Via aplicativo, população poderá registrar irregularidades com fotos e
vídeos, receber por isso e contribuir diretamente com a manutenção dos serviços
|
Vale do Paraíba, 5
de setembro de 2025 – A Sabesp está lançando no Vale do Paraíba um programa que
permite aos moradores da região contribuírem com a fiscalização do sistema de
água e esgoto, sendo recompensados financeiramente pelas vistorias realizadas e
informações enviadas. A iniciativa busca envolver a comunidade na identificação
de ocorrências, como vazamentos ou problemas operacionais, ampliando a
agilidade e a eficiência dos atendimentos.
Para participar, os
interessados devem se cadastrar no aplicativo Wily, disponível gratuitamente
para celulares. Após o cadastro, o usuário passa por um treinamento online
simples, com vídeos e orientações que ensinam como identificar e reportar
possíveis falhas no sistema.
Por meio do app, os
usuários receberão solicitações de vistoria em locais próximos à sua
residência. A tarefa consiste em registrar e enviar fotos ou vídeos da situação
observada. Se as imagens estiverem dentro dos padrões exigidos, o participante
poderá ser recompensado com até R$ 10 por ocorrência válida, variando conforme
a complexidade da vistoria.
|
“Essa é uma forma inovadora de aproximar a
população do cuidado com o saneamento básico. A parceria com os moradores nos
ajuda a identificar rapidamente os pontos críticos e agir com mais eficiência”,
explica Gabriela Clé, gerente regional da Sabesp no Vale do Paraíba. “Além de
acelerar a resolução dos problemas, o projeto incentiva um olhar mais atento
para o bem coletivo.”
Os dados enviados são avaliados por uma equipe
técnica especializada, que define os recursos e as ações necessárias para o
reparo ou intervenção. A ideia é somar forças com a população e utilizar a
tecnologia como aliada para preservar o bom funcionamento dos sistemas.
“Estamos investindo em ferramentas que permitem
melhorar o tempo de resposta e garantir maior assertividade nas ações de campo.
A participação da população torna esse processo ainda mais ágil”, destaca
Eduardo Vitalino, gerente de manutenção da Sabesp na região.
Experiência bem-sucedida na capital
paulista
A iniciativa é um case de sucesso em São Paulo,
onde foi implementada em 2024. Na capital, o projeto conta com mais de 30 mil
usuários cadastrados no aplicativo Wily. Desde então, foram realizadas mais de
300 mil vistorias digitais, com um tempo médio de 16 minutos entre o
recebimento da informação e o início do atendimento técnico.
Com o lançamento no Vale do Paraíba, a Sabesp
espera repetir os resultados positivos, aumentando a cobertura de fiscalização,
reduzindo o tempo de resposta às ocorrências e fortalecendo a parceria com a
comunidade para um saneamento mais eficiente e participativo.
Sobre a Sabesp
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado
de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e
tratamento de esgoto em 377 municípios paulistas e atende 28 milhões de
habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a
maior do Brasil. A Companhia vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando
o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas. Seu
compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal
do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e
desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os
recursos naturais para as futuras gerações.
.jpg)

Fiquei pensando. Até onde não torna-se uma maneira dessa empresa privada livra de multas. Afinal, sabemos que tem o serviço piorado muito.
ResponderExcluir