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quarta-feira, 29 de abril de 2020

Direto ao Ponto recebe presidente do Sindicato dos Metalúrgicos



O apresentador do programa Direto ao Ponto, Norbertinho Moraes recebeu no último sábado (25), o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba Herivelto Vela e o assunto abordado por eles foi o emprego em época de pandemia.
Vela falou sobre as demissões que vem acontecendo na cidade e no país. Explicou sobre alguns planos do governo para ajudar as empresas e a atitude que o sindicato está tendo para auxiliar os trabalhadores.  
Citou a situação de algumas empresas da cidade e futuras demissões que podem acontecer ainda.
Norbertinho falou também de outros assuntos importantes na cidade e a falta de posicionamento da Prefeitura com relação a últimos acontecimentos.  
O programa Direto ao Ponto vai ao ar todos os sábados a partir das 10 horas, na rádio 107.1 FM. A população pode participar mandando sugestões, reclamações e questionamentos no telefone e WhastApp: (12) 3642-3512.


terça-feira, 28 de abril de 2020

BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO N°44

Pinda confirma mais dois positivos para coronavírus e chega a 17 casos



O combate ao coronavírus continua em Pindamonhangaba e a melhor maneira, ainda, de prevenção, é ficando em casa o maior tempo possível. Nesta terça-feira (28), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura confirmou mais dois casos positivos de coronavírus no município, passando de 15 para 17.
Os novos casos são de duas mulheres profissionais de saúde - uma de 50 anos, que está internada em setor de enfermaria de um hospital particular; e uma de 29 anos, que está em isolamento domiciliar.
A recomendação da Prefeitura de Pindamonhangaba para os munícipes continua a mesma: isolamento social, e caso seja necessário sair, o uso de máscara e higienização contínua das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar aglomerações.

Pindamonhangaba é a primeira cidade a receber cestas básicas do programa “Alimento Solidário”



Pindamonhangaba é uma das primeiras cidades de grande porte da região metropolitanas a receber, nesta terça-feira (28), as 7.285 cestas básicas do programa “Alimento Solidário”, do Governo do Estado de São Paulo. O benefício é fruto do termo de adesão que a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, assinou com o Governo do Estado.
As cestas estão sendo trazidas em dois dias, e depositadas no Ginásio de Esportes “Juca Moreira”, onde foi montada a central da campanha de doação “Uma Mão Lava a Outra”, que tem à frente o Fundo Social de Solidariedade.
Essas cestas são direcionadas pelo Governo do Estado de São Paulo para as pessoas que estão no Cadastro Único, por meio de uma lista com o nome dos beneficiados, que acompanha o carregamento. 
O prefeito Isael Domingues, o secretário de Governo da Prefeitura, Marcelo Martuscelli e a secretária de Assistência Social da Prefeitura, Ana Paula Miranda, acompanhada de suas diretoras de Departamento, receberam os caminhões. Equipes de voluntários do Fundo Social, Secretaria de Esportes e Lazer, Secretaria de Assistência Social, Departamento de Comunicação, Exército e demais voluntários estão reunidos no local para descarregar e organizar as cestas na quadra.

Cardápio do dia do Come se Bem

           
                             * LINGUIÇA COM OVO

                             *FRANGO COM POLENTA

                             *PICADINHO

Câmara aprova moção á Rafael Lamana



Oito dos 11 vereadores assinaram uma moção  de apoio ao servidor Rafael Lamana pelo excelente e relevante  serviço que vem prestando á frente do departamento de vigilância de Pindamonhangaba. Os vereadores , bem como toda á população e os próprios servidores do departamento pedem á permanência de Lamana  á frente deste importante  departamento que vem executando um serviço de responsabilidade e de defesa da vida do município.
A moção de n°26/2020 irá reforçar á provável permanência de Rafael Lamana no cargo.

Bibliotecas municipais doam livros para Fundo Social


A Secretaria de Cultura e Turismo, por meio do Departamento de Cultura e bibliotecas públicas municipais, doou 500 livros para o Fundo Social de Solidariedade, para a campanha “Uma Mão Lava a Outra”. As obras, de diversos autores, serão doadas para as famílias que receberão as cestas básicas da campanha: no momento da entrega das cestas, os livros serão oferecidos para as famílias, que poderão retirar seu título preferido. 
As pessoas e instituições que quiserem fazer sua doação, precisam ligar para o 0800 878 9629, opção 3.

Comércio da região perde cerca de 50 milhões por dia com pandemia do Coronavírus




Sincovat alerta o que o varejo deve esperar do pós-quarentena

Um estudo realizado pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), com base nos dados da Federação do Comercio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), revela que o varejo da RM Vale, considerado não essencial, faturava, em dias normais, cerca de R$ 50 milhões por dia.

No entanto, desde o dia 24 de março, o governador João Doria (PSDB) decretou o isolamento social como medida para evitar a propagação do Coronavírus. O comércio em geral foi obrigado a fechar o atendimento em todo o Estado, mantendo somente o funcionamento dos serviços essenciais, como saúde, alimentação e segurança.

Muitos lojistas estão tentando minimizar as perdas, oferecendo serviços pelas redes sociais e delivery. No entanto, o estabelecimento fechado ao atendimento presencial dos clientes está causando, além das perdas, uma grande ansiedade nos empresários.

Mais um capítulo dessa ansiedade foi transposto na última semana quando o Governo do Estado anunciou o Plano São Paulo, projeto onde estará calcada a flexibilização do fechamento dos estabelecimentos e que deve ser aplicado a partir do dia onze de maio. Mesmo com a anúncio da data, o que se sabe apenas é que o retorno será faseado, setorizado e regionalizado.

Independentemente do que o plano trará, a flexibilização da quarentena, quando possível e respeitando os protocolos de saúde, irá representar o início de normalização das atividades e ponto de partida de boa parte da retomada econômica no estado, principalmente aos setores de comércio e serviços não essenciais. A despeito dessa realidade, o que os empresários varejistas podem esperar das características do consumo e do desempenho do setor pós quarentena?

Desde o início do processo pandêmico do Covid-19, o Sincovat alerta que essa é uma crise sem precedentes e, por isso, sem horizontes. Mas sendo uma crise econômica, além de ser prioritariamente de saúde humana, ela traz movimentos comuns a outros momentos de fortes recuos da atividade. No âmbito macroeconômico pode-se esperar forte queda do PIB brasileiro, algo por volta dos 5% em 2020. A taxa de desemprego pode saltar acima dos 16% e veremos avanço do endividamento das famílias, bem como de sua inadimplência.

O cenário acima já diz muito o que o varejo pode esperar. A redução do consumo, já sentida de forma muito aguda, deve se amenizar com tempo, mas continuará latente aos próximos meses. A deterioração dos determinantes do poder de compra das famílias trará o velho direcionamento da renda existente para atividades de mercadorias essenciais (gêneros alimentícios, higiene, medicamentos, etc). Outro movimento esperado são as idas mais pontuais e planejadas do consumidor ao comércio, bem como sua busca mais ativa por promoções e parcelamentos.

Esta realidade traz desafios evidentes principalmente ao varejo não essencial. Seja o de não-duráveis, seja aquele que comercializa produtos de maior valor agregado e, por isso, necessita de crédito para aquisição. O primeiro caso exemplificamos pelo varejo de vestuário. O segundo o de bens duráveis e semiduráveis, como móveis, eletrodomésticos e automóveis, entre outros.

Da porta da loja para fora, é hora de planejamento calcado em extensão de tipo de atendimento, utilização profissional de redes sociais, criatividade em campanhas e promoções, bem como a busca por identidade mais moderna da marca e apresentação das mercadorias. Do balcão para dentro, será mais um capítulo da busca por maior produtividade. Novamente intensificaremos o pragmatismo para avaliar o quadro de trabalhadores, o fôlego diário do caixa, os estoques mais baixos para evitar alta imobilização de recurso, e falta de liquidez em capital de giro, e a difícil, mas necessária tarefa de negociar com fornecedores, bem como credores. 

Independente do que for mais difícil de se aplicar ou não no negócio, destacamos que a alma da empresa está no seu caixa. Ele se manter positivo com o cuidado máximo dos prazos de pagamento, de estoque e venda é que dará o tom da subsistência da empresa, para honrar compromissos com os funcionários, com fornecedores, tributos e demais credores. No restante, somente um foco de profissionalização da gestão empresarial trará eficiência. E, como em todas as crises, o mais eficiente tem maior chance de sobreviver, de avançar e, quem diria, no médio prazo até mesmo crescer.


Mutirão de ações dá novo visual em Moreira César e ajuda a combater a dengue



A Subprefeitura de Moreira César intensificou neste mês de abril os serviços de limpeza urbana em todo o Distrito, realizando ações em praticamente todos os bairros.
Foram realizados os serviços de roçagem de mato, retirada de lixo e entulhos depositados irregularmente por munícipes, operação tapa buraco, entre outras ações. Em menos de um mês, foram contabilizados mais de 160 caminhões de lixo retirado dos bairros: Laerte Assunção, Vale das Acácias, Terra dos Ipês I e II, Mantiqueira, Vista Alegre, Jardim Regina, Karina, Ramos, Azeredo e toda região central de Moreira César.
“Esse trabalho está sendo possível graças ao reforço de pessoal que realizamos junto à empresa Pioneira, responsável por esses serviços. Em muitos locais retiramos entulhos e material que estavam servindo de foco para criadouro do mosquito da dengue. Fazemos um apelo para a população para que preserve limpos esses locais”, esclareceu o subprefeito de Moreira César, Nilson Luis de Paula Santos.  
Segundo ele, hoje os moradores podem levar entulho e material inservível ao PEV - Ponto de Entrega Voluntária que recebe diariamente esse material no bairro Liberdade. Em breve, o Distrito receberá outro PEV no bairro Mantiqueira.
Outro serviço realizado que está dando um novo visual para o Distrito é o plantio de grama e serviços de jardinagem no canteiro central da Av. Dr José Adhemar César Ribeiro, que liga a Igreja S]ao Vicente de Paulo à Rodovia SP 62.
O prefeito Isael Domingues e o vice-prefeito Ricardo Piorino estiveram na última semana em Moreira César e acompanharam o trabalho. “Da nossa parte estamos fazendo todo o esforço para manter os bairros limpos e precisamos do apoio da população. Mantenham nossos bairros organizados e denunciem quem depositar lixo irregularmente, pois a multa é pesada”, afirmou o prefeito Isael.


Aulas online na Rede Municipal são aprovadas por alunos e pais




A Rede Municipal de Ensino de Pindamonhangaba deu início no dia 22 de abril, às atividades complementares à distância, acessando o link ead.apus.info. A plataforma de ensino à distância, formulada pela Apus Soluções em TI para a Prefeitura de Pindamonhangaba, foi desenvolvida em alinhamento com as necessidades do ensino público, se apresentando de maneira simples e intuitiva. 
Para acessar, pais e alunos contam com senhas próprias e cada professor posta atividades para os alunos de sua turma. As primeiras aulas já foram disponibilizadas para os alunos e foram aprovadas. De acordo com a professora corresponsável na EM Elias Bargis Mathias, do Araretama, Ana Aires, que tem acompanhado a implantação e desenvolvido do ensino à distância com seus alunos, as crianças estão conseguindo fazer as atividades com facilidade. 
Pais e alunos aprovam - Para Alessandra Fabiana Rosa, mãe do aluno João Rosa, a plataforma foi aprovada. “Estou achando ótimo, as atividades estão muito bem elaboradas e práticas para eles fazerem. Parabéns para todos os envolvidos”, disse. Ela contou que organizou um espaço para o João estudar com o computador, e até vestiu uniforme no filho para assistir as aulas.  
Outra mãe que aprovou a plataforma foi Marília Costa Romero, mãe da aluna Lívia Romero, da Escola Municipal Julieta Reale Vieira. “Achei bem fácil de entrar, só com algumas dúvidas no começo sobre o envio de fotos e arquivos, mas bem tranquilo. Só precisamos ter controle no tempo que a criança fica no notebook, dando um tempo para descansar para não pesar a vista e nem se sentir cansada”, observou. “Minha filha está indo bem, fazendo tudo da plataforma para o caderno. Às vezes se queixa um pouco de ser muita coisa para copiar, então deixo descansar e falo para ir fazendo aos poucos”, disse. 
Os pais de Maria Luísa Gonçalves dos Reis, Carlos Roberto e Fernanda, da EM Prof. Lauro Vicente de Azevedo, também aprovaram a inovação. “Desde o início da pandemia e o fechamento das escolas, uma de nossas maiores preocupações foi com o aprendizado de nossas filhas. Em resposta às nossas preocupações, nos foi apresentada uma plataforma digital, de fácil acesso, clara nas informações e dinâmicas. Atraindo a atenção de nossa filha Maria, provocando nela a vontade de aprender e querer mais. Para nós, pais, foi uma grata surpresa, encontrar na plataforma e na presença digital, da professora, respostas às nossas dúvidas e apoio para melhor utilizarmos o material apresentado. Além disso, a gestão escolar da Escola Municipal Professor Lauro Vicente de Azevedo nos propicia um ambiente confortável e confiável, onde sempre encontramos respaldo para nossos problemas e respostas claras para nossas dúvidas. Desde já, independente de como seguirá o ano escolar de 2020, agradecemos a atenção”, relataram. 
Para Pamela Alves Damasceno, mãe do Carlos Bryan Damasceno Sebastião, a plataforma está sendo ótima. “A plataforma está sendo ótima, muito fácil para usar. Carlos Bryan e eu estamos adorando estudar juntos, foi uma ótima maneira para continuar ensinando os pequenos, que não podem parar. Carlos Bryan já acorda perguntando se já postaram a tarefa. Por aqui, só temos elogios”, garantiu.  
Conteúdo online - De acordo com a diretora Pedagógica Elaine Prolungatti, pais e alunos receberam tutorial para acessarem a plataforma que é responsiva, ou seja, se adapta aos recursos utilizados: celular, computador ou tablet.
“A expectativa é que os 14 mil alunos tenham acesso a conteúdos dinâmicos, enriquecedores, que complementem a aprendizagem. Vale lembrar que as crianças da Educação Especial terão atividades específicas com as profissionais do Atendimento Educacional Especializado”, explicou a diretora, lembrando que os alunos ou famílias que tiverem dificuldade de acesso poderão requerer atividades impressas na unidade escolar. 
Segundo a secretária de Educação da Prefeitura de Pindamonhangaba, Luciana Ferreira, o ensino à distância realizado na Rede Municipal conta com a colaboração de toda a equipe da Educação, principalmente os professores, que estão disponibilizando os conteúdos online. Para ela, as atividades complementares disponibilizadas na plataforma são importantes para auxiliar na rotina de estudos dos alunos no período de quarentena. “Consideramos, também, potencializar o uso das ferramentas digitais e favorecer maior participação das famílias nos estudos das crianças”, completou.


Plataforma de EAD - A plataforma Apus Educacional conta com algumas funcionalidades e diferenciais, como o cadastro rápido e seguro; Interatividade Professor-Aluno por meio da criação e vinculação de cada turma ao seu professor, além de fórum criado para cada aula, onde os alunos poderão apresentar suas dúvidas frente ao conteúdo e poderão ser respondidos, ali mesmo, pelo professor; Criação e Inserção de Aulas: Por meio de uma fácil e simples ferramenta as aulas podem ser criadas com poucos cliques, e enriquecidas com vídeos (postados por meio de links do youtube), arquivos e links de sites; Acesso e Usuários: Cada usuário do sistema (aluno/ responsável/ docente/ gestor) tem sua própria senha de acesso, única e protegida por criptografia avançada, de forma a garantir mais segurança à aplicação. 
Todas as ações na plataforma são auditadas, gerando vasto controle de acessos, possibilitando subsidiar a todos os agentes envolvidos para o alcance dos objetivos. Assim, todas as ações e interações ocorridas no ambiente serão registradas e poderão ser disponibilizadas por meio de relatórios, garantido e estruturando, assim, a documentação necessária para a comprovação de atividades letivas e funcionais conforme as regulamentações nacionais para o ensino à distância e o teletrabalho, além, é claro, de contribuir fundamentalmente para o cumprimento das 800 horas letivas anuais, de acordo com a legislação federal.