Notícias de pindamonhangaba, WALTER MAGUI NOTÍCIAS, Blog com notícias de pinda e toda região do vale da paraíba.

segunda-feira, 12 de maio de 2025

Sistema educacional Montessori: analisando as suas contribuições para a aprendizagem infanto-juvenil

 

             O sistema educacional Montessori abrange a perspectiva de método de ensino (organização e processo linear de ações), abordagem pedagógica (prática e procedimento educativo) e filosofia de vida (conjunto de ideias e condutas que regem a pessoa). Foi concebido e desenvolvido pela médica e pedagoga Maria Montessori (1870 – 1952), que junto com seu filho Mário Montessori (1898 – 1982), e apoiadores, difundiram o seu sistema pelo mundo afora, tornando-se uma marca educacional.

            O objetivo do sistema Montessori é ajudar o desenvolvimento humano da criança, de forma integral e profunda. Apresenta princípios e características que o tornam peculiar, desde a sua origem até os dias atuais, não isento, porém, de críticas, haja vista o desafio da aplicação metodológica em contextos sociais e culturais diversos.

            Uma escola montessoriana operacionaliza a sua estrutura educacional partindo do princípio de que a criança é capaz de aprender de forma independente, bastando estar garantido as condições de aprendizagem ideais. Alguns exemplos são 1) mobiliário adaptado e proporcional ao tamanho da criança, 2) currículo multidisciplinar e turmas mutisseriadas para cada ciclo de ensino (0 – 6 anos; 06 – 12 anos; 12 – 18 anos; e 18 – 24 anos), com destaque para ações pedagógicas de natureza prática, equilibrando o estudo individual e coletivo; 3) sistema avaliativo por meio da observação docente do progresso do estudante em seus componentes curriculares escolhidos pelos próprios estudantes, a partir de um portfólio temático disponível semanalmente; 4) material didático voltado para prática sensorial que proporcione exploração do mundo ao seu redor e experiência holística de aprendizagem, entre outros elementos também importantes.

            A marca montessoriana é assumida como de qualidade desde o seu início fundacional. Presente em quase todo o mundo, não tem expandido de modo acelerado o número de unidades escolares nas últimas décadas. Sob uma perspectiva crítica, é apontada como ensino caro e elitista, subtendendo que os resultados educacionais positivos são decorrentes das condições favoráveis dos estudantes e suas famílias, que garantem acompanhamento escolar adequado; soma-se a esse olhar crítico, a escassez de pesquisas científicas em larga escala que apontem a eficiência do método e abordagem pedagógica montessoriana, em comparação a outros sistemas e métodos de ensino.

Também há críticas direcionadas ao material didático, sendo apontado como simplório e excessivamente infantil, por não ser dado a devida estima e confiança ao potencial cognitivo da criança, bem como a polêmica liberdade no ato de escolha dos componentes e temas curriculares em sala de aula, que pode sugerir preferência do estudante por algum componente curricular em detrimento de outro. Por último, questiona-se o preparo docente para aplicar fielmente o método montessoriano, sob risco de ser uma simulação da visão e abordagem pedagógica original, resultando em apenas um mito simbólico do que já foi o sistema Montessori em suas origens.

            Com o avanço da Neurociência e Pedagogia, identifica-se robusta correlação de ideias, critérios e consenso da forma que a criança e o adolescente aprendem de maneira eficaz, com o sistema Montessori. Em sua origem a abordagem pedagógica montessoriana foi difundida como inovadora; hoje está restrita ao campo acadêmico e pessoas de mediano para elevado poder aquisitivo. Que se trata de um sistema educativo robusto sob a perspectiva pedagógica, não há dúvidas, mas como popularizá-lo e torná-lo aplicável, entendendo que o seu cerne é a experiência e aprendizagem holística, considerando que o atual contexto sócio educacional brasileiro é de ensino tecnicista e pragmático, voltado para valores comerciais e econômicos, monitorado por avaliações de larga escala, cujo critério de indicadores é domínio de conteúdo curricular seriado? Trata-se de uma equação difícil de se resolver. Educação integral sempre, é possível e é para hoje!

            Por Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, licenciado em Filosofia, História e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação, Diretor da Escola Municipal Serafim Ferreira – “Sr. Sara”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário