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terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Zumbalada une dança e solidariedade para arrecadação de fraldas geriátricas

  
A animação da dança e a solidariedade serão aliadas para a arrecadação de fraldas geriátricas pela Fundação José Carlos da Rocha no sábado (10), na 1ª Zumbalada, às 16 horas, na Associação Atlética Ferroviária.
Cinco instrutores de zumba, ritmo que conquistou as academias ao unir ginástica e dança embalada por músicas latinas, irão conduzir a Zumbalada, que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. São convidados para animar o evento Amanda Alves, Karina Silva, Luciana Gil, Nessa Cerezer e Victor Santos.
Para participar, basta levar um pacote de fralda geriátrica tamanho G ou colaborar com R$ 10. A renda também será revertida para a compra de fraldas, que irão beneficiar cerca de 500 idosos dos 12 lares assistidos pela Fundação José Carlos da Rocha – sendo 10 na região do Vale do Paraíba.

Vestibular FUNVIC realizado neste sábado foi um sucesso


A FUNVIC - Faculdade de Pindamonhangaba – realizou neste sábado, 03 de dezembro, a prova oficial do Processo Seletivo 2017, atraindo milhares de vestibulandos interessados em uma vaga dos dezenove cursos oferecidos atualmente pela Instituição de ensino.
A aplicação da prova transcorreu com tranquilidade e pôde ser feita pelo vestibulando por um período de quatro horas. O número de inscritos para o processo seletivo do próximo ano superou o vestibular do ano passado.
O gabarito das provas já está disponível no site da faculdade e a primeira chamada dos aprovados no processo seletivo será liberada no dia 08 de dezembro, após as 11h. Já a lista dos aprovados em segunda chamada será disponibilizada no dia 20 de dezembro, após as 14h.

Matrículas:

1ª Chamada: 14 de dezembro (quarta-feira), das 16h às 21h 
Dias 15 e 16 de dezembro (quinta e sexta-feira), das 9h às 21h
2ª Chamada: Dias 20 e 21 de dezembro (terça e quarta-feira), das 9h às 21h


Vagas Remanescentes:

A inscrição para os interessados nas vagas remanescentes será feita no dia 22 de dezembro (quinta-feira), após as 14h. Já a convocação e a matrícula, até o preenchimento das vagas, será no dia 27 de dezembro, das 9h às 12h e das 14h às 20h

Importante: Para a realização da matrícula será necessário o comparecimento de duas pessoas maiores de 18 anos para assinarem o contrato. Todos deverão apresentar cópia do CPF, RG e comprovante de endereço atual (uma delas poderá ser do aluno).
Obs.: A matrícula deverá ser paga à vista. Os valores da matrícula e das mensalidades estarão disponíveis na tesouraria e na divulgação do resultado.

Documentos necessários para a matrícula:
(Todos os documentos deverão ser apresentados em (02) duas cópias, juntamente com o documento original para conferência)

- Certidão de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente;
- Histórico Escolar do Ensino Médio ou equivalente;
- Cédula de Identidade;
- Título de Eleitor ou protocolo;
- Fotocópia do Comprovante de Votação;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou protocolo de solicitação;
- Duas fotografias 3x4;
- Comprovante de Endereço atualizado;
- Certificado de Reservista ou Atestado de Alistamento Militar ou Atestado de matrícula em CPOR ou NPOR, para brasileiros maiores de 18 anos, do sexo masculino.



Mais informações no site ou pelo telefone (12) 3648-8323.


Câmara de Pinda arquiva projeto de criação de novos cargos



A Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba, na sessão ordinária do dia 05.12.2016, resolveu não dar continuidade ao projeto de lei que aumentava de 11 para 22 o números de Assessores Parlamentares, entre outras mudanças. Também resolveu criar Resolução que destina 18,75% dos cargos em comissão daquela Casa de Leis aos servidores concursados, como forma de dar cumprimento à decisão judicial condenatória do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Com a presença do público que protestava contra o aumento de despesas na Câmara Municipal os projeto foi arquivado.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Fernando Capez realiza encontro de prefeitos eleitos com o TCE



Prefeitos eleitos e reeleitos do Estado de São Paulo, acompanhados de secretários municipais e vereadores de vários municípios participaram na terça-feira, 29/11, de seminário realizado na Assembleia Legislativa, sobre “Responsabilidade Administrativa e Boas Práticas de Gestão nas Prefeituras Municipais”.
O presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, observou, na abertura do evento, que o objetivo do curso é orientar e capacitar os agentes públicos. Segundo ele, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) tem feito enorme esforço, percorrendo os 645 municípios do Estado, dando palestras sobre a lei de responsabilidade fiscal, a lei da improbidade administrativa e questões de natureza eleitoral, e o workshop visa a demonstrar, de maneira didática, como os prefeitos podem fazer uma boa gestão, evitando problemas jurídicos.
Capez ainda explanou sobre a significativa redução de gastos promovida pela Assembleia com a renegociação de contratos e novas formas de licitação recomendando aos agentes públicos que recorram ao Núcleo de Avaliação Estratégica (NAE) da Assembleia Legislativa como instrumento de auxílio aos municípios.

Controle de contas

O presidente do TCE, Dimas Ramalho, falou sobre Controle de Contas pelo TCE. Segundo ele, atualmente o TCE tem um caráter essencialmente pedagógico, tentando auxiliar, informar e orientar, sem punir.
Dimas Ramalho deu conselhos para o aprimoramento da gestão pública: prestar contas de todo o dinheiro público utilizado; capacitar os funcionários da prefeitura no sentido de auxiliar o prefeito; radicalizar a transparência; criar uma controladoria, sem jamais ceder a nenhum tipo de chantagem nem acordo que não possa ser falado publicamente.
Em seguida, André Lemos Jorge, juiz titular do TRE-SP, proferiu a palestra “A reforma política possível desafios para os agentes políticos”, abordando a nova legislação eleitoral e suas consequências para os gestores públicos. Orientou os prefeitos a terem profissionais habilitados ao seu lado, com conhecimento da área eleitoral.
Marcos Fábio Nusdeo, presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp) explanou sobre o tema “Advocacia Pública: garantia de boa gestão administrativa”. Discorreu sobre algumas regras importantes a serem seguidas pelos agentes públicos, como o concurso público e a proibição do nepotismo. Apontou para importância da atualização das leis orgânicas municipais no sentido de implementar a Procuradoria Municipal e suas atribuições. “Tenham em mente que o advogado público concursado será o grande aliado do prefeito nas gestões municipais, dando assessoria aos atos jurídicos que terá que assinar”, frisou.
Outro palestrante, o procurador e coordenador da Área de Licitações e Contratos da Procuradoria da Assembleia Legislativa, Juliano Henrique Cereijido, discorreu sobre “Eficácia do Procedimento Licitatório”. O procurador descreveu medidas importantes, como o procedimento licitatório eletrônico, as minutas padronizadas de licitações, o treinamento de equipes e a advocacia preventiva, que tornam mais eficaz e transparente os procedimentos licitatórios.

O evento, promovido pela Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (Apesp) e o Instituto do Legislativo Paulista (ILP), contou também com a participação dos deputados Chico Sardelli (PV), Davi Zaia (PPS), Delegado Olim (PP) e Edmir Chedid (DEM), além do diretor do ILP, Rodrigo Tritapepe.

Dia 06 começa entrega das cestas básicas



Após o temor dos servidores públicos de Pindamonhangaba em não ter no mês de dezembro a cesta básica, a Secretaria de Administração nos informou oficialmente a poucos instantes que houve sim um atraso no pagamento da empresa fornecedora, mas que já foi solucionado e as mais de 4 mil cestas básicas começaram a ser entregues a partir do dia 06 de dezembro.
Do dia 06 ao dia 09 e no dia 12, o almoxarifado central não fechará par o almoço e estará entregando as cestas das 8 às 18 horas, já no sábado dia 10 o almoxarifado estará aberto das 8 às 13 horas.

Em relação a segunda parcela do 13º sairá até o dia 15 de dezembro. 

Projeto de lei do deputado Padre Afonso proíbe pulverização aérea com defensivos agrícolas no Estado de São Paulo



O projeto de lei n.º 405/2016, que proíbe a pulverização aérea de defensivos agrícolas no Estado foi uma das cinco proposituras do deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) aprovadas nessa semana na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa paulista.
De acordo com a norma proposta pelo projeto de lei fica vedada a comercialização no Estado de São Paulo de defensivos agrícolas destinados à pulverização aérea e insumos, materiais e equipamentos destinados ao mesmo fim. Segundo Padre Afonso, os estudos existentes sobre o assunto apontam que menos de 1% das plantas são efetivamente atingidas pela pulverização aérea de defensivos agrícolas.
“Enquanto isso, o defensivo se espalha de forma incontrolável levado pelas correntes de ar, podendo chegar a até 32 km de distância do local da pulverização”, diz Padre Afonso. O principal dano provocado pela pulverização aérea atinge principalmente insetos como abelhas e borboletas, considerados imprescindíveis para a polinização de diversas culturas.

“Estima-se que cerca de 40% das culturas produzidas pelo ser humano dependem desses insetos. Sem esquecer que a pulverização aérea é responsável pela mortandade de diversos pássaros e animais de pequeno porte”, completa o parlamentar. A lei prevê o pagamento de multa, em valores atuais, entre R$ 471 a R$ 4,710 mil, em caso de desobediência.

Justiça desmente boatos sobre processo da Confab e dá previsão para homologar

Crédito da foto: Portal TRT15
Legenda: Justiça do Trabalho de Pindamonhangaba fez audiência nessa quinta com comissão de trabalhadores e o sindicato


Juiz está fazendo análise minuciosa antes de apresentar o acordo aos ministros do TST; previsão é para fevereiro

Nessa quinta-feira, dia 1º de dezembro, a Justiça do Trabalho de Pindamonhangaba realizou uma audiência com uma comissão de trabalhadores e o Sindicato dos Metalúrgicos sobre o acordo do processo de periculosidade e insalubridade da Tenaris Confab, que já dura 25 anos.
O juiz desmentiu os boatos de que o processo não seria mais pago ou que alguém estaria ‘barrando’ seu andamento e esclareceu os motivos que têm ocasionado demora na sua conclusão.
Nessa audiência, o juiz conversou com cinco trabalhadores, entre atuais e ex-funcionários da Confab. O presidente Herivelto Moraes – Vela também participou.
Devido à complexidade dos processos 650/1991, 651/1991 e 466/2005, que envolvem cerca de 2.100 trabalhadores, a Justiça está fazendo uma análise minuciosa. Para homologar o acordo, o juiz depende da autorização dos ministros do TST – Tribunal Superior do Trabalho, a quem ele irá encaminhar a minuta.
Segundo palavras do juiz, um dos fatores que têm colaborado para os atrasos são os cerca de 140 funcionários que mesmo inclusos no processo coletivo entraram com processos particulares, gerando mais de 100 recursos para serem analisados.
Outro ponto complicador foi a mudança de nomenclaturas de cargos que tiveram que ser atualizados. Inicialmente, na listagem constava apenas o nome, o que gerou duplicidade em alguns casos, por isso o juiz solicitou mais informações sobre cada trabalhador envolvido. Hoje esses documentos estão praticamente finalizados e está na responsabilidade do juiz avaliar um a um.
O juiz também se disse empenhado no processo, mas que não consegue acabar de analisar os documentos este ano. A Justiça entra em recesso no próximo dia 16 e retoma as atividades no dia 21 de janeiro. A previsão do juiz para homologação do acordo é fevereiro do ano que vem.

O juiz também afirmou que houve um esforço grande do Sindicato e também da Confab em contribuir com andamento do processo. Pelo trâmite normal, segundo ele, o processo duraria mais dez anos para ser concluído em sua fase de execução.

Thanksgiving Day

Procurador Antonio Florêncio

É expressão em língua inglesa que, traduzida para o português, significa Dia de Ação de Graças. É o dia em que os cidadãos dos EUA, do Canadá e de algumas ilhas do Caribe, hodiernamente, agradecem entidades sacras pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. A origem do "Thanksgiving Day" são os festivais cristãos que ocorriam, no outono do Hemisfério Norte, após a realização das colheitas de gêneros alimentícios. Dessas informações culturais e históricas urge a necessidade dos brasileiros realizarem a seguinte indagação: a quais acontecimentos devo render graças? Tenho pra mim que são aqueles relativos ao combate à corrupção e aos agentes corruptos e corruptores. Contudo, penso que haverá mais bons acontecimentos na República brasileira quando a sociedade civil organizada trabalhar mais intensamente em prol da politização do cidadão e da valorização das autoridades públicas que lutam pela probidade.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

VEM AI A GRANDE FESTA





O Paineiras Country Club realizará no dia 10 de dezembro, a partir das 23 horas, “A Festa Edição Sertaneja” e quem animará a noite será a dupla sertaneja Fernando e Fabiano com uma apresentação inédita em Pindamonhangaba. Os convites da festa já estão a venda na secretaria do clube e em alguns pontos de venda.
Além da dupla sertaneja a festa também contará com a apresentação da Frat Beta + Djs, banda Rodeio, Dj Marcelo Boto. 
Os sócios do clube terão entrada franca. 

Você sabe o que é e o que faz um Procurador Municipal?



Reportagem especial pelo Procurador Antonio Florencio*

Procurador Municipal é um profissional do ramo do Direito, aprovado em difíceis e concorridos concursos públicos, remunerado pelos tributos pagos pela população para assessorar juridicamente os servidores públicos municipais no exercício de suas funções, bem como para defender perante o Poder Judiciário o patrimônio e os interesses da cidade onde atua. Os procuradores municipais, estaduais e federais, os defensores públicos e os promotores de justiça são atividades consideradas pela Constituição Federal como essenciais à Justiça. Para entender com mais clareza a atividade de um procurador municipal é importante sabermos que palavra da língua portuguesa “procurador” vem do Latim "pro" (por ou para) + "curator" (aquele que cuida de algo ou aquele que zela por lago), ou seja, procurador é aquele que cuida de algo para alguém. O Procurador Municipal faz exatamente isso: ele cuida (zela) dos interesses e do patrimônio do município em prol do cidadão, seu verdadeiro senhor. Ainda é importante acrescentar que essa atividade tem que ser exercida sem medo e contra todos que tentam lesar o patrimônio público, sob pena de prevaricação.

Recomendo aos leitores que conheça os procuradores municipais de sua cidade, converse com eles e faça suas críticas como forma de avançarmos na busca de uma cidade mais justa e eficiente para dar boas respostas aos anseios sociais.