A regra 80/20, também conhecida como princípio de Pareto, é uma teoria de propriedade matemática, que segue a ordem de distribuição de potências de duas quantidades, na qual a mudança em uma das quantidades resulta em mudança significativa na outra, não sendo, porém, proporções rígidas. Foi desenvolvido pelo economista Vilfredo Pareto (1848-1923), em 1896, a partir da observação de que 80% das terras da Itália pertenciam a apenas 20% da população. Sua associação em percentuais de distribuição de quantidades passou a ser utilizada em outras áreas do conhecimento, como linguagem, saúde e negócios, com a finalidade de identificar níveis de esforços e seus resultados.
É apontada como importante
ferramenta de análise de qualquer estrutura organizacional, tornando possível
criar maior impacto produtivo com menor quantidade de esforço, mais clareza de
prioridades, e mais eficiência da equipe no trabalho. Não obstante, carrega
críticas de simplificação excessiva no modo de absorver informações;
priorização inadequada ao ignorar tarefas ou conteúdos, que, embora não pareçam
impactantes, são necessários; foco exclusivo na eficiência, em detrimento da
qualidade; e risco de falsa sensação de que os 80% restantes do conteúdo ou das
tarefas não são importantes, quando na verdade, podem ter um papel crucial.
Transposto a regra 80/20 para o
campo da educação, pode ser utilizada na identificação de proporções
matemáticas em situações de ordem escolar, como a relação do nível do esforço
dos alunos, com os resultados da turma e escola; da proporção de práticas
didáticas e conteúdos que resultam em maior rendimento escolar; dos perfis
comportamentais que representam maior alinhamento à missão e visão
institucional da escola, que, por sua vez, resultam em maior engajamento com a
proposta educacional. Nesse sentido, identificar as proporções de causas e
consequências no campo da educação, favorece contínuo ajuste do planejamento
escolar para atender os novos contextos de cada nova geração de alunos e
coletividade escolar.
Garantir eficiência do processo de
ensino e aprendizagem, com a devida qualidade da educação integral do aluno,
requer estratégia para otimizar o estudo essencial, sem desprivilegiar do
restante do conteúdo. Tem-se como ideal, identificar os problemas da
aprendizagem e as suas causas, para organizá-los em categorias semelhantes.
Dessa maneira, poder-se-á encontrar soluções, cujos esforços otimizados poderão
atingir a proporção aproximada de 20% de soluções (estratégias e procedimentos
educativos), que resultem em aproximação de 80% de rendimento escolar. Mapeamento
e estruturação de plano estratégico, tático e operacional da regra 80/20 na
educação é possível e é para hoje!
Por Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, licenciado
em Filosofia, História e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, Diretor da
Escola Municipal Serafim Ferreira – “Sr. Sara”.

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