Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

PRÓTESE DENTÁRIA


Prótese dentária é a ciência odontológica responsável pela reposição de dentes ou tecidos bucais perdidos, visando restabelecer as funções fonéticas, mastigatória e estética dos indivíduos.
Existem relatos arqueológicos de peças protéticas encontradas em escavações de povos que habitaram a terra por volta de 4000 a. c. as quais eram confeccionadas com dentes de animais, marfim ou dentes de outros indivíduos, ligados entre si por fios de ouro, que também ligavam a prótese aos dentes remanescentes.
Hoje em dia graças aos avanços tecnológicos podemos encontrar uma imensa variedade de tipos de próteses, cada qual destinada a solucionar um tipo de problema.
Dentre as próteses mais conhecidas e utilizadas, estão as próteses removíveis, que são as próteses totais (dentaduras) e as próteses parciais removíveis (pontes móveis). Esse tipo de prótese é removida para a higienização, podendo também ser removidas durante o período em que o paciente estiver dormindo, más não existe uma regra com relação a essa prática, preconiza- se o bem estar do indivíduo durante o sono, fica a cargo do mesmo dormir ou não com as próteses.
Temos também as próteses parciais ou totais fixas, suportadas por outros dentes, raízes remanescentes ou implantes. Esse tipo de prótese não pode ser removida para higienização, porém existem no mercado diversos tipos de escovas e fios dentais destinados a higienização desse tipo de prótese.
Antes da confecção de qualquer tipo de prótese, o cirurgião dentista deve verificar a saúde bucal, condições físicas e psicológicas para o recebimento da prótese assim como os tipos de próteses indicadas para cada caso, de acordo com a necessidade e poder aquisitivo do paciente.
As próteses têm que ter formas e cores correspondentes a cada paciente, levando em consideração estatura, sexo, formato do rosto, tamanho da boca, cor da pele, etc. sendo também extremamente necessária total adaptação aos tecidos duros e moles da boca, sendo que, uma prótese
mal adaptada pode provocar danos que podem ir desde uma simples afta, até um câncer bucal.
As próteses devem ser higienizadas após cada refeição, como os dentes naturais, sendo que a não higienização pode acarretar em mau hálito e até doenças fungicas nas regiões de maior contato com a prótese.
As próteses têm um prazo de validade, sendo que após esse prazo as mesmas perdem sua efetividade sendo necessária sua substituição por uma peça nova.
A confecção de próteses dentárias é um serviço artesanal que depende da interação entre o cirurgião dentista, o protético e o paciente. Portanto procure sempre um profissional competente e desconfie de ofertas mirabolantes, muitas vezes o barato sai caro.

Dr. Nilton José Lira CRO/SP: 97089

Morador faz denúncia em programa da Sindicato dos Servidores



Foi feita uma denúncia no programa Falando a Verdade com Daniel Ramos, presidente da Sindicato dos Servidores Públicos, sobre um caso de negligência da Prefeitura de Pindamonhangaba, na denúncia o dono de uma funerária de Campos do Jordão relata que um morador do bairro Araretama faleceu em Campos do Jordão e que seu corpo não foi retirado de lá pela Assistência Social de Pindamonhangaba.
Segundo a denúncia o morador estava internado em Campos do Jordão e chegou a óbito, e teve que ser enterrado lá na cidade, pois a Prefeitura ficou de ir buscar o corpo mais não foi e por lei a funerária teve que depois de 48 horas fazer um boletim de ocorrência e enterrar o morador em Campos do Jordão.


sexta-feira, 2 de junho de 2017

Polícia Civil e Polícia Militar identificam autores de roubo


Na tarde do dia 22 de maio, três pessoas com emprego de faca teriam roubado uma senhora de 56 anos na Rua Vitório Basso. Através de imagens e ação do Setor de Investigação Geral (SIG) da Polícia Civil e agentes da Polícia Militar trabalhando de forma conjunta foi possível identificar os autores do delito.

O caso foi encaminhado ao 1DP onde estão sendo tomadas medidas de Polícia Judiciária em face dos envolvidos. Caso alguém tenha sido vítima em caso semelhante ao apresentado deverá comparecer ao SIG para reconhecimento.

Norbertinho Moraes lança programa na rádio Cultura Distrital


O ex-secretário de governo da administração passada, Norbertinho Moraes estreará amanhã, na rádio Cultura Distrital 104,90 FM, o programa Direto ao Ponto, das 9 às 10 horas. O primeiro programa contará com a participação do ex-vereador e médico Marco Aurélio Villardi.
A população poderá participar mandando perguntas nos contatos WhatsApp (12) 99660-6818, no telefone da rádio (12) 3641-3992 ou pelo e-mail direto.ao.ponto@outlook.com

Durante a programação terá sorteio de prêmios, participação da população e entrevistas. 

VEREADOR RENATO CEBOLA QUESTIONA LABORATÓRIO DO PRONTO SOCORRO

O vereador Renato Cebola e mais dois parlamentares, após diversas reclamações nas redes sociais, de munícipes e da imprensa local, apresentaram o Requerimento nº 1695/2017, diversas informações sobre os serviços de laboratório em que a nova administração do Pronto-Socorro vem oferecendo a municipalidade, pois, pelas redes sociais e por diversas pessoas que nos procuraram, questionaram sobre a interdição e possíveis irregularidades.

Os questionamentos foram:
a) qual o motivo que levou a vigilância sanitária a interditar o laboratório do pronto socorro municipal?
b) haja vista está interdição indaga-se: onde estão sendo realizados os exames da população que se utilizam de tal serviço?
c) os exames estão sendo realizados dentro dos parâmetros adequados de tempo? 

Renato Cebola também ressaltou que é de suma importância saber sobre esse laboratório, haja visto que o contrato é novo e não podemos correr o risco de começar errando e culminar em problemas maiores.

Festa do Divino Espírito Santo termina neste domingo


Termina no próximo dia 04 de junho mais uma edição da Solenidade do Divino Espírito Santo na Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso. A abertura da novena preparatória será realizada nesta sexta-feira, dia 26 de maio com celebração da santa missa às 19h presidida pelo Pároco Cônego Luiz Carlos de Souza.
A novena seguirá todos os dias, sempre com missas às 19h no Santuário Mariano Nossa Senhora do Bom Sucesso (Igreja Matriz). Após as missas, a programação social acontecerá na Praça do Quartel com animada quermesse, barracas de comes e bebes, atrações musicais, brinquedos e o tradicional Bingo.
Dia da Festa – Domingo, dia 04 de junho, a programação festiva acontecerá com missas às 7h (com tradicional café do Divino na Praça do Quartel), 9h e 11h. A procissão com Andor do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro percorrerá as ruas centrais da cidade a partir das 17h e a programação religiosa encerrará com Solene Missa em seguida.
O Pároco Cônego Luiz Carlos, que em julho próximo deixará o comando da Paróquia para assumir seus trabalhos pastorais em Caçapava, convida toda a comunidade para celebrar e viver intensamente a solenidade em louvor ao Divino Espírito Santo.


Gislene Cardoso sensibiliza comerciantes de Pinda


A vereadora Gislene Cardoso está trabalhando com os deficientes físicos com o projeto "Queremos uma Rampa", com o objetivo de sensibilizar os comerciantes de Pindamonhangaba para a implantação de rampas para que os cadeirantes tenham acesso aos estabelecimentos.

“Com visita nos locais com os cadeirantes percebemos as suas dificuldades e a quantidade de comércio que não possuem rampa. O trabalho será feito ao longo dos meses juntamente com o presidente da ADEP, Hélio e em breve será realizada uma reunião com a ACIP e simultaneamente foi protocolado um requerimento no executivo para a melhoria das calçadas e rampas de acesso a espaço público”, concluiu a vereadora.

Missa em coruputuba neste domingo

O Cal e a Dona Carminha avisam que no domingo DIA 04 , haverá missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Coruputuba às 10h30,
 com celebração do Padre Marcos, do Salesiano.

 Toda a comunidade Coruputubense e a população em geral estão convidados.

Cristiano Müller prepara subida ao Denali em junho
Após realizar o Projeto No Topo do Mundo e chegar ao topo do Everest em 2016, o montanhista prepara subida ao Monte Denali. no Alasca.

Após finalizar o Projeto No Topo do Mundo com a chegada ao topo do Everest em maio de 2016, o executivo e montanhista Cristiano Müller prepara expedição ao Monte Denali, no Alasca. O montanhista já havia realizado uma tentativa de escalar a montanha durante o projeto, mas, não alcançou o cume devido às péssimas condições climáticas.
O Monte Denali é a montanha mais alta da América do Norte, com 6194m e é considerada a mais fria do mundo, na qual a temperatura pode chegar facilmente a -50 graus C. Esse, inclusive, é um dos complicadores para o sucesso das expedições, principalmente devido ao risco de congelamentos.  Outra particularidade do Denali, é que durante o verão, época em que normalmente a montanha é escalada, o sol praticamente não se põe, havendo claridade durante as 24h do dia. Esse fenômeno ocorre devido a latitude em que a montanha se encontra e a sua proximidade com o polo.
A viagem ao Denali deve durar aproximadamente 22 dias e exigirá muito empenho físico e mental do alpinista, já que nessa expedição os montanhistas não contam com carregadores, como ocorre na maior parte das outras montanhas do mundo, como por exemplo, o próprio Everest, onde contam com o apoio dos Sherpas para boa parte dos aspectos logísticos. No Denali,  os montanhistas precisam carregar todos os suprimentos necessários para as 3 semanas de expedição (alimentos, barracas, fogareiros, sacos de dormir, entre outros utensílios). Cada montanhista sobe a montanha com aproximadamente 50 kg nas costas.
Após realizar uma intensa preparação física que incluiu treinamentos de corrida (ultramaratonas de montanha), funcionais e de fortalecimento muscular, Cristiano está pronto para retornar ao Denali, na esperança de que desta vez, o clima e outros fatores externos possam colaborar positivamente para o sucesso da expedição. “Em 2015, quando decidi abortar a escalada faltando cerca de 400m verticais para o topo, tinha duas certezas: a primeira é de que havia tomado a decisão correta, pois nenhum cume, de nenhuma montanha, justificaria colocar a minha vida em risco. E naquele momento, senti que provavelmente não teria condições de chegar ao topo e retornar em segurança ao acampamento. E a segunda certeza, é a de que voltaria lá algum dia”. Esse dia chegou e, em junho, Cristiano Müller, embarca para mais uma expedição em sua carreira como montanhista.

Sobre o montanhista

Com 39 anos, Cristiano é executivo de uma multinacional há 19 anos e responsável por gerenciar a construção de importantes projetos do setor de energia em vários países do mundo.  Durante 4 anos, ele dividiu o tempo entre as escaladas e o trabalho. Mas, pensando em se dedicar ao montanhismo de forma mais efetiva, decidiu tirar um ano sabático para desenvolver o Projeto “No Topo do Mundo”, em que escalaria algumas das principais montanhas mais altas do planeta, culminando com a subida do Monte Everest.
Antes de chegar ao cume do Everest, Cristiano conquistou outras montanhas, tais como: Monte Elbrus, na Rússia, a 5.642 metros, Mont Blanc, na França, a 4810 metros (2 vezes, sendo a última escalando sozinho), Aconcágua, na Argentina, a 6962 metros e o monte Matterhorn (tentativa), na Suíça, divisa com a Itália, a 4478 metros de altitude. Subiu o Monte Denali (tentativa), no Alasca, com 6.194 metros, Aiguille Du Moine, na França, a 3412metros,  Monte Manaslu (tentativa), no Nepal, a  8163 metros e Monte Kilimanjaro, na África, a 5895 metros de altitude.  
Do projeto fazem parte um livro e um documentário, que serão lançados ainda esse ano. Cristiano Müller oferece palestras abertas e in company, na região do Vale do Paraíba e, em todo país.



Munícipe agradece limpeza de terreno



Uma moradora do bairro das Campinas procurou nossa redação para agradecer a equipe da Reg Leste que fez um ótimo trabalho de limpeza em um terreno que fica atrás do Parquinho principal do bairro.