Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

sexta-feira, 29 de maio de 2020

CONTEXTO | Além Da Notícia


                                                                                                           
 Por Sérgio Cursino

ACEITAÇÃO | sobrevivendo em meio à crise

Aceitação é acolher, sem críticas ou julgamentos. Abraçar a totalidade de uma situação ou experiência.
É a conscientização interior de que tudo vai bem, apesar do que esteja acontecendo fora de mim.
Eu não preciso gostar disso tudo que está acontecendo em minha vida  - uma pandemia que alterou tudo - mas preciso aceitar que tal fato está acontecendo.
Enquanto eu não aceitar a realidade, vai ficar ainda mais difícil, fico impotente para definir o que preciso fazer.
Deixar de aceitar a realidade é negar que eu possa fazer uma escolha consciente.
Quando não faço escolhas, vivo à revelia e me torno vítima das circunstâncias.
Aceitação é saber que - apesar de as coisas não acontecerem como imagino, tudo está perfeitamente bem!
Aceitação é um simples reconhecimento.
Aceitar que tudo, absolutamente tudo, é temporário.
Quando sei que uma situação é passageira, consigo lidar com ela de maneira mais serena.
Aceitação é uma espécie de bilhete de um trem expresso que me leva com mais rapidez do lugar do medo e da raiva ao ponto em que desejo chegar, sem ter que passar por tantas emoções negativas.
Aceitar significa que consigo despir-me melhor da emoção e ter mais objetividade para enxergar o que está acontecendo de fato.
É necessária a postura emocionalmente distanciada da aceitação para que eu consiga fazer uma escolha sábia.
Chegou a hora de mostrar minha fibra!
Aceitação é a essência do respeito por si mesmo e pelos outros.
Quando aceito a realidade, demonstrando assim que me disponho a fazer uma escolha consciente, reverencio a sabedoria, a força e a tenacidade do Espírito Divino que habita dentro de mim.
Quero reconhecer que existem necessidades e circunstâncias além das minhas.

Quando aceito o que é, me torno intensamente consciente do que não é. 

ESTE É O PODER DA PALAVRA!



quinta-feira, 28 de maio de 2020

Pinda tem mais um caso positivo para coronavírus


Pindamonhangaba conta com mais uma paciente testada positivo para coronavírus. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (28), pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura. 

A paciente é uma mulher de 46 anos, moradora da Vila São Benedito, que está em isolamento domiciliar. 
Com este novo caso, agora Pinda apresenta 46 pacientes testados positivos e continua com 28 recuperados. A adesão da população à quarentena está em 49%.
O Governo do Estado está iniciando uma flexibilização da quarentena a partir do dia 1º de junho, com isso, os números de casos tendem a aumentar. Por isso, a Prefeitura de Pindamonhangaba reforça as recomendações: que quem puder, fique em casa, respeitando a quarentena, e quem precisar sair, que use máscara e higienize constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO N°74


Prefeitos do Litoral Norte pedem revisão e avanço para a fase amarela e demais prefeitos aceitam suposta retalhação política

Logo após a divulgação por parte do governador João Doria de flexibilização a partir de 1 de junho, por fase denominada em cor, a região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, hoje com uma população de mais de 1 mi habitantes, de 39 municípios, foi equiparada a capital de São Paulo e colocada na fase laranja. Com registro de 95 mortes até o momento, pouco mais de 2.200 casos confirmados e mais de 2.100 curados e de tratamentos e com tranquilidade em leitos de UTI SUS e enfermarias para combater o Coronavírus, ficar na fase laranja é causar um prejuízo ainda maior a economia da região. 
Com 23 mil demissões de carteiras assinadas, fora os prejuízos de autônomos, ambulantes e entre outros trabalhadores, esta classificação laranja supostamente demostra por parte do governador João Doria do PSDB uma retalhacão política, demostrando que não tem bons olhos para a região que em sua grande parte apoiou em 2018 o candidato Márcio França e, também é de conhecimento do mundo político que ele tem uma diferença com o ex-governador Geraldo Alckimim que é da região.
O prefeito de Caraguatatuba, juntamente com os demais do Litoral Norte deverão protocolar ainda hoje um pedido de revisão para que aquelas cidades passem para a fase amarela. 
Acompanhando as entrevistas dos prefeitos de São José dos Campos e Taubaté, ambos do PSDB, parece que eles aceitaram com naturalidade esta decisão de João Doria e ao mesmo tempo não estão supostamente preocupados com a economia da região. 
Esperamos que o prefeito de Pindamonhangaba e diversos outros municípios não cruzem os braços, se mobilizem e protocolem um pedido de revisão e que até mesmo, se necessário, entre na justiça, pois o que estamos entendendo na decisão do governador que a ciência, os números, o respeito a vida e a economia não tem mais valor e sim atitude política de um governador descompromissado e politiqueiro.


Cardápio de hoje : Come se Bem


* PICADINHO

*DOBRADINHA

*LINGUIÇA COM OVO

*FILÉ DE FRANGO

Câmara entrega R$ 1 milhão para a Prefeitura aplicar no social e saúde


 Neste momento de pandemia e dificuldades financeiras na arrecadação das prefeituras de todo o Brasil, a Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba demonstrou uma atitude de colaboração e respeito com o Executivo.
O prefeito Isael Domingues e o vice prefeito Ricardo Piorino, juntamente com o secretário de Finanças e Orçamento Cláudio Marcelo Godoy Fonseca, receberam na manhã desta quarta-feira (27) o presidente da Câmara, vereador Felipe César acompanhado do vice, Carlos Eduardo Moura “Magrão”, que devolveram à Prefeitura recursos do tesouro no valor de R$ 1 milhão, oriundo da economia realizada pela Câmara no repasse do duodécimo dos primeiros meses do ano.
Segundo presidente Felipe César é uma maneira do Legislativo ajudar neste momento em que o Executivo precisa de recursos para enfrentar o momento crítico vivido na área da saúde.
“Esses recursos serão fundamentais para a Prefeitura executar ações na área da saúde e assistência social e mostra a responsabilidade com que a atual Mesa Diretora da Câmara vem trabalhando”, afirmou o vereador Magrão.


Direto ao Ponto aborda atual situação do setor imobiliário


 Seguindo a linha de assuntos relacionados ao impacto do coronavírus na sociedade e no dia a dia da população, no último sábado (23), o apresentador do programa Direto ao Ponto Norbertinho Moraes recebeu o empresário Marcos Aurélio para falar sobre o impacto da pandemia no setor imobiliário.
Marcos Aurélio é proprietário da Imobiliária Real, que fica no distrito de Moreira César, e é especialista em assuntos relacionados ao setor imobiliário, e durante o programa tirou a dúvida da população com relação ao assunto.
Aurélio explicou que no começo da pandemia foi um susto para os empresários deste setor, mas que agora as coisas começaram a melhorar, pois as pessoas estão começando a ver que está em um momento bom para investir em imóveis, pois a Caixa Econômica Federal baixou os juros e continua fazendo financiamento.
Mas ele explicou que é importante que os interessados em investir precisam estar atentos as regras e, também abordou os detalhes de um financiamento e como está o mercado imobiliário.
 A população como em todos os programas teve uma participação importante nesta edição, mandando perguntas e sugestões para o convidado e apresentador.
Norbertinho ressaltou em seu programa que é a favor de que o comércio volte a funcionar gradualmente para que a população e empresários possam voltar a acreditar em uma melhora da atual situação, e que não corra o risco de mais pessoas ficarem desempregadas e mais comerciantes fechem de vez o seu negócio.
O Programa Direto ao Ponto vai ao ar todos os sábados na rádio 107.1 FM, a partir das 10 horas, a população pode participar mandando perguntas e sugestões no telefone e WhatsApp (12) 3642-3512.
   


Prefeitura e Conselho iniciam Cadastro Municipal de Cultura


A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Departamento de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, estão iniciando o Cadastro Municipal de Cultura. O intuito é mapear os articuladores e fazedores de cultura do município, para melhor implementação de políticas públicas para o setor. 
Entre os objetivos do cadastro, estão a contribuição com possíveis solicitações de editais e auxílios externos que venham a exigir a inscrição do artista, do grupo ou da entidade no Conselho Municipal de Cultura; e o cumprimento da meta 1.8 do Plano Municipal de Cultura, que estipula o Desenvolvimento do SMIIC (Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais), previsto no SMC (Sistema Municipal de Cultura), que tem como objetivo especifico ter base de dados dos artistas municipais.
O cadastro é aberto a artistas, grupos, coletivos e entidades não governamentais que trabalhem com cultura, e qualquer fazedor de arte e ou cultura no município, sendo pessoa física ou jurídica, no Conselho Municipal de Pindamonhangaba. O período de inscrição já está aberto no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br e será válido até dezembro de 2020, sendo renovado anualmente. 
De acordo com a diretora de Cultura da Prefeitura, Rebeca Guaragna Guedes, durante o período de quarentena e enquanto perdurar a pandemia do Covid-19, os cadastros serão realizados somente pelo site da Prefeitura. Após este período, a intenção é que o cadastro possa ser realizado também presencialmente, na sede do Departamento de Cultura, região central da cidade. “Em caso de dúvidas ou dificuldades para realizar a inscrição online, estamos à disposição pelos telefones 3642-1080 ou 3643-2690 para tirar as dúvidas e até mesmo realizar a inscrição por meio telefônico”, explicou. 
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cultura de Pindamonhangaba, Wagner Eduardo Conceição Souza, as entidades, grupos ou pessoas inscritas para o cadastro serão analisadas por uma comissão avaliadora do Conselho Municipal de Cultura. “A princípio, todos os inscritos estarão cadastrados, devido questão de emergência. Posteriormente, quando o Conselho Municipal de Cultura voltar a suas atividades regularmente (presenciais), será analisada e publicada as questões pertinentes a avaliação”, destacou.
Importante destacar que os dados pessoais dos artistas e fazedores de cultura não serão públicos, somente os índices, compondo o panorama geral da cidade. 
A resolução completa está no site da Prefeitura, clicando no banner do Cadastro Municipal de Cultura.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Pinda tem dois óbitos suspeitos, mais um paciente testado positivo e outro recuperado de coronavírus

Pindamonhangaba conta com mais dois óbitos suspeitos por coronavírus, mais um caso testado positivo e mais um paciente recuperado. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (27), pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura. 
Com esses novos casos, agora Pinda apresenta 45 testados positivos, um total de 2 óbitos suspeitos e 28 pacientes recuperados. Além desses números, permanece o total de 3 óbitos confirmados. Todas as informações sobre coronavírus e dengue podem ser conferidas no boletim da Vigilância Epidemiológica desta quarta-feira.
Os óbitos suspeitos são de pacientes do sexo masculino, que deram entrada na rede pública (UPA de Moreira César e Pronto-Socorro), sendo que um deles de 82 anos e o outro de 85 anos. As famílias já foram avisadas e orientadas, e todas as precauções sanitárias foram tomadas. A Prefeitura de Pindamonhangaba se solidariza e manifesta o pesar à família dos pacientes. 
O caso testado positivo é de uma mulher de 49 anos, moradora do bairro Triângulo. Ela está internada na enfermaria da Santa Casa. 
O paciente recuperado de coronavírus é um homem de 36 anos, morador do Jardim Rosely. 
Participação da população - A Prefeitura de Pindamonhangaba reforça as recomendações: que quem puder, fique em casa, respeitando a quarentena definida pelo Governo do Estado de São Paulo para até o dia 31 de maio, e quem precisar sair, que use máscara e higienize constantemente as mãos com água e sabão ou álcool em gel. 
Um dado de destaque no boletim de hoje é a porcentagem de apenas 46% de adesão da população à quarentena, quando o necessário para que a cidade seja contemplada no Plano São Paulo de flexibilização é de 55%. Por isso, a adesão da população ao isolamento é item essencial para que a cidade possa ser integrada no Plano criado pelo Governo do Estado, que determina ainda que a cidade, para ser contemplada, tenha 14 dias sem casos novos e ocupação máxima de 60% dos leitos hospitalares.

Cardápio de Hoje quarta feira


* FEIJOADA

*PICADINHO 

*FILÉ DE FRANGO