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segunda-feira, 14 de junho de 2021

Prefeitura retoma Mutirão da Oftalmologia dia 28 de junho






A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba está anunciando a retomada do atendimento na Carreta da Oftalmologia, que irá acontecer de 28 de junho a 8 de julho no pátio do Paço Municipal. A segunda fase do mutirão de consultas pretende finalizar o atendimento, que teve início em outubro do ano passado, quando o município viabilizou a contratação de 4 mil consultas desta especialidade médica.

Serão atendidos diariamente até 250 pacientes, no período das 7h às 11h e das 13h às 17h. “Nosso atendimento acontecerá de segunda-feira à sábado, finalizando assim o contrato assinado pelo município junto à empresa 20/20 Serviços Médicos, vencedora da licitação”, afirmou a secretária de Saúde, Valéria Santos.

O atendimento na carreta é realizado somente para os pacientes que fazem parte da fila do sistema da saúde (SISREG), ou seja, cuja consulta consta como demanda cadastrada junto à unidade de saúde do paciente.

“O agendamento inicial das consultas está sendo realizado pela Secretaria de Saúde, para evitar problemas com número de telefone incorreto ou inexistente. O agente de saúde irá até à residência do paciente agendando e atualizando os dados. Após o contato inicial, a empresa confirmará o agendamento, diminuindo assim a porcentagem de faltosos”, explicou a secretária de Saúde.

O mutirão contempla o atendimento de consultas oftalmológicas com exames de refração e outros procedimentos básicos para que o paciente possa sair com uma definição do seu diagnóstico. “A maioria dos casos remete a acuidade visual, necessitando do encaminhamento para uso de óculos ou atualização de lentes. Existem também casos de necessidade de cirurgias de catarata ou de outra patologia da vista, que também recebem os encaminhamentos necessários e assim a gente tem condições de deixar essa especialidade com demanda livre”, explicou Valéria.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Confira as vagas de emprego do PAT de Pinda

 

A partir de agora, diariamente, estaremos publicando aqui no Blog as vagas diária de emprego existentes no PAT de  Pindamonhangaba, localizado na

 Avenida Albuquerque Lins, 138,

telefone (12) 3642-2530.

Av. José Augusto Mesquita, 170 – Moreira César - Pindamonhangaba Telefone:

 

telefone:  35500561

 

Portal Emprega Brasil - acesse: https://empregabrasil.mte.gov.br

 

Segundo o diretor de emprego e renda, Marcelo Camargo, a partir de agora, por determinação do prefeito Dr. Isael e vice Ricardo Piorino eles estarão intensificando o contato com as empresas e comércio para tentar ampliar ainda mais o número de vagas na cidade.

Confira as vagas de hoje: 11/06/2021 no PAT:

 

PAT

Município: Pindamonhangaba

Ocupação

Nº Vagas

Nível de instrução

Exige experiência

Auxiliar de mecânico de refrigeração

1

Ensino médio completo

06 meses

Baba

1

Indiferente

06 meses

Caldeireiro

3

Indiferente

06 meses

Caldeireiro

1

Ensino médio completo

06 meses

Eletricista de alta tensão (curso de elétrica e SEP)

1

Ensino médio completo

06 meses

Eletricista de autos

1

Ensino médio completo

06 meses

Eletricista de manutenção industrial (curso de elétrica, comandos e PLC)

1

Ensino médio completo

06 meses

Eletricista de refrigeração (curso de refrigeração)

1

Ensino médio completo

06 meses

Jardineiro

1

Ensino fundamental completo

06 meses

Jardineiro (Exp. com roçadeira e motosserra)

1

Ensino médio completo

06 meses

Líder no comércio (disponibilidade para trabalhar finais de semana em escala)

1

Ensino médio completo

06 meses

Mecânico de manutenção industrial (Curso técnico ou do SENAI)

1

Ensino médio completo

06 meses

Mecânico de refrigeração

1

Ensino médio completo

06 meses

Operador de mini retro (CNH”A/D”)

1

Ensino médio completo

06 meses

Serralheiro

1

Ensino médio completo

06 meses

Supervisor de limpeza e portaria

1

Ensino médio completo

06 meses

Técnico de enfermagem (aceita PCD)

10

Ensino médio completo

06 meses

BOMBA – Tremembé irá gastar 1 ano o que poderia gastar em 4 anos


 Com a terceirização da Coleta de lixo em Tremembé o valor a ser gasto com a empresa subiu de 40 mil reais para mais de 170.000,00 pagos a FortNort (mesma empresa que administra a Eco Taubaté) queridinha de Ortiz Júnior de Taubaté.

Ou seja o valor que era gasto com a coleta em 4 anos agora vai em apenas um para uma empresa de fora, assim pagando supostamente os acordos políticos com o PSDB e Ortiz Júnior 

Quem administra Tremembé? Quem é Gente da Gente  ?


Obras na Rua dos Andradas começam dia 14 de junho




O projeto de urbanização e revitalização da região central de Pindamonhangaba terá continuidade com a reurbanização das calçadas da segunda fase da Rua dos Andradas. A Prefeitura de Pindamonhangaba informa que a obra começa nesta segunda-feira, 14 de junho, e compreenderá a esquina com a rua Dep. Claro César (Boticário) até a esquina com a rua Cel. Fernando Prestes (Portal da Esfiha).

Os detalhes e esclarecimentos sobre o projeto, que seguirá o mesmo padrão da primeira fase, realizada entre o Banco Itaú e a lojas Teddy, foram apresentados mês passado para os comerciantes e proprietários de imóveis.

Esta melhoria faz parte do programa de revitalização da região central e será executada através da participação comunitária, sem custos para os cofres públicos, assim como as obras de revitalização do Centro Comercial 10 de Julho, que foi totalmente remodelado.

A empresa responsável pelo financiamento da obra é o Laboratório Ecolyzer Ltda, que contratou a empresa Tinoco Engenharia para a execução do projeto, que contempla o alargamento das calçadas, colocação de guias e sarjetas, execução de drenagem e tubulação de águas pluviais, instalação de piso podotátil e colocação de ladrilho hidráulico, totalizando um investimento no valor estimado de R$ 370.000,00.

“As melhorias na infraestrutura trarão uma completa requalificação ao espaço urbano, garantindo segurança e acessibilidade aos pedestres. O benefício será para todos, sem custos para o poder público e comerciantes", afirmou a secretaria de Obras e Planejamento, Marcela Franco.

A realização desta melhoria estava programada para o final de 2020, entretanto, na época, a Prefeitura acolheu o pedido dos comerciantes para não realizar a intervenção naquele momento, diante do cenário exposto, protelando para o primeiro semestre de 2021. A previsão de entrega da obra está prevista para final de setembro. Durante este período, o trecho estará interditado para a passagem de veículos.

“Temos a certeza de que as melhorias que serão realizadas eliminarão as deficiências e irregularidades no pavimento, apontadas pelos comerciantes na reunião e em breve toda comunidade terá mais conforto e segurança para realizar suas compras, assim como acontece hoje na fase 1 da Rua dos Andradas e no Centro Comercial 10 de Julho”, afirmou o prefeito Isael Domingues.

A conclusão desta obra , bem como as que foram realizada no centro comercial e na praça Monsenhor Marcondes é fruto do trabalho reivindicado pelo ex presidente da Câmara e atual secretário de Habitação Felipe Cesar na qual desde já agradece o prefeito Dr Isael e a  secretária Marcela Franco.

Covid-19: Pinda reduz idade para profissionais de educação, que também terão vacinação no sábado


Primeira dose


•     Os trabalhadores da educação com 18 anos ou mais serão vacinados na sexta-feira (dia 11), à tarde, das 13 às 18 horas, no Centro Dia do Idoso (Vila Rica), CIAF (Saúde da Mulher), CISAS (Moreira Cesar) e PSF Nova Esperança (Araretama).

No sábado, haverá vacinação exclusiva para os profissionais da Educação, conforme determinação da Secretaria Estadual de Educação.

Neste dia, a vacinação vai ocorrer em outro horário e com alteração de local também. Será das 8 às 12 horas no CIAF (Saúde da Mulher), CISAS (Moreira Cesar), PSF Nova Esperança (Araretama) e na UBS Ipê II.

Os profissionais de educação devem seguir as orientações da Secretaria de Estadual, efetuando cadastro pelo www.vacinaja.sp.gov.br/educacao com número do CPF, nome completo e e-mail e levar impresso o QRCode enviado pelo Estado. (mais informações abaixo, no texto sobre regras gerais e específicas).

Todas as gestantes e puérperas (com ou sem comorbidade) com 18 anos ou mais serão vacinadas no Bosque da Princesa (8 às 11 horas e das 13 às 15 horas) e na UBS Ipê II (13 às 15 horas). Informamos que as gestantes e as puérperas precisam levar a carteira de acompanhamento de pré-natal. A determinação é do Ministério da Saúde via Secretaria Estadual de Saúde. Elas vão receber doses de Coronavac.

Pessoas com comorbidades e deficientes permanentes graves com 18 anos ou mais; transplantados, pessoas com síndrome de down, pacientes em hemodiálise com 18 anos ou mais; e idosos com 60 anos ou mais serão vacinados no período da manhã (8 às 11 horas), no Centro Dia do Idoso (Vila Rica), CIAF (Saúde da Mulher), CISAS (Moreira Cesar) e PSF Nova Esperança (Araretama) e UBS Ipê II.

Os profissionais de saúde, trabalhadores de clínicas e consultórios (técnicos e de apoio), cuidadores de idosos e doulas (com registro e documentação) e que possuam 18 anos ou mais, e os motoristas e cobradores do transporte público são vacinados de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 15 horas, no Shopping Pátio Pinda. Eles devem comprovar vínculos de emprego e atividade com os estabelecimentos de saúde.

Os estagiários de saúde serão vacinados das 8 às 11 e das 13 às 15 horas, no Shopping Pátio Pinda. Eles precisam comprovar que trabalham e em atividades com atendimento direto ao público. Para isso, eles precisam levar documento da instituição onde estudam, comprovando que estão atuando em campo de estágio. 


Segunda dose


Profissionais da educação, idosos com 62 anos ou mais que receberam a Coronavac/ Butantã serão imunizados no Bosque da Princesa (8 às 11 horas e das 13 às 15 horas) e na UBS Ipê II (13 às 15 horas).


• Na sexta-feira (dia 11) não haverá vacinação para idosos com 77 anos ou mais e profissionais de saúde que receberam a AstraZeneca/Fiocruz. Eles voltam a ser vacinados dia 14 de junho (segunda-feira) com a segunda dose das 13 às 15 horas no Centro Dia do Idoso (Vila Rica), CIAF (Saúde da Mulher), CISAS (Moreira Cesar) e PSF Nova Esperança (Araretama).  



Atenção para regras gerais e específicas


Todos precisam levar um documento de identificação (RG ou CPF), comprovante de endereço e o termo de vacinação preenchido (disponibilizado no site da Prefeitura). Originais e cópias.

Os trabalhadores de clínicas, consultórios e profissionais de saúde precisam comprovação do vínculo empregatício e atividade. Os que já receberam a primeira dose na data anterior devem seguir a data anotada na carteirinha para a aplicação da segunda dose.

Os cuidadores de idosos e as doulas devem apresentar documentos e registro de trabalho.

Pessoas com síndrome de down, pacientes renais em tratamento de diálise (Terapia Renal Substitutiva) e transplantados em uso de imunossupressores precisam apresentar laudo médico referente ao tratamento/diagnóstico. Para os últimos, também é recomendável a apresentação de receita médica do medicamento imunossupressor em utilização pelo paciente. Originais e cópias.

Qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de receitas, relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados. Originais e cópias. No caso de pacientes com hipertensão e que levarem a receita médica, ela deverá conter, no mínimo, o nome de dois medicamentos para controle da doença. 

A orientação vale tanto para as pessoas na faixa etária quanto para as pessoas com down, em hemodiálise e transplantados.

As grávidas e as puérperas precisam levar a carteira de acompanhamento de pré-natal.

Os trabalhadores da Educação devem se cadastrar no www.vacinaja.sp.gov.br/educacao com número do CPF, nome completo e e-mail. Um link é enviado ao e-mail indicado para validação e continuidade do cadastro. Após a conclusão, cada pessoa recebe um comprovante com QRCode para verificação de autenticidade, que deve ser apresentado no posto de vacinação juntamente com RG, CPF e comprovante de endereço. Caso a pessoa não localize o QRCode no e-mail, também é possível gerar o comprovante por meio do site, digitando o CPF e imprimindo o documento.

Os funcionários das empresas vinculadas à Secretaria de Transportes Metropolitanos receberão um e-mail, enviado pela Prodesp, com um QRCode que servirá de comprovação para ser vacinado, junto com uma identidade funcional e documento pessoal.

As comorbidades definidas pelo Governo são: insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronariana, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática/cirrose A, B ou C, HIV, AVC, doenças neurológicas, deficiência neurológica grave, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica e doenças hereditárias degenerativas do sistema nervoso ou muscular.

Herivelto Vela solicita audiência pública da Segurança em Pindamonhangaba

            Errado quem pensa que segurança pública é apenas questão de polícia. Saímos daquele período em que membros do poder centralizavam política e administrativamente o poder do Estado em suas mãos, negando à maior parte dos cidadãos a participação e a decisão. Hoje, a participação da sociedade civil com os poderes legislativo e executivo deve ser constante para uma evolução da democracia em benefícios não de um grupo ou de alguém, mas de todos.

            Audiência pública é uma garantia dada pela Constituição Federal, em que espaços para o processo de planejamento são ampliados para discussão, detalhamento de ações, ouvindo a população, debatendo e assim, formular uma política pública que atenda as demandas.

            Uma demanda que vem atraindo a participação social em nossa Pindamonhangaba é a Segurança. Não é só o senso comum que faz com que a percepção de insegurança aumente em nosso município. Dados oficiais disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo confirmam essa percepção. Construímos um estudo simplificado com alguns indicadores que vem influenciando negativamente a percepção de segurança da população.

OBSERVAÇÃO:

TODOS OS INDICADORES ABAIXO ESTÃO SENDO ANALISADOS DE 2019 A 2021, APENAS NOS 4 PRIMEIROS MESES DO ANO. OS ANOS COMPLESTOS ESTÃO TODOS DISPONÍVEIS NO PORTAL DA SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA.

 

            1º Vítimas de Homicídios dolosos: em 2019, de janeiro a abril, Pinda registrou 8 vítimas de homicídios; no mesmo período de 2020 foram 7 e agora em 2021 já contabilizamos 8 vítimas;

            2º Latrocínio: o roubo seguido de morte, em 2019 e 2020 não tivemos registro nenhum desse tipo de crime em nossa cidade, já no ano de 2021 em 4 meses, apresentamos 2 latrocínios;

            3º Total de Estupro: um indicador que acompanha a tendência do Estado em nosso município, mas precisamos ficar em vigia. Em 2019 foram registrados 15, 2020 tivemos um aumento para 19 estupros e em 2021 apenas 8 registros;

            Estupro de Vulnerável: caracteriza-se por qualquer ação que objetive prazer sexual, com menor de 14 anos, com alguém enfermo (doente) ou deficiente (portador de retardo ou insuficiência) mental. Em 2019 Pinda registrou 10, em 2020 15 e em 2021 7. Ou seja, dos 8 registros de estupros no município 7 foram de vulnerável;

            5º Furto de Veículos: em 2019 foram registrados em 4 meses 64 ocorrências, em 2020 40 e agora em 2021 até o mês de abril, Pinda registrou 48 ocorrências dessa natureza;

            6º Roubo de Veículos: em 2019 foram registrados nos 4 meses iniciais 33 ocorrências, em 2020 23 e agora em 2021 até o mês de abril, Pinda registrou 25 boletins;

            7º Roubos-Outros: indicador que é disponibilizado no site da Secretária da Segurança Pública, que contabiliza todos os roubos da cidade sem aferir roubo a banco, roubo a carga e roubo de veículos. Em 3 anos, de janeiro a abril, temos essa visão dentro deste indicador. 2019 171 boletins (uma média de 1,5 roubo por dia), em 2020 há 166 ocorrências (uma média de 1,4 roubo por dia) e em 2021 128 ocorrências (uma média de 1,1 roubo por dia).

Através do requerimento n° 1524/2021 o vereador Herivelto Vela preocupado com a segurança de Pindamonhangaba está solicitando a realização de uma audiência pública na Câmara para juntos procurarem achar uma ação conjunta para combater a criminalidade no município, nesta audiência espera contar com a presença da delegada titular do 1° DP; os delegados dos 2° e 3° DP; Comandante da Polícia Militar; Comandante dos Bombeiros; Comandante da Polícia Florestal; Conseg; Secretaria da Segurança Pública Municipal, Deputado Padre Afonso Lobato e os presidentes de Bairros.

Cardápio desta sexta feira

 Marmitex acompanha arroz, feijão, macarrão, 1 opção de proteína, acompanhamentos e salada.


✅ Escolha uma opção

  • Bife de fígado
  • Picadinho
  • Filé de frango empanado
  • Linguicinha com fritas
  • Carne moída com batata
  • Omelete com queijo

✅acompanhamento

  • Macarrão alho e óleo
  • Repolho com cenoura

✅salada

Beterraba


 FIT  


🔴 Marmitex acompanha arroz integral + 1 opção de proteína + acompanhamentos.


✅ Escolha uma opção:


  • Filé de frango grelhado
  • Carne moída com batata
  • Bife de fígado




✅ acompanhamento

Repolho com cenoura



✅ Salada 

Mista

Alunos resolveram simulações de ataques cibernéticos no Desafio SENAI de Segurança Cibernética (CYBER CTF) – Capture the Flag


 

A equipe da Escola SENAI de Informática, no centro da capital paulista, conquistou mais uma vitória para o SENAI-SP no campo da Cyber Segurança. Os professores Danilo Rodrigues, Gabriel Florêncio e Matias Fernandes e os alunos Gabriel Vieira e Rodrigo Henrique levaram o primeiro lugar no Desafio SENAI de Segurança Cibernética (CYBER CTF) – Capture the Flag. O campeonato, realizado virtualmente pelo SENAI Nacional, entre 1 e 3 junho, contou com um simulador hiper-realista de ataque e defesa cibernética. A competição teve a presença de cerca de 20 participantes - alunos a partir do Ensino Médio incompleto e profissionais de TI - de diversos Departamentos Regionais e Institutos Federais.

Promovido pela Academia SENAI de Cibernética, os participantes jogaram para capturar o maior número de bandeiras durante movimentos de ataque e defesa em plataforma virtual colocando assim em prática suas habilidades técnicas.

Os integrantes do time campeão do SENAI de Informática receberam o Certificado de Vencedor do Cyber Capture The Flag (CTF) – Desafio SENAI de Segurança Cibernética, edição junho de 2021, além de matrículas grátis para o Curso Prático de Simulação Hiper-realista de Ataques Cibernéticos, que será realizado ainda no mês de junho.

 

quinta-feira, 10 de junho de 2021

Prefeitura implanta nova estação Vida Saudável na Avenida NS Bom Sucesso






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Após o grande sucesso e repercussão da primeira estação Vida Saudável no Parque da Cidade, a Prefeitura de Pindamonhangaba está implantando a segunda unidade, no canteiro da Av. Nossa Senhora do Bom Sucesso (entrada da cidade).

Com os recursos escassos e sendo revertidos prioritariamente para a saúde, a Prefeitura de Pindamonhangaba está encontrando com criatividade uma fórmula de implantar novos equipamentos para atividades físicas. Com a integração de diversas secretarias, está sendo possível construir novos espaços, com doações de empresas e reaproveitamento de materiais.

Esse espaço conta com 13 equipamentos, numa área de 80m², possibilitando a realização de diversas séries de exercícios nos seguintes equipamentos: barra fixa, barra paralela, bancos de step, prancha de abdômen, banco horizontal, halteres, barras com peso e degrau para panturrilha.

Através da recuperação de barras de placas de trânsito em desuso, do reaproveitamento de materiais que estavam em depósito e de doação de madeiras e outros materiais, aliada a mão de obra de diversos servidores, o projeto foi ganhando corpo e hoje o Parque da Cidade conta com uma estação de equipamentos para atividade física, ampliando o acesso ao bem estar e práticas saudáveis.

Segundo o assessor André Gustavo Barros de Almeida, a ideia nasceu da necessidade de estimular hábito saudáveis e ampliar a autonomia das pessoas para a prática de atividade física. “A primeira unidade foi entregue no mês passado e nossa intenção é colocar outras unidades em diversos pontos da cidade”.

O secretário de Esportes, Everton Chinaqui, agradeceu os servidores da Semelp pelo trabalho na implantação. “Temos uma equipe comprometida que coloca o coração em tudo que faz. Quero agradecer a todos em nome do servidor Aderbal, conhecido como Pardal, que estão se dedicando nesta segunda estação”.

O prefeito Isael Domingues enalteceu a integração das secretarias de Governo, Meio Ambiente, Planejamento, Obras e Esporte e união dos servidores que se dedicaram ao projeto. “As atividades físicas têm implicações extremamente positivas sobre a qualidade de vida, além de contribuir para saúde pública, com grande economia em gastos relacionados a tratamentos médicos e internações hospitalares”, afirmou o prefeito Isael Domingues.

A nova estação contou com a participação popular, que definiu através de uma enquete realizada no Facebook da Prefeitura, o nome do espaço de “Vida Saudável”.