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terça-feira, 16 de setembro de 2025

Contabilidade educacional: de registros contábeis à planejamento estratégico escolar


            
 A história da contabilidade tem origem no tempo do homem primitivo, que, com seus meios, inventariava o seu rebanho, como forma de medir a sua riqueza. No período do renascimento cultural, também conhecido como revolução comercial, a contabilidade atingiu maior maturidade, disseminando pela Europa, a pré-histórica prática de controle por fichas de barro. Já no século XVIII, na esteira da revolução industrial, a complexidade contábil suscitou a disciplina de contabilidade de custos; complexidade que, no século XX, deu vida a disciplina de contabilidade gerencial.

            Na atualidade a contabilidade é assumida como um bastião da sobrevivência da empresa, seja pública ou privada, principalmente as dos tipos financeiro, gerencial e fiscal. Garante registros para fins de auditorias internas e externas, e uma macro visão estratégica para a gestão decidir com clareza os rumos da empresa, podendo frear ou acelerar a produtividade, tanto por conta do fluxo de caixa (entradas e saídas), demanda de mercado e conformidade de regulamentos internos e externos.

            No Brasil, toda empresa deve contar com o serviço de contabilidade para cumprir exigências legais de funcionamento e prestação de contas junto aos governos federal, estadual e municipal. Transposto esse tema para o campo educacional, toda rede de ensino e escola precisam contar com um serviço contábil rigoroso e otimizado, que vai desde a escolha do regime tributário até o sistema integrado de registro contábil, com funções automatizadas.

            Monitoradas todas as movimentações financeiras da rede de ensino e/ou escola, por parte do departamento gerencial, facilitar-se-á análise constante de receitas e despesas, evitando desequilíbrios financeiros, resultando em continuidade de subsídio, investimento e dotação orçamentária, sobretudo para o campo pedagógico. A equipe gestora quando está guiada pelo balanço financeiro anual, semestral e mensal, consegue executar os planos estratégicos, táticos e operacionais, no ambiente escolar, podendo comparar resultados financeiros com metas pedagógicas e os seus principais indicadores de desempenho.

 

 

 

            Estabelecer metas ambiciosas de desempenho escolar só é possível com investimento financeiro, resultante de um controle contábil minucioso. Se por um lado a contabilidade é de natureza complexa, o que torna difícil a sua aplicação e utilização como instrumento estratégico, por outro, sem ela não há legitimidade em qualquer serviço comercial, inclusive educacional, por ser questionável todo o processo de ensino ofertado. Educação de qualidade a partir de uma contabilidade educacional auditada é possível e é para hoje!

             Por Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, licenciado em Filosofia, História e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, Diretor da Escola Municipal Serafim Ferreira – “Sr. Sara”.

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