Ajustes no Tributo Digital
O acesso ao tributo digital no portal da Prefeitura ficará indisponibilizado esta semana para a realização de ajustes. Dando sequência às ações de correção nas cobranças dos tributos de 2026, a Secretaria de Finanças e Orçamentos anunciou medidas para retificar valores equivocados no IPTU.
Após uma série de reuniões e análises dos valores atualizados — aprovados pela Planta Genérica de Valores em 2025 — a Prefeitura está revisando o cadastro imobiliário para que distorções sejam corrigidas de forma ágil. A revisão deverá beneficiar imóveis comerciais, industriais, prestadores de serviços e residências de determinadas regiões.
Nota oficial: “Estamos trabalhando, a pedido do prefeito, desde a semana passada em cima dessas análises, contando com o suporte técnico da empresa Geopixels, que elaborou o estudo original. O objetivo é corrigir equívocos identificados”, informou a administração.
Orientações ao Contribuinte
Pagamento efetuado: Munícipes que já pagaram e receberem uma revisão para valor menor deverão solicitar o ressarcimento da diferença posteriormente.
Revisão individual: Caso o contribuinte identifique que o valor venal permanece incompatível com o valor de mercado, deve protocolar uma solicitação de revisão na plataforma 1Doc, apresentando documentos comprobatórios.
Continuidade do Movimento
A Prefeitura admitiu o erro e determinou que a empresa Geopixels (pela qual o município pagou R$ 3 milhões pelo estudo) realize a revisão.
Apesar da vitória parcial, o movimento “Revoga Já” continuará colhendo assinaturas para uma Ação Popular. Um novo encontro está marcado para este sábado, a partir das 9h, na praça central. O objetivo é coletar assinaturas de quem ainda não participou e permitir que aqueles que assinaram anteriormente — sem o número do título de eleitor — possam regularizar o apoio. Segundo a organização, novos atos também serão realizados em diversas regiões de Pindamonhangaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário