A Entrelaço nasceu de um sonho, de um legado e de uma missão. Nasceu da trajetória de mulheres que dedicaram suas vidas à educação, à inclusão e ao desenvolvimento humano. Nasceu dos ensinamentos deixados por Inês e Marilena. Nasceu da experiência vivida por uma mãe atípica, profissional da educação especial e mulher neurodivergente que compreendeu, na prática, as dores, os desafios e as conquistas que fazem parte dessa jornada. Mas, acima de tudo, a Entrelaço nasceu para devolver ao mundo tudo aquilo que recebemos ao longo do caminho. Sabemos que nenhuma família deveria percorrer essa caminhada sozinha. Por isso, construímos um espaço onde acolhimento, ciência, educação e cuidado caminham lado a lado. Um espaço onde saúde e educação dialogam. Onde terapeutas, educadores, famílias e escolas trabalham juntos. Onde cada plano é construído de forma individualizada. Onde cada conquista é celebrada. Onde cada evolução importa. Não acreditamos em atendimentos fragmentados. Acreditamos em conexões. Conexões entre profissionais. Conexões entre famílias. Conexões entre saberes. Conexões entre pessoas. Porque desenvolver uma criança, um adolescente ou um adulto é muito mais do que oferecer terapias. É construir oportunidades, promover autonomia, fortalecer vínculos e possibilitar que cada pessoa alcance o seu máximo potencial. Somos um espaço interdisciplinar comprometido com a inclusão, com o respeito à neurodiversidade e com a construção de uma sociedade mais humana e menos capacitista. Aqui, acolhemos histórias. Construímos caminhos. Desenvolvemos potencialidades. E seguimos entrelaçando pessoas, saberes, afeto e possibilidades, para que cada indivíduo encontre seu lugar no mundo e possa escrever sua própria história de desenvolvimento, pertencimento e realização. Porque quando saúde, educação, família e escola caminham juntas, o desenvolvimento acontece de forma verdadeiramente transformadora. Somos a Entrelaço. Um espaço onde vidas se conectam e potencialidades florescem.
segunda-feira, 15 de junho de 2026
MANIFESTO ENTRELAÇO
A Entrelaço nasceu de um sonho, de um legado e de uma missão. Nasceu da trajetória de mulheres que dedicaram suas vidas à educação, à inclusão e ao desenvolvimento humano. Nasceu dos ensinamentos deixados por Inês e Marilena. Nasceu da experiência vivida por uma mãe atípica, profissional da educação especial e mulher neurodivergente que compreendeu, na prática, as dores, os desafios e as conquistas que fazem parte dessa jornada. Mas, acima de tudo, a Entrelaço nasceu para devolver ao mundo tudo aquilo que recebemos ao longo do caminho. Sabemos que nenhuma família deveria percorrer essa caminhada sozinha. Por isso, construímos um espaço onde acolhimento, ciência, educação e cuidado caminham lado a lado. Um espaço onde saúde e educação dialogam. Onde terapeutas, educadores, famílias e escolas trabalham juntos. Onde cada plano é construído de forma individualizada. Onde cada conquista é celebrada. Onde cada evolução importa. Não acreditamos em atendimentos fragmentados. Acreditamos em conexões. Conexões entre profissionais. Conexões entre famílias. Conexões entre saberes. Conexões entre pessoas. Porque desenvolver uma criança, um adolescente ou um adulto é muito mais do que oferecer terapias. É construir oportunidades, promover autonomia, fortalecer vínculos e possibilitar que cada pessoa alcance o seu máximo potencial. Somos um espaço interdisciplinar comprometido com a inclusão, com o respeito à neurodiversidade e com a construção de uma sociedade mais humana e menos capacitista. Aqui, acolhemos histórias. Construímos caminhos. Desenvolvemos potencialidades. E seguimos entrelaçando pessoas, saberes, afeto e possibilidades, para que cada indivíduo encontre seu lugar no mundo e possa escrever sua própria história de desenvolvimento, pertencimento e realização. Porque quando saúde, educação, família e escola caminham juntas, o desenvolvimento acontece de forma verdadeiramente transformadora. Somos a Entrelaço. Um espaço onde vidas se conectam e potencialidades florescem.
GIRO DA POLÍTICA
- Secretária de Saúde é desumana com os funcionários de Pinda
Todos os eventos extras que ocorrem, principalmente campanhas de vacinação, ações na Praça Monsenhor Marcondes e até mesmo em outros locais da cidade, exigem a participação de servidores da saúde. Segundo relatos, quando essas atividades ultrapassam seis horas de duração, a Secretaria Municipal de Saúde deveria fornecer alimentação adequada ou conceder horário de almoço aos funcionários.
No entanto, de acordo com informações recebidas, a Secretaria não estaria oferecendo nem o horário de almoço nem uma refeição adequada, substituindo-os por um hot-dog e um mini guaraná, situação considerada desumana pelos servidores.
Pedimos que o SINDSERV apure essas reclamações apresentadas pelos profissionais da saúde.
- Mais taxas para a população de Pinda
O prefeito municipal enviou à Câmara de Pindamonhangaba o Projeto de Lei nº 33/2026, que determina que todos os proprietários de terrenos baldios construam muro e calçada no prazo de 180 dias. Após esse período, os proprietários estarão sujeitos à aplicação de multas.
A vereadora Ana Paula apresentou duas emendas reconhecendo a importância do projeto, mas propondo a ampliação do prazo de 180 para 360 dias. As emendas chegaram a ser aprovadas pela Comissão de Justiça da Câmara, mas foram rejeitadas em plenário.
Portanto, após a sanção do prefeito Ricardo Piorino, além dos custos com a limpeza dos terrenos, os proprietários terão apenas 180 dias para construir os muros e as calçadas.
O vereador Norberto de Moraes alertou que, no distrito de Moreira César, existem muitos loteamentos onde os moradores estão começando a construir suas casas. Segundo ele, os munícipes já enfrentam despesas com a taxa de lixo, aumento do IPTU e, agora, mais essa obrigatoriedade, o que representa um peso significativo para o bolso do contribuinte.
- Norberto cobra prefeito sobre auxílio aos pacientes
Após a aprovação de seu projeto de lei pela Câmara de Pindamonhangaba, o vereador Norberto de Moraes criticou a decisão do prefeito Ricardo Piorino de suspender, por meio de liminar, o aumento do auxílio concedido aos pacientes que precisam se deslocar para tratamento em outras cidades, como São José dos Campos, Caraguatatuba e até mesmo São Paulo.
Atualmente, o benefício é de R$ 20,00. O projeto aprovado previa o aumento para R$ 35,00. Segundo o vereador, esse valor, que ainda é pago dias depois da viagem, não é suficiente sequer para custear um café da manhã com salgado.
Norberto destacou que muitos pacientes saem de Pindamonhangaba por volta das 3 horas da manhã e, em diversos casos, não têm horário definido para retornar.
“É indigno tratar os munícipes dessa maneira. Onde está o respeito às pessoas que buscam tratamento de saúde, enquanto a administração afirma que a saúde é prioridade?”, questionou o vereador.
- Apoio de Thiago Gonçalves já surte efeito na Secretaria de Desenvolvimento Rural
Há pouco menos de 15 dias, o secretário-adjunto de Zeladoria, Thiago Gonçalves (Magrão), atendendo a pedido do prefeito Ricardo Piorino, passou a apoiar os trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Rural.
Segundo relatos, a medida já vem apresentando resultados positivos para a administração, especialmente na área rural, onde os serviços de manutenção estão proporcionando uma nova aparência às estradas e demais espaços públicos.
O trabalho tem sido alvo de elogios por parte dos produtores rurais e moradores da região.
- Renata Nairose coordena a pré-campanha de Lucas Mourão e Cássio Navarro no Vale
A experiente Renata Nerosi vem trabalhando intensamente no projeto político das pré-candidaturas de Lucas Mourão para deputado estadual e de Cássio Navarro para deputado federal na região do Vale do Paraíba.
Os pré-candidatos, filiados ao PSD, contam com o apoio do prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e também do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
Além do compromisso já assumido com o litoral sul do estado, os projetos políticos buscam agora ampliar sua atuação e fortalecer laços com os municípios do Vale do Paraíba.
Parabéns à Renata Nerosi pelo trabalho desenvolvido e sucesso nessa nova jornada.
sábado, 13 de junho de 2026
EM PINDA, ALUNO SUPOSTAMENTE COMETE ATO TERRORISTA EM ESCOLA
Em Pindamonhangaba, na última quinta-feira, a Polícia Militar foi acionada via COPOM pela direção de uma escola no bairro do Crispim. O relato indicava que um aluno de 15 anos estaria, supostamente, cometendo atos terroristas verbais, o que deixou funcionários, professores e colegas assustados.
Ao chegar ao local, a Polícia Militar constatou que o referido aluno realmente estava fazendo ameaças e pressões psicológicas. Segundo apurado, os policiais tiveram acesso ao celular do jovem e encontraram um grupo de WhatsApp composto por ele e mais quatro integrantes. Ao verificar as mensagens trocadas, a equipe constatou que havia uma suposta movimentação para a realização de um ataque àquela escola.
No aparelho, também foram encontrados vídeos nos quais os jovens apareciam portando soco-inglês, faca, revólver de brinquedo, entre outros objetos.
O Conselho Tutelar e a mãe do adolescente foram acionados. Todos foram encaminhados ao 1º Distrito Policial (DP), onde o caso foi apresentado às autoridades de plantão, que tomaram as devidas providências. Questionado sobre a motivação de tais atos, o aluno afirmou que havia sofrido bullying por diversas vezes e que esse seria o motivo de sua revolta.
sexta-feira, 12 de junho de 2026
quinta-feira, 11 de junho de 2026
SERVIDORES PÚBLICOS REJEITAM PROPOSTA DA PREFEITURA DE TAUBATÉ
Os servidores públicos de Taubaté rejeitaram, a poucos
instantes a proposta da prefeitura de um reajuste salarial de 2,5% a partir de
2027 e de um aumento de R$ 345,00 no vale-alimentação. A contraproposta do
SINDSERV (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Taubaté), definida em
assembleia pela categoria, pedia um reajuste de 9,45%, além do aumento no
benefício.
A oferta do Executivo foi oficializada após uma reunião
realizada na tarde de quarta-feira, que durou mais de oito horas. Diante da
diferença de 7,40% no reajuste salarial pleiteado, a assembleia dos servidores
decidiu manter a greve, iniciada no dia 26 de maio.
CARDÁPIO DETA QUINTA FEIRA ABENÇOADA
Cardápio do dia
Misturas
✅ Picadinho
✅ filé de frango empanado
✅ Dobradinha
✅ Frango ensopado com polenta
✅ Lasanha de berinjela
✅ Carne moida com batata
✅ Linguiça com ovo frito
Guarnições
✅ Arroz
✅ Arroz primavera
✅feijão
✅ Feijão preto
✅ macarrão
✅ Farofa
✅ Bolinho de arroz
✅ Batata frita
✅ Pimentão
✅Abóbora cabotia
✅ Repolho
Salada
✅ Alface
✅ Beterraba
✅ Mista
✅ Repolho
✅ Tabule
VEREADOR NORBERTO COBRA ESCLARECIMENTOS SOBRE O FUNCIONAMENTO DOS POSTOS DE SAÚDE DOS BAIRROS
Preocupado com a qualidade do atendimento prestado à população, o vereador Norberto protocolou requerimento solicitando esclarecimentos sobre o funcionamento dos postos de saúde dos bairros de Pindamonhangaba.
O objetivo é obter informações detalhadas sobre a quantidade de consultas e atendimentos realizados nas unidades, bem como entender quais medidas são adotadas quando ocorre a ausência do médico titular, seja por férias, afastamento, licença ou falta.
Segundo o vereador, diversos moradores têm procurado seu gabinete relatando dificuldades para conseguir consultas e dúvidas sobre a continuidade do atendimento quando o profissional responsável pela unidade não está presente.
"Precisamos garantir que a população não fique desassistida. Quando um paciente agenda uma consulta, muitas vezes ele se organiza com antecedência, falta ao trabalho ou depende de transporte para comparecer ao posto de saúde. Por isso, é fundamental saber se existe um médico substituto para atender a demanda ou se os pacientes estão sendo comunicados previamente sobre eventuais cancelamentos", destacou Norberto.
No requerimento, o parlamentar questiona quantos atendimentos e consultas são realizados em cada unidade de saúde, quais são os protocolos adotados em caso de ausência do médico titular e se há profissionais substitutos para assegurar a continuidade dos serviços.
Além disso, Norberto busca verificar se os pacientes são informados com antecedência quando não haverá atendimento médico, evitando deslocamentos desnecessários e transtornos à população.
"O papel do vereador é fiscalizar e buscar soluções para os problemas apontados pelos moradores. A saúde é uma das principais demandas da população e precisamos garantir transparência e eficiência na prestação desse serviço tão essencial", afirmou.
O vereador aguarda o envio das informações pelo Poder Executivo e reforçou que continuará acompanhando a situação dos postos de saúde para assegurar um atendimento digno e de qualidade aos moradores de todos os bairros de Pindamonhangaba.
Arraiá Cavalgar promete reunir famílias em dois dias de festa junina na Água Preta
O clima das festas juninas já começa a tomar conta de Pindamonhangaba com a realização do Arraiá Cavalgar, evento que promete reunir moradores da cidade e da região em dois dias de muita música, diversão e tradição. A festa acontecerá nos dias 12 e 13 de junho, na Rodovia Dr. Abel Fabrício Dias, nº 2195, no bairro Água Preta.
Com entrada franca, o
evento foi preparado para receber toda a família, oferecendo atrações típicas que
fazem parte das tradicionais comemorações de São João. Entre os destaques estão
a fogueira, comidas típicas, quadrilha, ambiente temático e apresentações
musicais ao vivo.
A programação terá
início no dia 12 de junho, a partir das 19 horas, com apresentação da dupla
Souza Neto e Mirandinha, trazendo um repertório voltado à música sertaneja e
regional.
Já no dia 13 de
junho, também às 19 horas, o público poderá acompanhar o show do Trio
Matogrosso, que promete animar os visitantes com sucessos que valorizam a
cultura popular e o clima festivo característico desta época do ano.
Além das atrações
musicais, os organizadores destacam que o Arraiá Cavalgar contará com uma ampla
variedade de comidas típicas, decoração temática e atividades voltadas para
crianças e adultos, reforçando o espírito de confraternização e valorização das
tradições juninas.
Segundo a divulgação
do evento, a proposta é oferecer um ambiente acolhedor, familiar e seguro para
que moradores de Pindamonhangaba e cidades vizinhas possam celebrar uma das
épocas mais tradicionais do calendário brasileiro.
HOMENAGEM A QUEM LEVA O NOME DE PINDAMONHANGABA AO MUNDO!
Apresentamos uma Moção de Congratulações ao atleta Vinicius
Zola, em reconhecimento à sua brilhante trajetória esportiva e às importantes
conquistas alcançadas no CrossFit.
Desde a adolescência, representando nossa cidade no
basquete, até se tornar pioneiro do CrossFit no Vale do Paraíba com a fundação
da CrossFit Tyranno, Vinicius construiu uma história marcada por dedicação,
disciplina e paixão pelo esporte.
Em 2025, alcançou um feito histórico ao se tornar Campeão
Mundial da categoria Master Pairs, no Campeonato Mundial realizado em Fort
Wayne, nos Estados Unidos. E, em 2026, conquistou também o título de campeão
regional do Ferro Games, na categoria Elite.
Sua trajetória inspira atletas, fortalece o esporte em nossa
cidade e enche de orgulho todos os pindamonhangabenses.
Parabéns, Vinicius, por representar tão bem nossa cidade e
mostrar que trabalho, persistência e dedicação podem levar cada vez mais longe!
👏💪
#RenatoCebola #Pindamonhangaba #ViniciusZola #CrossFit
#Esporte #MoçãoDeCongratulações #OrgulhoDePinda #FerroGames #CampeãoMundial
Prefeitura de Lorena retoma Ronda Rural para reforçar a segurança no campo
A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Segurança Pública, retomou oficialmente a Ronda Rural, iniciativa que amplia as ações de segurança nas estradas, bairros e propriedades da zona rural do município.
A retomada é possível graças ao convênio da Atividade Delegada, firmado entre a Prefeitura de Lorena e o Governo do Estado de São Paulo, que permite a atuação de policiais militares em reforço ao policiamento local. A partir de agora, uma viatura específica será empregada no patrulhamento das áreas rurais, ampliando a presença das forças de segurança e fortalecendo as ações preventivas.
A proposta da Ronda Rural é percorrer toda a malha viária rural do município, promovendo ações de prevenção a crimes, apoio aos produtores rurais e atendimento às demandas da população que vive no campo.
A Secretaria de Segurança Pública destaca que o patrulhamento rural já vinha sendo realizado pela Polícia Militar dentro de suas atribuições regulares, mas que a retomada da Ronda Rural por meio da Atividade Delegada permitirá ampliar a presença policial e oferecer um atendimento ainda mais próximo da população.
A Prefeitura de Lorena reforça que continuará investindo em ações de segurança pública, em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, buscando garantir mais tranquilidade e proteção para todos os moradores, tanto da área urbana quanto da zona rural.
.jpeg)

%2010.22.43_d4ff0506.jpg)














