias que, por muitos anos, precisaram recorrer à solidariedade de vizinhos para conseguir água potável.
O investimento previsto é de mais de R$ 1 milhão até abril de 2026, e o objetivo é garantir acesso seguro e regular à água para moradores que vivem há anos em condições precárias.
“Estamos levando dignidade e segurança hídrica a famílias que, por muito tempo, ficaram à margem do abastecimento regular. Esse projeto é um marco para Campos do Jordão”, destacou Gabriela Clé de Azeredo, gerente regional da Sabesp.
A medida foi possível após uma série de reuniões entre a prefeitura, a Defesa Civil, o Ministério Público e a Sabesp, que resultaram na liberação de ligações em alguns imóveis, desde que houvesse laudos técnicos e autorizações comprovando a segurança das áreas.
“O diálogo entre os órgãos públicos e a Sabesp foi essencial para que pudéssemos garantir o direito à água de forma segura. Esse projeto reforça o compromisso da Companhia em promover inclusão, sustentabilidade e qualidade de vida em toda a região”, afirmou Emerson José dos Santos, diretor da Sabesp para o Vale do Paraíba e Litoral Norte.
Com a autorização concedida e as obras em andamento, o fornecimento de água potável passa a representar mais saúde, conforto e cidadania para os moradores de Campos do Jordão.
Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Companhia vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.

Nenhum comentário:
Postar um comentário