O Pronto-Socorro Municipal de Pindamonhangaba através da O S FÊNIX do BRASIL deu início a um cronograma de treinamentos mensais voltados a todos os seus colaboradores, com o objetivo de aprimorar as práticas de atendimento, fortalecer competências técnicas e comportamentais e garantir maior segurança e humanização no cuidado com os pacientes.
Referência no atendimento de urgência e emergência, a unidade acolhe diariamente um grande volume de pessoas em situações críticas que exigem rapidez, precisão e sensibilidade no trato humano. A iniciativa reflete o compromisso contínuo com a população, consolidando o PS como um serviço de alta relevância para a cidade e região.
No mês de setembro, o tema escolhido foi “Humanização do Atendimento e Comunicação Efetiva”.
Entre os tópicos abordados estão: Escuta ativa como ferramenta de acolhimento; Clareza e objetividade nas informações repassadas; Postura profissional adequada em diferentes situações; importância da passagem de plantão para continuidade da assistência; Redução de erros decorrentes de falhas na comunicação; Técnicas de comunicação não violenta; Comunicação entre equipe multiprofissional e Estratégias para lidar com pacientes e familiares em situação de estresse.
De acordo com a organização, cada detalhe no atendimento faz diferença diante de um ambiente de alta complexidade, marcado pela urgência e pela necessidade de decisões rápidas.
O cronograma seguirá mensalmente, com novos temas relacionados ao fortalecimento da equipe e à melhoria contínua da assistência oferecida no Pronto-Socorro Municipal.
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