A história da contabilidade tem origem no tempo do homem primitivo, que, com seus meios, inventariava o seu rebanho, como forma de medir a sua riqueza. No período do renascimento cultural, também conhecido como revolução comercial, a contabilidade atingiu maior maturidade, disseminando pela Europa, a pré-histórica prática de controle por fichas de barro. Já no século XVIII, na esteira da revolução industrial, a complexidade contábil suscitou a disciplina de contabilidade de custos; complexidade que, no século XX, deu vida a disciplina de contabilidade gerencial.
Na atualidade a contabilidade é
assumida como um bastião da sobrevivência da empresa, seja pública ou privada,
principalmente as dos tipos financeiro, gerencial e fiscal. Garante registros
para fins de auditorias internas e externas, e uma macro visão estratégica para
a gestão decidir com clareza os rumos da empresa, podendo frear ou acelerar a
produtividade, tanto por conta do fluxo de caixa (entradas e saídas), demanda
de mercado e conformidade de regulamentos internos e externos.
No Brasil, toda empresa deve contar
com o serviço de contabilidade para cumprir exigências legais de funcionamento
e prestação de contas junto aos governos federal, estadual e municipal.
Transposto esse tema para o campo educacional, toda rede de ensino e escola
precisam contar com um serviço contábil rigoroso e otimizado, que vai desde a
escolha do regime tributário até o sistema integrado de registro contábil, com
funções automatizadas.
Monitoradas todas as movimentações
financeiras da rede de ensino e/ou escola, por parte do departamento gerencial,
facilitar-se-á análise constante de receitas e despesas, evitando
desequilíbrios financeiros, resultando em continuidade de subsídio,
investimento e dotação orçamentária, sobretudo para o campo pedagógico. A
equipe gestora quando está guiada pelo balanço financeiro anual, semestral e
mensal, consegue executar os planos estratégicos, táticos e operacionais, no
ambiente escolar, podendo comparar resultados financeiros com metas pedagógicas
e os seus principais indicadores de desempenho.
Estabelecer metas ambiciosas de
desempenho escolar só é possível com investimento financeiro, resultante de um
controle contábil minucioso. Se por um lado a contabilidade é de natureza
complexa, o que torna difícil a sua aplicação e utilização como instrumento
estratégico, por outro, sem ela não há legitimidade em qualquer serviço
comercial, inclusive educacional, por ser questionável todo o processo de
ensino ofertado. Educação de qualidade a partir de uma contabilidade
educacional auditada é possível e é para hoje!
Por Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, licenciado
em Filosofia, História e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, Diretor da
Escola Municipal Serafim Ferreira – “Sr. Sara”.
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