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segunda-feira, 11 de abril de 2016

Encontro articulado pelo deputado Padre Afonso Lobato (PV) avaliou situação do tratamento do câncer na região



O deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV) se reuniu na última segunda-feira (04), com representantes das chamadas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON’s), que são os de hospitais e santas casas credenciadas pelo Estado para o tratamento oncológico na RM Vale.
O objetivo do encontro, que também contou com a participação da diretora regional de Saúde (DRS 17) Maristela Siqueira, foi avaliar a situação atual do atendimento dessa especialidade na região. 
Em abril do ano passado, o parlamentar iniciou uma série de ações visando aumentar o número de vagas para tratamento na região, uma vez que o Hospital Regional, localizado em Taubaté, após registrar um déficit de R$ 16 milhões, decidiu fechar as portas para novos casos de câncer, obrigando que os pacientes tivessem que se deslocar para Guarulhos e outras cidades do Estado para receber atendimento.
O déficit total do SUS com as unidades de tratamento de câncer no Vale (Hospital São Francisco/Jacarei; Santa Casa/São José dos Campos; Hospital Pio XII/São José dos Campos; Hospital Regional/Taubaté e Hospital Frei Galvão/Guaratinguetá) alcançou R$ 23 milhões.
Padre Afonso mobilizou pacientes e parentes de pacientes para explicar a situação, além de também reunir os representantes dos hospitais e santas casas para discutir o assunto e cobrar soluções do governo do Estado e se reuniu com então ministro da Saúde, Arthur Chioro, a quem enviou uma carta posteriormente, solicitando aumento do teto SUS para a região, sem obter resposta.
Em novembro de 2015, finalmente o governador Geraldo Alckmin liberou uma verba emergencial de R$ 400 mil mensais, que permitiu a criação de 60 novas vagas no HR. Em fevereiro desse ano, todos os pacientes que estavam se tratando em Guarulhos já haviam retornado para Taubaté.


Roderley Miotto pede informações sobre obras no bairro do Mantiqueira



O vereador Roderley Miotto (PSDB) encaminhou o requerimento nº 704/2016, ao prefeito Vito Ardito, com cópia ao Secretário de Obras, solicitando informações sobre o andamento e o cronograma das obras que estão sendo realizadas no bairro do Mantiqueira, no Distrito de Moreira César.
De acordo com o vereador, ele esteve em visita ao bairro em março e pôde comprovar as reclamações dos munícipes, com relação às citadas obras. Os moradores reclamam que são abertas valas para receber a canalização do sistema de escoamento de águas pluviais e, sem concluir a canalização, é aberta outra em outra rua deixando os buracos abertos com riscos de acidentes e, com as chuvas, alagando e empoçando tudo, causando problemas para os moradores já que as ruas estão todas esburacadas, cheias de terra e lama. “A população tem razão nas suas reclamações. O planejamento das obras tem que ser refeito. Tem que começar e terminar uma rua antes de iniciar uma outra. É benefício para o bairro o asfaltamento e a canalização das águas pluviais, mas não podemos esquecer de minimizar os problemas para a população, garantir o seu direito de ir e vir com segurança. Por isso estamos pedindo o cronograma de obras, para ver quais as vias que serão contempladas com as obras e desta forma, planejar melhor o andamento das mesmas”, destaca o vereador Roderley Miotto.


Estrada de Ferro responde as criticas dos funcionários

Amigos Leitores
Em relação às considerações sobre investimentos realizados pela EFCJ – Estrada de Ferro Campos do Jordão em seu blog, na segunda-feira, 4 de abril, gostaria de esclarecer:
Desde 2010, quando a atual administração iniciou a modernização da ferrovia, investimos R$ 26 milhões, e não R$ 14 milhões, como publicado pelo blog, equivocadamente. Tal aporte visa garantir total condição de segurança à operação, em benefício dos usuários como também dos próprios funcionários. A maior parte desses investimentos não aparece facilmente aos olhos daqueles que utilizam a Estrada de Ferro, pois foi direcionada para a infra estrutura da via permanente e modernização técnica da frota.
Frota
Num feito inédito no Brasil, implantamos equipamentos de última geração em trens com mais de 90 anos. Duas automotrizes receberam computador de bordo, navegação por GPS e Caixa Preta. E, além da frota que serve aos passageiros, os recursos também foram aplicados em veículos de manutenção, como a Gôndola. E, basta uma visita às nossas oficinas de manutenção para se constatar que a reforma de trens continua.
Todo esse trabalho de modernização erecuperação de equipamentos, por acontecerem em veículos singulares, passam por testes complexos, acompanhados de perto pelas equipes de profissionais da CPTM –Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, numa parceria inédita.
Os processos de modernização são finalizados por critérios absolutamente técnicos e de segurança, sendo a resolução integral destes critérios a responsável pelo tempo demodernização.  Em resumo, não se realiza a entrega de um serviço até que todas as etapas exigidas tenham sido vencidas e que todos os testes tenham sido realizados. Nos orgulhamos em ressaltar, que esse portfólio de conduta é inédito no país para veículos com mais de 90 anos.
E mais. A EFCJ está implantando um sistema de manutenção onde se antecipam problemas, monitorando a vida útil de cada componente. Veículo por veículo, faz-se um planejamento minucioso de manutenção e substituição de peças, estabelecendo soluções definitivas e não emergenciais. Anteriormente, não havia planejamento para a manutenção, sendo realizada apenas quando aparecia alguma ocorrência.
Em resumo, posso garantir que, ao assumir a administração da EFCJ, a nova gestão encontrou carros de passageiroshistóricos abandonados, verdadeiras relíquias se decompondo. Estes veículos estão sendo reformados, aproveitando a expertise tradicional dos funcionários da ferrovia. Tal conhecimento vem sendo documentado pela primeira vez, servindo de legado para as próximas gerações de profissionais. Um belíssimo trabalho que já foi matéria (foi avalizado) de reportagem pela TV Globo (Jornal Nacional) e Record, com excelente retorno. 
A nova gestão encontrou 2 carros de aço nas oficinas, inadequados para a operação na linha. Um deles já foi reformado e será inaugurado como carro cafeteria nos próximos meses, trazendo dividendos positivos para a imagem da EFCJ e de Pindamonhangaba. Isso depois de passar por todos os trâmites legais de licitação em um processo absolutamente transparente.
Linha permanente
Reforço que, dificilmente notado pelo usuário, o investimento na linha permanente permitiu a troca de 14 mil unidades de dormentes, 20 mil metros de trilhos, além da construção de 4 mil metros de canaletas de drenagem e de 2.300 m3 de contenção de encostas. Os investimentos também permitiram amodernização de 7 paradas (as com mais movimento deusuários, segundo nossas pesquisas), dotadas de acessibilidade e também na adequação deste mesmo item (acessibilidade) em 3 estações.
Quadro funcional
A nova gestão saldou um débito histórico com os funcionários da EFCJ, aprovando um novo plano de carreira, organograma funcional, além da atualização dos salários, há muito defasados quando aqui chegamos. Num compromisso com o futuro da empresa, conseguiu a aprovação de um concurso, repondo quadros e contratando pela primeira vez funcionários com curso superior. 


sexta-feira, 8 de abril de 2016

Dr. Marcos Aurélio intensifica inauguração do PA Infantil



Uma das principais bandeiras do mandato do vereador Marcos Aurélio é a implantação do PA Infantil em Pindamonhangaba e ele insiste que a unidade seja inaugurada ainda este ano, alegando que irá beneficiar toda a população de Pinda.
“Além de dar um melhor atendimento às crianças, o atendimento do PA será diferenciado e dará mais qualidade de vida as crianças de nossa cidade”, disse o vereador.
Junto com a inauguração do PA Infantil, o vereador está intensificando para 2016, junto a Prefeitura a implantação do SAMU e início das obras da Creche do Idoso. 





Professor Eric é ouvido na Comissão Processante



Finalmente o vereador professor Eric de Oliveira foi ouvido na manhã de ontem na Câmara de Pindamonhangaba pela Comissão Processante que investiga supostas irregularidades cometidas por ele.
Segundo informações o vereador negou as acusações e apontou algumas divergências nos depoimentos das testemunhas tanto na CEI quanto no inquérito.

A Comissão se reunirá na segunda-feira (11) para definir a data das oitivas das testemunhas roladas pelo vereador em sua defesa por escrito.   

OS 10 DESMANDAMENTOS NA PREFEITURA




A Tribuna do Norte de 1° e 2 de abril de 2016 publicou a lei municipal nº 5.900/2016. Essa lei municipal é composta de vários anexos com números e códigos difíceis de decifrar, mas que precisam urgentemente serem revelados aos pindenses. Consultando alguns advogados e contadores, o Blog do Magui e o Jornal O Regional descobriu alguns itens importantes da lei que vão impactar gravemente no orçamento da Prefeitura e na vida dos contribuintes no ano de 2016 e seguintes:

1. A Prefeitura têm 163 empregos de confiança na sua estrutura administrativa, o que significa que o Prefeito tem 163 vagas, nas suas mãos, para colocar quem quiser;
2. Esses 163 empregos de confiança podem gerar um gasto de aproximadamente R$ 1.240.000,00 (um milhão duzentos e quarenta mil reais) todos os meses, ou seja, R$ 17.360.000,00 (dezessete milhões trezentos e sessenta mil reais) a cada ano;
3. Entre esses empregos de confiança estão 10 Secretários Municipais que ganham um dos maiores salários do Brasil (mais de 15 mil reais), estão 45 Diretores que ganham mais de 10 mil reais por mês e também 11 funcionários do gabinete do senhor Prefeito que ganham, juntos, mais de 70 mil reais por mês;
4. O Tribunal de Contas do Estado já desaprovou a enorme quantidade de empregos de confiança na Prefeitura de Pindamonhangaba, mas o Prefeito nada fez;
5. O Ministério Público, através do trabalho corajoso do Procurador-Geral de Justiça e da Promotora de Justiça Dra. Paula Gizzi, entrou com várias ações na Justiça para acabar com essa festa de empregados de confiança, sendo que essas ações estão andando à passos largos;
6. Por manter grande quantidade de empregados de confiança, desde o início de sua gestão em janeiro de 2013, o Prefeito Vito Ardito Lerário está sendo processado por improbidade administrativa, podendo ser condenado, conforme pedido do Ministério Público, em mais de R$ 2.300.000,00 (dois milhões e trezentos mil reais), que deverão ser pagos com dinheiro do seu patrimônio pessoal;
7. Os R$ 17.360.000,00 milhões gastos a cada ano desnecessariamente com empregados de confiança seriam suficientes para contratar 80 médicos do Programa Saúde da Família. Pindamonhangaba precisa de no mínimo 60 médicos do Programa Saúde da Família para atender toda a população, mas hoje só tem 30 desses médicos pois o dinheiro que seria utilizado para contratar servidores concursados está sendo desperdiçado com empregados de confiança.
8. Se fossem utilizados para construção de moradias populares, os R$ 17.360.000,00 milhões gastos a cada ano com os empregados de confiança seriam suficientes para construir 350 casas todos os anos (1400 casas em 4 anos), no mesmo padrão daquelas que foram construídas pelo Prefeito João Ribeiro no Loteamento Liberdade 3.
9. Segundo dezenas de servidores concursados consultados, a maior parte desses 163 empregos de confiança está preenchida por pessoas desqualificadas que só trabalham no interesse do Prefeito e contra o interesse público.
10. Finalmente, de causar espanto aos pindenses, se esses R$ 17.360.000,00 milhões fossem economizados conforme requerimento do Ministério Público e do Tribunal de Constas do Estado, o Prefeito poderia baixar em 25% o valor do IPTU cobrado de cada pindense proprietário de imóvel no Município. Isso mesmo, quem paga 300 reais de IPTU hoje pagaria 225 reais depois dos cortes dos empregados de confiança.
A realidade é que muito dinheiro público está sendo jogado no lixo todos os meses, e que esse dinheiro todo está fazendo falta na saúde, na educação, etc. No entanto, algumas vozes são alvissareiras: é tempo de Justiça.

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Associação do Mombaça agradece vereador Felipe Cesar



A Associação de Amigos e Moradores dos bairros Mombaça, Campo Belo e Mariana está agradecendo o vereador Felipe Cesar por ter enviado os seus funcionários para fazer uma limpeza geral ao redor do Centro Educacional, da Quadra de Esportes e do Campo de Futebol. O vereador esteve no último dia 04 de abril junto com o presidente Dito Bala visitando o bairro e viu todas as necessidades e já na mesma semana resolveu, por conta própria, estes primeiros problemas.

Afora o presidente Dito Bala está questionando a Prefeitura que prometeu a mais de um mês a limpeza do Reduto dos Pássaros e que até o momento nada foi feito. 

PADRE AFONSO LUTA POR MELHORIAS PARA PACIENTES COM CÂNCER


Aconteceu no último dia 04, uma reunião articulada pelo deputado estadual Padre Afonso com representantes das chamadas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON’s), que são os de hospitais e santas casas credenciados pelo Estado para o tratamento oncológico na RM Vale. 
O objetivo do encontro, que também contou com a participação da diretora regional de Saúde (DRS 17) Maristela Siqueira, foi avaliar a situação atual do atendimento dessa especialidade. 
"Constamos que existe ainda uma grande defasagem de recursos e vagas para suprir as demandas atuais e precisamos melhorar urgentemente isso.", disse o deputado. 
Para Padre Afonso é necessário que os municípios e os governos do estado e federal também se mobilizem para ajudar na solução desta grave situação. Ele disse ainda que não medirá esforços para isso. Visitará novamente os prefeitos da região, o secretário de saúde do estado e o próprio ministro da saúde para mostrar aos mesmos a necessidade de medidas rápidas e eficazes para que as soluções apareçam de fato.

PREOCUPADO COM SEGURANÇA, FELIPE CÉSAR DEFENDE FISCALIZAÇÃO EM PONTES E VIADUTOS



Vereador entende que é dever da Administração Municipal fazer a prevenção rigorosa de acidentes

Após a fortes chuvas e os problemas verificados em diversas pontes e viadutos do município, o Presidente da Câmara de Pindamonhangaba, Vereador Felipe César – FC (PMDB) apresentou o requerimento nº 01/2016 em que defende que o Executivo realize, com urgência, uma rigorosa fiscalização e a constante manutenção nos viadutos e pontes do nosso município, inclusive da zona rural.
Felipe César lamenta o problema que houve no viaduto que dá acesso a região leste da cidade com a queda de parte da estrutura da construção e com a ponte que liga os bairros Mantiqueira e Pasin. “Entendo que é dever da Administração Municipal prevenir acidentes e considerando que inúmeros viadutos e pontes de Pindamonhangaba foram construídos há muitos anos é que peço essa fiscalização e manutenção nas pontes e viadutos da zona urbana e rural”, esclarece o vereador Felipe César – FC.


SENAI de Pindamonhangaba está com inscrições abertas



O SENAI de Pindamonhangaba está com inscrições abertas para diversos cursos, os interessados em fazer a inscrição podem comparecer a secretaria da escola. As vagas são limitadas e o valor da inscrição é de 45 reais.
As vagas são para as áreas de metalurgia, metalomecânica/manutenção, eletricidade/eletrônica, logística/segurança, vestuário e gestão/informática.  
Os documentos para realizar as inscrições são: RG, CPF, Comprovante dos pré-requisitos, comprovante de escolaridade e de endereço.

Mais informações sobre as inscrições e cursos oferecidos podem ser obtidas pelo telefone (12) 2126-9888.