Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Sabesp recompensará moradores do Vale do Paraíba que ajudarem na fiscalização de sistemas de água e esgoto

 



Via aplicativo, população poderá registrar irregularidades com fotos e vídeos, receber por isso e contribuir diretamente com a manutenção dos serviços

 

 

Aplicativo está em operação no Vale do Paraíba - Divulgação Sabesp


Vale do Paraíba, 5 de setembro de 2025 – A Sabesp está lançando no Vale do Paraíba um programa que permite aos moradores da região contribuírem com a fiscalização do sistema de água e esgoto, sendo recompensados financeiramente pelas vistorias realizadas e informações enviadas. A iniciativa busca envolver a comunidade na identificação de ocorrências, como vazamentos ou problemas operacionais, ampliando a agilidade e a eficiência dos atendimentos.

Para participar, os interessados devem se cadastrar no aplicativo Wily, disponível gratuitamente para celulares. Após o cadastro, o usuário passa por um treinamento online simples, com vídeos e orientações que ensinam como identificar e reportar possíveis falhas no sistema.

Por meio do app, os usuários receberão solicitações de vistoria em locais próximos à sua residência. A tarefa consiste em registrar e enviar fotos ou vídeos da situação observada. Se as imagens estiverem dentro dos padrões exigidos, o participante poderá ser recompensado com até R$ 10 por ocorrência válida, variando conforme a complexidade da vistoria.

 

Além de acelerar a resolução dos problemas, o projeto incentiva um olhar mais atento para o bem coletivo -  Divulgação Sabesp

“Essa é uma forma inovadora de aproximar a população do cuidado com o saneamento básico. A parceria com os moradores nos ajuda a identificar rapidamente os pontos críticos e agir com mais eficiência”, explica Gabriela Clé, gerente regional da Sabesp no Vale do Paraíba. “Além de acelerar a resolução dos problemas, o projeto incentiva um olhar mais atento para o bem coletivo.”
 

Os dados enviados são avaliados por uma equipe técnica especializada, que define os recursos e as ações necessárias para o reparo ou intervenção. A ideia é somar forças com a população e utilizar a tecnologia como aliada para preservar o bom funcionamento dos sistemas.
 

“Estamos investindo em ferramentas que permitem melhorar o tempo de resposta e garantir maior assertividade nas ações de campo. A participação da população torna esse processo ainda mais ágil”, destaca Eduardo Vitalino, gerente de manutenção da Sabesp na região.
 

Experiência bem-sucedida na capital paulista


 

A iniciativa é um case de sucesso em São Paulo, onde foi implementada em 2024. Na capital, o projeto conta com mais de 30 mil usuários cadastrados no aplicativo Wily. Desde então, foram realizadas mais de 300 mil vistorias digitais, com um tempo médio de 16 minutos entre o recebimento da informação e o início do atendimento técnico.

Com o lançamento no Vale do Paraíba, a Sabesp espera repetir os resultados positivos, aumentando a cobertura de fiscalização, reduzindo o tempo de resposta às ocorrências e fortalecendo a parceria com a comunidade para um saneamento mais eficiente e participativo.


Sobre a Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil. A Companhia vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.

 

Um comentário:

  1. Fiquei pensando. Até onde não torna-se uma maneira dessa empresa privada livra de multas. Afinal, sabemos que tem o serviço piorado muito.

    ResponderExcluir