A empresa MRS Logística vai finalizar no mês de agosto os
investimentos de mais de R$ 30 milhões que confirmam a celeridade do
desenvolvimento econômico de Pindamonhangaba. Em recente reunião com o prefeito
Ricardo Piorino, a empresa apresentou o balanço das obras, firmadas na
renovação do contrato da empresa com a Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT) para exploração da malha ferroviária entre São Paulo e o Rio
de Janeiro.
Participaram do encontro o gerente de Relações
Institucionais da MRS, Daniel Martins, a especialista em Relações
Institucionais, Grazi Ribeiro, dentre outros técnicos e analistas da empresa.
Viaduto
A construção do viaduto na Avenida Estrutural, da passarela
do Araretama e do muro de vedação, bem como a transferência do pátio de
manobras - que vai eliminar a parada do trem na região central – além da
implantação de cancelas automáticas nos cruzamentos de trem cidade sinalizam um
novo ciclo de modernização e expansão econômica e urbana do município.
Estimado em R$ 13,8 milhões, a construção do Viaduto sobre a
linha férrea interligando a SP-62 ao bairro do Feital, no Distrito Industrial,
através da recém construída Via Estrutural, é o maior investimento que a
empresa já realizou no município.
A obra é essencial para a melhoria da mobilidade urbana,
reduzindo a distância entre os bairros e criando uma nova rota de
desenvolvimento econômico e industrial. A avenida é a maior obra viária
executada com recursos próprios da Prefeitura e tem, nesta primeira fase, uma
extensão de 2,5km com duas rotatórias.
Para conectar a avenida aos dois lados da ferrovia, a MRS
finalizou neste mês de julho a construção do viaduto sobre os trilhos. A
estrutura contará com duas pistas para veículos em cada sentido, ciclovia,
calçadas, iluminação central de LED, parapeito, sinalização e rampas de acesso.
Pátio de Manobras
Outras obras de grande porte da MRS em Pindamonhangaba são o
pátio de manobras e a passarela, ambas no Araretama. Com a transferência do
pátio de manobras, as cancelas das ruas Campos Sales, Frederico Machado e Vol.
Vitoriano Borges serão acionadas apenas para a passagem rápida de trens e não
mais por longos períodos para manobras das composições.
No bairro do Araretama, a empresa está finalizando um novo
ramal de linha férrea, paralelo ao atual, com 1.800 metros para possibilitar a
parada do trem no local sem atrapalhar a mobilidade urbana.
Nova Passarela
Ainda no Araretama , a empresa investiu R$ 7 milhões na
construção da passarela de acesso sobre a linha férrea, equipada com rampas,
escadas, proteção lateral e iluminação para garantir a segurança dos moradores
na travessia durante a passagem dos trens.
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