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domingo, 12 de abril de 2020
Pindamonhangaba confirma primeiro óbito por coronavírus
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba confirmou, neste domingo (12), o primeiro óbito por coronavírus no município. Trata-se de uma paciente de 70 anos, que estava internada na UTI da Santa Casa de Misericórdia da cidade.
A paciente deu entrada na unidade no dia 03 de abril com quadro respiratório acentuado e foi internada já no dia 4. Ela foi testada para COVID-19 e o diagnóstico foi positivo. Segundo o histórico da paciente, ela possuía hipertensão com comorbidades. Estava submetida à ventilação mecânica, mas não resistiu e veio a óbito na data de hoje.
A família já foi avisada, e vem recebendo apoio da psicóloga da Prefeitura para enfrentar esse momento. A Santa Casa está conduzindo todo o processo, seguindo o protocolo recomendado.
A Prefeitura de Pindamonhangaba se solidariza e manifesta o pesar a toda família e amigos da paciente. E continua com a recomendação de isolamento social, como forma de acabar com a circulação viral. #fiqueemcasa
Pindamonhangaba registra aumento nos casos de dengue
Em época de pandemia do coronavírus, outra doença que vem crescendo acentuadamente no município é a dengue.
Atualmente, a cidade já acumula 866 casos positivos no município, referentes ao período de janeiro a abril de 2020. “Ao compararmos o mesmo período de 2019, crescemos de 1.667% um aumento de 817 casos. Já em relação ao ano completo de 2019, crescemos 346% um aumento de 672 casos”, analisou o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana.
Segundo ele, “Atribuímos o aumento nos casos, à nova circulação do sorotipo viral, DEN2, às mudanças climáticas em curto espaço de tempo e parte da população que deixa a desejar quanto à limpeza ambiental de seus imóveis ou descarte irregular de matérias inservíveis”.
Ainda, um fato novo, é o crescimento da negativa na permissão do agente controle de vetores no acesso aos imóveis, sob argumento do coronavírus.
Para que não haja dúvidas da população, os agentes estão paramentado com os EPI´s necessários e acessando apenas a parte externa dos imóveis (varanda, quintal, corredores...) justamente para manter a segurança dos agentes e também da população.
“Estas visitas casa a casa, se fazem necessárias visto a não participação da população no combate ao Aedes aegypti”, complementa Lamana.
A negativa injustificada do acesso aos agentes de controle de vetores pode acarretar em multa no valor de R$ 289,86 ao munícipe. Na mesma linha, ao serem encontrados criadouros da larva do mosquito Aedes aegypti, o infrator poderá também ser autuado variando de R$ 483,10 a R$1.932,40 a depender da quantidade de criadouros com a presença da larva do mosquito.
“Chamamos atenção da população, que neste momento em que estamos em isolamento social, que se possa ter um olhar crítico a qualquer superfície que possa acumular água e servir de criadouro da larva do mosquito, desta maneira fazendo o manejo correto ou o descarte corretamente”, destacou Rafael Lamana.
sábado, 11 de abril de 2020
Caixa anuncia liberação de R$ 43 bilhões para financiar a casa própria
O
presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, afirmou na quinta-feira
(9) que o banco deverá liberar R$ 43 bilhões em linhas de crédito para
financiar a construção de imóveis. O presidente estimou que 530 mil unidades
habitacionais devem ser construídas com essa medida.
Com
o novo aporte, o total destinado ao segmento imobiliário chegará a R$ 154
bilhões após a pandemia do novo coronavírus. Até então, a Caixa havia anunciado
R$ 111 bilhões em recursos para bancar a casa própria.
Entre
as medidas já anunciadas pela Caixa, uma permite uma pausa de 90 dias (três
meses) nos contratos de financiamento imobiliário. Os pedidos de suspensão nas
prestações superavam os 100 mil até o final do mês de março.
Do
total de R$ 111 bilhões, Guimarães afirmou que foram emprestados R$ 35 bilhões.
Segundo ele, 5,5 milhões de famílias serão beneficiadas e destacou que a
injeção de recursos gera um volume grande de empregos.
Guimarães
explicou que uma das medidas é a carência de seis meses tanto para pessoas
físicas quanto para empresas.
Projeto Jataí doa máscaras para Fundo Social de Solidariedade
O Projeto Jataí realizou, nesta ultima quinta-feira (9), no auditório da Prefeitura, a entrega das primeiras 500 máscaras que está doando ao Fundo Social de Solidariedade. A doação foi uma iniciativa do Projeto Jataí, que criou o programa “Máscaras do Amor”.
A doação foi entregue pela coordenadora do Projeto Jataí, Raquel Dias, vice-presidente Palmina Célia, e representantes da equipe Clóvis e Fernanda. E foi recebida pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, dra. Claudia Domingues, e pela secretária de Assistência Social da Prefeitura, Ana Paula Miranda.
De acordo com a coordenadora Raquel, a meta do programa é entregar, no mínimo, 500 máscaras por semana para o Fundo Social. Para tanto, o Jataí conta com a participação de 25 costureiras voluntárias e todo o material para a confecção das máscaras foi doado pelos cooperadores salesianos.
“Criamos esse programa Máscaras do Amor porque percebemos a necessidade da população em se proteger e porque queríamos realizar uma ação mais efetiva para colaborar neste momento. Sabemos que as máscaras são necessárias e estão em falta no mercado. E muitas pessoas também não teriam condições de comprar”, destacou Raquel Dias. “Não temos como entregar as máscaras para cada pessoa que precisa, individualmente, mas estamos direcionando nosso trabalho a ajudar o Fundo Social e a Secretaria de Assistência Social, que estão fazendo ações tão bonitas para a população”, afirmou.
A doação foi muito bem-vinda. “O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Assistência Social agradecem essas doações. As máscaras são muito necessárias neste momento, temos voluntárias que também estão produzindo, mas toda a ajuda é bem-vinda. Nossa intenção é entregar as máscaras junto com as doações para as famílias que mais precisam”, agradeceu a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Cláudia Domingues
sexta-feira, 10 de abril de 2020
Pindamonhangaba registra primeiro caso de covid-19 em transmissão comunitária
Com a declaração do Ministério da Saúde, em 20 de março,
informando que o país estava em transmissão comunitária,
todos os 3 casos registrados em Pindamonhangaba haviam
histórico de deslocamento entre cidades, estado ou país.
Com a resultado positivo para covid-19, na data de hoje, e com
a colheita do histórico do paciente, a Secretaria de Saúde informa
que já estamos também em transmissão comunitária no município.
O 4º caso foi confirmado na data de hoje, de um paciente de
41 anos, do sexo masculino, em isolamento domiciliar, sem
histórico de deslocamento fora do município. “Isto nos mostra
que o vírus está presente na cidade e em franca transmissão”,
afirma o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos
a Saúde, Rafael Lamana. “Este dado reafirma que devemos manter
o isolamento social, isto implica
na suspenção de qualquer atividade que não seja essencial à
manutenção da vida, de tal sorte que desestimule a circulação
da população e, por conseguinte a aglomeração”, completou.
De acordo com o diretor, “é de suma importância que os
residentes do município se conscientizem e cumpram com
suas obrigações sociais. Este não é o momento de passeios,
atividades supérfluas”.
Importante destacar que as atividades que estão contempladas
no Decreto Municipal nº 5769/2020 devem manter-se atendendo
às exigências sanitárias previstas no Decreto Municipal nº 5770/2020,
que vão do controle / restrição de acesso até fornecimento de
EPI – Equipamento de Proteção Individual aos colaboradores,
para que assim possam continuar exercendo suas atividades
sem sofrerem punições de lavratura de auto de infração podendo
chegar a R$ 276.100,00 a interdição do estabelecimento sem
prejuízo das sanções de natureza civil ou penal cabíveis.
Denúncias podem ser registradas pelo telefone 153 ou pelo
aplicativo E-ouve, e serão encaminhadas à fiscalização sanitária
para verificação.
Atualmente, mais de 50 empresas foram autuadas e interditadas
pela fiscalização, destas, três de médio/grande porte foram
denunciadas ao Ministério Público do Estado de São Paulo,
por crime à saúde pública.
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Disk 0800, Ouvidoria e 153 recebem mais de 8 mil atendimentos em 15 dias
Visando praticar uma melhor comunicação, a Prefeitura de Pindamonhangaba
vem utilizando todos os canais para transmitir e receber informações no cenário
atual de pandemia e enfrentamento ao covid-19. Em apenas 15 dias, no período de
23 de março a 7 de abril, os canais 0800, Ouvidoria e o 153 realizaram 8.311
atendimentos.
Com a união do departamento de Tecnologia da Informação e da Ouvidoria e
a colaboração de diversos servidores, os canais têm atendido a população das 8h
às 20h e o aplicativo E Ouve funciona 24 horas por dia, recebendo denúncias e
reivindicações.
Canal Registros
153 5.080
Disk Corona - Dúvidas Saúde 1.949
E Ouve / Ouvidoria 829
Disk 0800 - Ação Social 393
Disk 0800 - Doações 080
Total 8.331
Implantado em 23 de março, o Disk Coronavírus 0800 878 9629 iniciou as
atividades esclarecendo as dúvidas e orientando a população quanto ao
atendimento médico e assuntos relacionados à saúde.
Além dos enfermeiros e profissionais da saúde que realizam o atendimento
pelo 0800, os serviços contam com a presença e orientação de profissionais
médicos. Mariah Prata, pneumologista da rede pública de saúde de
Pindamonhangaba, é umas das profissionais que participa deste trabalho. “Está
sendo uma ação muito válida, pois estamos na retaguarda e qualquer dúvida que
as profissionais têm, nós podemos esclarecer na hora e em muitos casos até
conversamos diretamente com os pacientes, tranquilizando-os e transmitindo as
informações corretas”, afirmou a médica.
Com o aumento da demanda o Disk 0800 passou a receber também denúncias
de funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais e prática de abusos
de preços. Também foi criado o canal para informar a população sobre assuntos
relacionados a assistência social e auxílios e outro para receber notificações
de doações para o Fundo Social de Solidariedade, abrigo para moradores de rua e
colaboração para o Abrigo de Animais.
E Ouve e 153 – Outro canal de participação popular direcionado neste
momento pela Prefeitura é o aplicativo E-ouve, da Ouvidoria e o Disk Denúncia
153, também estruturado para receber as denúncias sobre o Coronavírus e
infrações aos decretos publicados pela Prefeitura.
Participam deste trabalho diversos servidores públicos e comissionados
que realizam o trabalho na central ou em home office. “Em um momento em que o
atendimento presencial é prejudicado, não medimos esforços para colocar toda a
tecnologia à disposição da população”, afirmou Danilo Veloso, secretário adjunto
de Administração e responsável pelo TI da administração. “Um dos pilares da
gestão Dr Isael é a inovação e humanização. Com isso, foi criado um call center
que inova ao descentralizar o atendimento, utiliza de meios de última geração,
mas sem esquecer o atendimento individualizado da população”, destacou.
Diferentemente do que muitos pensam, o call center não se trata de um
serviço automático com gravações e respostas padrão. Pelo contrário, são
funcionários de diversas secretarias da Prefeitura de Pindamonhangaba que se
voluntariam para ajudar o município e a população neste momento delicado. Parte
dos atendimentos é realizado fisicamente nas centrais, outra parte é possível
pelo servidor em home office.
Para o voluntário Ricardo Flores, secretário adjunto de Habitação da
Prefeitura, a nova forma de trabalhar é gratificante. “Uma maneira de ajudar os
munícipes é anotando as denúncias e orientando da melhor forma. É um grande
desafio, mas tentamos transmitir o máximo de informações possíveis aos solicitantes".
Assim como ele, o ouvidor da Prefeitura, Evandro Gomes, relata a
importância de fazer parte do Disk Denúncia. “A grande motivação que eu tive
foi o amor ao próximo. Um momento tão difícil em que estamos passando é muito
importante proteger e ajudar o outro, como um ato de salvar vidas.”
A funcionária Chris Suttani, da Secretaria de Governo, também faz parte
da equipe e conta que alguns atendimentos são mais complexos que outros. “Mesmo
sendo difícil é uma boa forma de ajudar. As pessoas estão sob pressão e
preocupadas e acabam criando confusões. Nosso papel é orientar porque o grande
propósito do Disk é justamente garantir a segurança delas".
Entre as duas centrais, por dia são cerca de 350 ligações, com pedidos e
dúvidas dos mais variados possíveis. "É um momento de muita incerteza,
muito nervosismo e informações desencontradas. O que buscamos fazer é
esclarecer cada detalhe do morador e orientar da melhor forma possível para
tranquilidade dele e da família. Trabalhamos com muita dedicação aqui e sempre
prontos para atender da melhor maneira possível", resumiu o diretor de
Atenção Especial, José Carlos Pinto.
Outros canais - Além destes canais, a Prefeitura de Pindamonhangaba
divulga o boletim epidemiológico diariamente às 18h e atualiza o site oficial www.pindamonhangaba.sp.gov.br com todas as
informações sobre o tema. O Facebook e o Instagram oficiais da Prefeitura
também são canais de comunicação, atualizados várias vezes ao dia, para que
toda a população fique informada e fuja das fakenews.
Prefeito envia projeto de reajuste salarial a Câmara
O prefeito de
Pindamonhangaba Isael Domingues enviou a Câmara de Vereadores um projeto de lei
que reajusta o salário dos servidores públicos municipais de Pindamonhangaba em
4.48%, índice referente a inflação do ano passado.
O projeto que está
tramitando na Câmara deverá ser apreciado e votado na sessão do próximo dia 17
de abril, e caso aprovado já será incluído na primeira parcela do 13° previsto
para ser pago no dia 30 de abril, junto com o salário.
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