Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Ministério da Saúde confirma repasse de recursos para o Cisamu


Portaria publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, dia 10 de outubro, garante ao Cisamu (Consórcio Intermunicipal do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Vale do Paraíba e Região Serrana o repasse anual de R$ 3,175 milhões pelo Ministério da Saúde por conta da habilitação dos serviços.
Estes recursos representam cerca de 25% do custo total dos oito municípios para manter o Samu em atividade. Conforme a portaria nº 2.527, de 28 de setembro de 2017, cada município terá o direito de receber, proporcionalmente, repasses mensais via Fundo Nacional de Saúde para o custeio da Central de Regulação das Urgências (CRU), Unidades de Suporte Básico (USB), Unidade de Suporte Avançado (USA) e bases descentralizadas.
O processo de habilitação do Cisamu ocorreu 10 meses após o início de suas atividades na região, em 24 de novembro do ano passado. Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, Santo Antonio do Pinhal, Lagoinha, Redenção da Serra, Natividade da Serra e São Luiz do Paraitinga integram o consórcio.
A próxima etapa será a qualificação do serviço junto ao Ministério da Saúde, o que permitirá o incremento nos valores de custeio.   
Taubaté ficará com R$ 1.453.200,00. As cidades de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, Lagoinha, Natividade da Serra, Redenção da Serra, São Luiz do Paraitinga e Tremembé receberão R$ 157.500,00 cada.
Desde o início das operações até o final de setembro, foram registradas 73.110 chamadas para o 192. Estas chamadas resultaram em 27.449 atendimentos regulados pelos médicos do Samu. 

O Ministério da Saúde já havia liberado a importância de R$ 4,2 milhões para custeio das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Santa Helena e San Marino, em Taubaté, sendo R$ 1,2 milhão para a primeira e R$ 3 milhões para a segunda. Também foram destinadas para a região verbas para UPAs de São José dos Campos e Jacareí.

Santa Casa realiza II Seminário para Valorização do Idoso

Santa Casa de Misericórdia de Pindamonhangaba realizará no dia 16 de outubro, no auditório da entidade, o II Seminário para Valorização do Idoso. O tema do seminário será “Respeitar a pessoa idosa é tratar nosso próprio futuro com respeito”.
As inscrições serão feitas no dia do Seminário às 8 horas, todos os interessados neste assunto podem participar. A Santa Casa de Pinda fica na Rua Major José dos Santos Moreira, 466, Centro.

Confira a programação do encontro

8 horas – Acolhimento e Inscrição
8h20 – Abertura
8h30 – Envelhecimento com Sabedoria – Palestrante Psicóloga Dra. Franceline Prolungati
9 horas – Alimentação Saudável na Terceira Idade – Palestrante Nutricionista Dra. Lígia Rodrigues da Silva
9h30 – Atividade Física na Terceira Idade, Saúde Pelo Movimento – Palestrante professora Ana Rosa Bastos
10 horas – Café
10h15 – A importância da Saúde Bucal na Terceira Idade – Palestrante dentista Dra. Andréia Lúcia
10h45 – Quedas: Riscos e Prevenções – Palestrante fisioterapeuta Dr. Thiago Costa e Silva   
11h15 - Vivência e Atividade Lúdica na Terceira idade – Palestrante médica geriátrica Dra. Carina Patrícia Campos
12 horas – Encerramento


Liga divulga rodada do fim de semana

Liga divulga rodada do fim de semana

A Liga Pindamonhangabense de Futebol divulgou a rodada deste Fim de semana dos Campeonatos que estão em andamento na cidade.

Cinquentão
Quatro partidas marcam neste domingo (15) a quinta rodada do Campeonato Cinquentão com jogos com início as 8h30. Confira as partidas.
Fluminense x Independente – Ramirão
Colorado x AFIZP – Colorado
Campo Alegre x Fim de Carreira – Bosque
Flamengo x Jardim Princesa – Flamenguinho

1ª Divisão
No domingo (15), com jogos marcados para as 10h30, o Campeonato Amador da 1ª Divisão marca a sua 6ª rodada com os seguintes jogos.
Castolira x Araretama – Ramirão
Vale das Acácias x Vila São José – Tipês
Cantareira x Real Esperança – Vista Alegre
Santa Cecilia x A Mil Por Hora – Santa Cecilia

Sênior 35
Neste domingo (15) acontece a 3ª rodada do Campeonato Sênior 35 com 5 jogos. Confira a programação.
Terra dos Ipês x Goias – Tipês – 8h30
Cidade Nova x Bela Vista – Cidade Nova – 8h30
Jardim Resende x Fluminense – Jardim Resende – 10h30
Independente x Santa Luzia – Santa Cecilia – 8h30
Imperial x Sabatinão – Bosque – 10h30


Câmara de Taubaté aprova programa de anistia da Unitau


A Câmara de Taubaté aprovou em duas votações na sessão do dia 9 o PRC (Programa de Recuperação de Créditos) da Universidade de Taubaté. O Projeto de Lei nº 162/2017 tem autoria do prefeito e segue para sanção, para que se torne lei.
A proposta alcança anuidades, semestralidades, cheques e parcelas de acordos dos débitos que se encontram na Procuradoria Jurídica e na Pró-Reitoria de Finanças dos alunos e ex-alunos da Unitau e da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi.
O projeto recebeu 11 emendas, das quais três foram retiradas. No final, o texto segue para sanção com oito alterações parlamentares.
A Comissão de Justiça apresentou correção redacional na ementa do projeto; ampliou o alcance do programa para débitos até 2016 e incluiu alunos com débitos não só na Procuradoria Jurídica, mas também na Pró-Reitoria de Finanças; modificou o percentual de anistia (80% para negociações de 13 a 24 parcelas, 70% de 25 a 36 parcelas e 60% de 37 a 48 parcelas); alterou a adesão do programa para logo após o pagamento da primeira parcela; e definiu que, em casos de bloqueio ou penhora de ativos financeiros, o parcelamento se efetivará sobre o saldo remanescente.

Douglas Carbonne (PCdoB) apresentou emenda para estipular que o valor arrecadado será investido na infraestrutura da Unitau, e Diego Fonseca (PSDB) propôs o envio mensal, para a Câmara, de planilha com o montante arrecadado e melhorias efetuadas.

Prefeitura de Tremembé realiza campanha contra sífilis


Durante todo mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Tremembé realiza a campanha de Combate a Sífilis.  A mobilização vai oferecer testes rápidos para sífilis, tendo como alvo a população geral na faixa etária de 13 a 59 anos. Para fazer os testes, basta comparecer a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou no Centro de Saúde central, o resultado sai na hora.
A sífilis é uma doença infecciosa e sexualmente transmissível causada por uma bactéria, popularmente conhecida como cranco duro. A infecção é altamente contagiosa e mostra os primeiros sinais nas fases iniciais poucos dias após a contaminação, neste momento há o aparecimento de manchas e feridas na pele. A partir da terceira fase, se não houver tratamento, ela pode causar cegueira, má formação congênita em caso de gestantes e deficiência mental.
Os sintomas da Sífilis avançam conforme a evolução da doença, na maioria dos casos demora anos para apresentar qualquer sinal. O problema acontece quando ela evolui para o estágio secundário e começa a se tornar um risco para a saúde, principalmente no caso de gestantes.

O atendimento será feito das 8h00 às 16h00.

"João do Pulo" terá festa para as crianças neste dia 12


As crianças de Pindamonhangaba são bem-vindas na festa que será promovida pela Prefeitura, por meio da Semelp, nesta quinta-feira (12), no Centro Esportivo João do Pulo. Das 13h30 às 18 horas, haverá diversas atividades gratuitas para crianças de todas as idades.
Brincadeiras, apresentações artísticas, música, jogos recreativos e até piscina estarão esperando as crianças para muita diversão. Haverá estandes da Brinquedoteca e Biblioteca, futebol de sabão, tobogã, pula-pula, apresentações artísticas, jogos recreativos, maquiagem de rosto, unhas artísticas, cabelo artístico, caricatura, escoteiros, apresentações de dança, zumba e Dj Yago.
Para as atividades nas piscinas, crianças menores de 7 anos poderão participar somente se estiverem acompanhadas por maior de idade. A brincadeira é para crianças até os 15 anos, e todos devem, obrigatoriamente, trajar maiô, biquíni, sunga ou shorts de banho. Não será permitido entrar na água com vestimentas que não sejam essas.

A entrada é gratuita. No último domingo (8), o CE "Zito", em Moreira César, recebeu o evento com sucesso. Grande público prestigiou a festa, que ocorreu com muita segurança e alegria. 

Vereador Roderley Miotto visita a ESF do Vale das Acácias



O vereador Roderley Miotto está em seu segundo mandato e vem realizando um trabalho sério em prol da saúde de Pindamonhangaba.
Desde o inicio deste mandato ele é o presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara de Vereadores e vem cobrando intensamente o Executivo municipal sobre as melhorias que devem ser feitas.
Nesse sentido, vem visitando frequentemente as unidades de saúde da cidade. Na última sexta-feira (06/10) esteve na Unidade de Estratégia de Saúde da Família do Vale das Acácias, no Distrito de Moreira César.
Importante destacar que só é possível verificar as reais necessidades da atenção básica através do contato direto com as unidades. E nesse sentido o vereador Miotto vem se destacando, pois tem conversado frequentemente com os gestores das unidades de saúde.
"Estamos fazendo um trabalho acompanhando  a realidade das unidades de saúde de nossa cidade. Vale destacar que muitas coisas precisam melhorar, principalmente a falta de insumos para curativos, coleta de preventivos, bem como medicamentos. Percebemos também a necessidade de reparos estruturais nas unidades e em equipamentos. Desse modo, estamos fazendo relatórios e encaminhando requerimentos a  Secretaria de Saúde para que providências sejam  tomadas. Gostaria ainda de parabenizar as equipes de todas as unidades que visitamos, pois apesar das dificuldades enfrentadas realizam um trabalho exemplar", disse o vereador Roderley Miotto.

Feste divulga selecionados para edição 2017


O 29º Feste - Festival Nacional de Teatro - de Pindamonhangaba será realizado de 9 a 19 de novembro de 2017, com 14 espetáculos, sendo 4 infantis, 6 adultos e 4 de rua. Além deles, mais 7 convidados.
As inscrições foram encerradas e os participantes, avaliados pela comissão selecionadora, formada por Victor Narezi, Fernando Rodrigues e André Ravasco.
No total, se inscreveram 44 espetáculos na categoria adulto, 20 na categoria infantil e 16 na categoria rua, totalizando exatos 80 espetáculos inscritos, de diversos estados brasileiros.
Até o dia 17 de outubro será o prazo para a confirmação dos selecionados para, se houver desistência, a substituição pelo suplente.
O Festival Nacional de Teatro é uma realização da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e Departamento de Cultura.

XXXIX FESTE - 2017
Festival Nacional de Teatro de Pindamonhangaba

ESPETÁCULO ADULTO
Dia
Espetáculo
Grupo
Cidade
10
Eldorado
Eduardo Okamoto
Campinas
11
Maroscas
Teatro do Rinoceronte
São José dos Campos - SP
12
A Vida é Sonho
Cia Teatral Boccaccione
Ribeirão Preto - SP
16
SEM_TÍTULO
Coletivo Labirinto
São Paulo - SP
17
O Incansável Dom Quixote
Magnífica Trupe de Variedades
Rio de Janeiro
18
Cabeça Oca
Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas
Itapira - SP

ESPETÁCULO INFANTIL
Dia
Espetáculo
Grupo
Cidade
13
A Caixa
Cia Mútua
Itajaí - SC
14
Cora, Doce Poesia
Núcleo Caboclinhas
São Paulo - SP
15
O maior menor espetáculo da Terra
Centro teatral espetáculo da terra
Rio de Janeiro
16
Zapato busca Sapato
Trupe de Truões e La Máquina de Teatro
Uberlândia - MG
                              
ESPETÁCULO RUA
Dia
Hora
Espetáculo
Grupo
Cidade
11
10 h
Antígonas
Cia Fábrica de São Paulo
Peruíbe - SP
12
15 h
Super Tosco
Grupo Rosa dos Ventos
Presidente Prudente
18
15 h
A Folia no Terreiro de Seu Mané Pacru
Mamulengo da Folia
Guararema SP
19
10 h
As Artes Malasartes: A Viagem de Pedro Malasartes
Grupo Janela Mágica
São José dos Campos

ESPETÁCULOS SUPLENTES

CATEGORIA ADULTOS  
Espetáculo
Grupo
Cidade
O Encantamento da Rabeca
O Buraco d´Óráculo
São Paulo - SP
Ofélia/Hamlet Rock/ Machine
Cia de Teatro de Riscos
Ribeirão Preto - SP
Yayá
Teatro Humanoide
Taubaté - SP

CATEGORIA INFANTIL  
Espetáculo
Grupo
Cidade
Cantos e Contos para Sonhar
ZiRiGuiDum
Pindamonhangaba
A Bola: histórias que rolam
Grupo Arte Simples de Teatro
São Paulo

CATEGORIA RUA   
Espetáculo
Grupo
Cidade
Romeu e Julieta
Cia Talagadá – Teatro de Formas Animadas
Itapira - SP
A Ilha Desconhecida
Cia dos Náufragos
Campinas

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Projeto Esporte do Bem vence o Prêmio Acolher da Natura

O Prêmio Acolher do Movimento Natura premia 10 projetos do país todo com o valor de R$ 15.000,00 cada, sendo o período de avaliação encerrado hoje dia 10 de outubro. A professora Priscila Gabriel da Rocha Mateus, professora de Educação Física da Prefeitura de Pindamonhangaba, gestora de esportes, revendedora Natura e idealizadora do Projeto, teve a confirmação de sua vitória pela organização do prêmio e será convidada para o recebimento oficial no Rio de Janeiro, com data a definir.
Segundo o cronograma do prêmio, a partir do dia 15 de outubro, os vencedores vão a voto popular para o Prêmio de Sustentabilidade, concorrendo mais R$ 5.000,00. 
“O Projeto Esporte do Bem já está entre os 10 melhores do país, daqui pra frente é com vocês: curtam no Youtube, divulguem e compartilhem com os amigos”, disse o secretário de Esportes Everton Chinaqui. 

Veto de prefeito causa discussão na Câmara



Na sessão ordinária realizada no último dia 09 de outubro, na Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, dois vetos do prefeito foram discutidos e votados sendo o primeiro veto do projeto de autoria do vereador Roderley Miotto que obriga as farmácias a colocarem cartazes informativos para orientar os clientes, este veto foi derrubado por 8 votos a 2.
O segundo veto foi do projeto de autoria do vereador Rafael Goffi que disponibilizava o programa Vovô e Vovó Sabe Tudo que visava utilizar as pessoas da melhor idade com sua experiência, na rede municipal de ensino, o veto teve empate de 5 a 5 e acabou sendo mantido com voto minerva do presidente da Câmara.
Avaliando esses nove meses o prefeito teve dois vetos derrubados e apenas uma vitória graças a fidelidade do presidente da Câmara.
Novos vetos estão sendo aguardados e com certeza novos debates votarão a tomar conta do legislativo local.