Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

SINDSERV Pinda realiza reunião com servidores do setor de obras e reforça diálogo com a categoria

Na manhã do dia 22 de junho, o SINDSERV Pinda esteve reunido com os servidores do setor de obras, no pátio do DSM, em mais uma ação de aproximação e escuta ativa da categoria.

O encontro foi marcado por um importante momento de diálogo, no qual os trabalhadores puderam apresentar suas demandas e esclarecer dúvidas sobre diferentes pautas de interesse do setor. Durante a reunião, também foi apresentada fisicamente a lista de abaixo-assinado referente ao vale alimentação, que contou com ampla adesão e apoio dos servidores presentes.

Entre os temas abordados estiveram esclarecimentos sobre a ação relacionada ao DSR (Descanso Semanal Remunerado), questões referentes ao adicional de insalubridade e orientações sobre o funcionamento dos agendamentos jurídicos disponibilizados pelo Sindicato aos seus filiados.

A reunião contou ainda com a participação e acompanhamento do diretor do setor, Sr. Nilton Eugênio, e do Sr. Marcelo Camargo, contribuindo para o diálogo e para o encaminhamento das demandas apresentadas.

O SINDSERV Pinda reafirma seu compromisso com a escuta ativa, a transparência e a defesa dos direitos dos servidores públicos, mantendo-se sempre aberto ao diálogo e à construção coletiva de soluções que valorizem a categoria e aprimorem as condições de trabalho.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Em Pinda, falta de conhecimento em gestão pública trava pregão da saúde

 


​Dois importantes processos licitatórios que deveriam ter sido realizados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba foram suspensos. O primeiro deles, um pregão eletrônico para a contratação de empresas de vans adaptadas para o transporte de pacientes; o outro, a abertura de envelopes para a ampliação do atendimento da Unidade Mista do Cidade Nova de 12 para 24 horas, além da expansão de serviços para a comunidade da região leste.

​As suspensões ocorreram por falta de experiência e conhecimento em gestão pública de saúde da atual secretária, Andreia Martins, conforme ela mesma confessou durante a audiência quadrimestral da pasta na Câmara de Pinda.

​Segundo apuramos, é normal que empresas participantes façam questionamentos em relação ao Termo de Referência publicado. Cabe à secretaria responsável pela pasta responder a esses questionamentos antes da realização do pregão ou da abertura dos envelopes.

​No entanto, a suspensão do pregão eletrônico do transporte e da abertura dos envelopes da Unidade Mista do Cidade Nova aconteceu porque a atual secretária resolveu suspender os processos sem sequer responder às dúvidas das empresas participantes. Fica o questionamento ao prefeito Ricardo Piorino: até quando manterá Andreia Martins — que se diz advogada, mas assume não conhecer a gestão pública de saúde — à frente desta importante pasta da cidade?

​A ampliação do horário de atendimento da Unidade Mista do Cidade Nova estava sendo preparada como um dos grandes investimentos na saúde pública para o mês em que Pindamonhangaba comemora seus 321 anos de emancipação política. Já em relação ao transporte de pacientes, foi realizada uma compra emergencial por 90 dias, e a secretária tem até o dia 17 de setembro para realizar o novo pregão eletrônico.

​Walter Magui

Prefeitura de Pinda concede 100% de desconto em juros e multas de dívidas municipais

A Prefeitura de Pindamonhangaba está concedendo descontos de 100% nos juros e multas de tributos municipais, como IPTU, ISS, ISSQN, taxas e alvarás. Além de zerar os juros e multas, as pessoas físicas e jurídicas que estão em dívida com o município podem pagar as dívidas em até 24 vezes, desde que cada parcela não seja inferior a metade de uma Unidade Fiscal do Município de Pindamonhangaba (UFMP), ou seja, com parcelas mínimas de R$ 67,78.

A Lei criada pela Prefeitura e aprovada pela Câmara no início de fevereiro está beneficiando os contribuintes inscritos em dívida ativa, que agora podem regularizar a situação com o município, aproveitando condições especiais que vão reduzir integralmente juros e multas. O prazo para adesão vai até dia 17 de julho, porém quem fizer a solicitação antes já poderá iniciar o pagamento.

Os pedidos podem ser feitas pelo sistema 1Doc (https://pindamonhangaba.1doc.com.br/atendimento) ou presencialmente na Prefeitura e nas Subprefeituras do Araretama e de Moreira César. Mais informações pelos telefones (12) 3644-5660 e (12) 3644-5655.

Pagamento total ou parcial

Outro detalhe importante é que a anistia pode ser aplicada tanto no pagamento total quanto parcial das dívidas, permitindo que o contribuinte escolha quitar determinados exercícios à vista e parcelar outros. Para aderir, é necessário manter o cadastro atualizado e apresentar a documentação solicitada.

Renegociação

Quem já possui acordo de pagamentos, como parcelamento em até 60 vezes, por exemplo, mas sem os descontos em juros e multas, pode pedir a anistia normalmente e cancelar o acordo anterior. Neste caso, o contribuinte deverá verificar qual opção caberá no seu bolso, anistia de juros e multas e pagamento em até 24 vezes, ou parcelamento em até 60 meses, mas sem os descontos em multas e juros.

CONFIRA A RODADA DESTE FINAL DE SEMANA DA LIGA DE PINDA






 

Tradição e Cultura: Cunha (SP) anuncia as datas do 31º Festival de Inverno "Acordes na Serra"



A cidade de Cunha, no interior de São Paulo, já tem data marcada para a sua temporada mais charmosa do ano. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, acaba de anunciar as datas do 31º Festival de Inverno Acordes na Serra, que acontecerá de 17 de julho a 02 de agosto de 2026.

Com o slogan "Viva o som da serra!", a edição deste ano celebra a tradição de mais de três décadas do evento, unindo a excelência musical ao clima ameno da Serra do Mar e da Bocaina. A nova identidade visual do festival brinca com o contraste entre os tons azuis, que representam as baixas temperaturas da montanha, e o laranja, que simboliza o calor da música, das lareiras e da hospitalidade cunhense.

O Acordes na Serra atrai anualmente milhares de turistas do eixo Rio-São Paulo, que buscam no destino um refúgio cultural. Além da programação musical gratuita que ocorrerá na Praça da Matriz, os visitantes poderão desfrutar dos famosos ateliês de cerâmica da cidade, trilhas ecológicas e da rica gastronomia local, que tem o pinhão como grande estrela da estação.


A programação completa, com a grade de artistas e os horários das apresentações, será divulgada nos próximos dias pelos canais oficiais da Prefeitura.

Tríduo, Festa e Arraiá de São Pedro e São Paulo no Vale das Acácias

 

A Paróquia São Vicente de Paulo promoverá, entre os dias 25 e 28 de junho, as festividades em honra a São Pedro e São Paulo. O evento, que engloba programação religiosa e festiva, será sediado na Capela Santa Rita, localizada no bairro Vale das Acácias.

 

Programação Religiosa

 As atividades têm início com o Tríduo Preparatório, que ocorre de quinta-feira (25) a sábado (27), sempre com a celebração da Santa Missa às 19h30.

O ponto alto das celebrações religiosas acontece no domingo, 28 de junho, a partir das 10h, com a realização da procissão festiva, seguida pela Missa Solene. Para a ocasião, a organização convida os pais a levarem as crianças vestidas de anjos ou dos santos homenageados (São Pedro e São Paulo).

 

Festividades e Quermesse





 Após as celebrações litúrgicas, o público poderá participar da tradicional quermesse, que contará com apresentações de quadrilha e momentos de confraternização.

A programação do domingo também inclui duas atrações gastronômicas e de lazer:

Almoço: Logo após a Missa Solene, haverá a venda da tradicional Macarronada de São Vicente, pelo valor de R$ 15,00.

Show de Prêmios: Com início marcado para as 13h30, o Show de Prêmios Oficial sorteará, como os prêmios principais, uma cesta, um liquidificador e batedeira, uma air fryer, uma churrasqueira e uma bicicleta. As cartelas estão sendo vendidas antecipadamente por R$ 10,00 na secretaria paroquial e com os coordenadores de pastorais, movimentos e comunidades.

O evento é aberto a toda a comunidade e visa promover a integração e a expressão de fé na região.

Rui Falcão e Francisco Campos viabilizam R$ 100 mil para o Lar São Judas Tadeu, em Pinda

 


 

Após visitarem a cidade no início de junho e conhecerem de perto o setor social local, o deputado federal Rui Falcão e seu ex-chefe de gabinete, Francisco Campos, viabilizaram uma emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para o Lar São Judas Tadeu. O recurso, que já foi devidamente cadastrado no sistema federal, estará disponível nos próximos meses para que a entidade amplie sua capacidade de atendimento.

 A iniciativa faz parte de um trabalho contínuo da dupla em apoio à área social do Vale do Paraíba. Além do Lar São Judas, o mandato de Rui Falcão já destinou recursos e atendeu outras instituições do município, como o Projeto Jataí e o Lar de Idosos São Vicente de Paulo.

 "Nosso mandato sempre prioriza as políticas que buscam a promoção social e a valorização da dignidade da pessoa humana, seja  crianças, jovens, adultos ou idosos", destacou o deputado Rui Falcão.

 

Tradição no acolhimento

 Fundado em 3 de março de 1947, o Lar São Judas Tadeu nasceu do sonho do Monsenhor José de Azevedo de amparar crianças em situação de vulnerabilidade. Com o apoio fundamental da Congregação dos Irmãos dos Pobres de São Francisco, o projeto ganhou vida, atravessou gerações e hoje é uma das principais referências no acolhimento e na proteção de crianças e adolescentes na região.

 Para Francisco Campos, o contato direto com a comunidade é indispensável para direcionar os investimentos de forma assertiva.

 "Sempre que visito Pindamonhangaba, faço questão de conhecer as entidades sociais. É através da política que conseguimos valorizar e desenvolver a nossa sociedade. Já atendemos centenas de projetos em todo o estado de São Paulo, e Pinda tem um significado muito especial para nós", afirmou Campos.

Anistia sobre juros e multas de IPTU e ISS pode ser solicitada até 30 de setembro em Lorena


Se você possui dívidas referentes ao IPTU, ISSQN ou outros débitos municipais, vencidos até 31 de dezembro de 2025, inscritos em dívida ativa ou não, aproveite a oportunidade para renegociar e obter até 100% de anistia sobre os juros e multas por atraso, até o dia 30 de setembro de 2026.

Esta é uma grande oportunidade para regularizar sua situação e ficar em dia com os tributos municipais.

Os interessados deverão procurar a subsecretaria de Tributação, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30. O setor fica localizado no paço municipal (Prefeitura), na Avenida Capitão Messias Ribeiro, 625, Olaria - Lorena/SP.

A redução será dará apenas sobre os juros e multas, da seguinte forma:

  Redução de 100% de juros e multas: pagamento do débito à vista;

  Redução de 90% de juros e multas: pagamento do débito em até 12 vezes;

  Redução de 80% de juros e multa: pagamento do débito em até 24 vezes;

  Redução de 70% de juros e multa: paramento do débito em até 36 vezes.

 

Observações:

  O acordo só será feito e mantido para os contribuintes que estiverem em dia com o pagamento das parcelas de 2026;

  As prestações do acordo não pagas na data correta serão acrescidas de multa e, se forem reincidentes três vezes, acarretarão o seu cancelamento, que levaria o caso para protesto, cobrança judicial e rescisão imediata dos benefícios;

  Após a formalização do acordo, não será possível renegociar.

Não perca essa oportunidade: regularize seus débitos com o município de Lorena!

#lorenanaopara #tributacao #financas #anistia

terça-feira, 23 de junho de 2026

Cardápio desta terça feira abençoada


 Bom dia

Cardápio do dia

Misturas 

✅ Picadinho

✅ filé de frango empanado

✅ Bife de fígado acebolado 

✅ Frango ensopado com polenta

✅ Frango frito 

✅Carne moída com batata 


 Guarnições

✅ Arroz

✅ Arroz primavera

✅feijão 

✅ Feijão preto

✅ macarrão

✅ Farofa

✅ Bolinho de arroz

✅Mandioca

frita

✅Couve flor ao molho branco

✅ Pimentão 

✅ Batata salsa



Salada

✅ Alface

✅ Mista

✅ Repolho Beterraba 

✅ Couve

HERIVELTO VELA INTENSIFICA PRÉ-CAMPANHA A DEPUTADO FEDERAL






 

​O fim de semana foi intenso na pré-campanha a deputado federal do ex-vereador Herivelto Vela (PSB). No sábado, Vela participou, em São Paulo, do evento "Giro 40", organizado pelo PSB.

​O encontro contou com a presença do ex-ministro Márcio França, da deputada federal Tabata Amaral, do deputado e presidente estadual do partido, Caio França, e do pré-candidato a deputado estadual Ramalho da Construção, além de outros pré-candidatos, lideranças e convidados.

​Ainda no sábado, Herivelto Vela, acompanhado de sua esposa, prestigiou o pagode no Centro Comercial, local que já virou ponto de referência do samba e do pagode em Pindamonhangaba. Ele também esteve presente na tradicional Festa Junina do SOS.

​Já no domingo, o pré-candidato acompanhou a final do Campeonato Amador de Futebol de Pinda, realizada no campo da Ferroviária.