No início do mês de Fevereiro dentro dos roteiros de reuniões com os prefeitos eleitos e reeleitos que compõe á base dos sindicatos dos servidores, o Presidente Paulo de Cunha juntamente com o diretor Caio Cesar reuniu- se com o prefeito do município de Cunha Rodrigo Neto. Para melhorias a categoria, novas reivindicações foram praticamente á pauta deste encontro avaliado pelo presidente Paulo de Cunha como positiva.
sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025
Lagoinha se prepara para o Carnaval da Família 2025
A cidade de Lagoinha já está no clima da folia para receber o Carnaval da Família 2025, que acontecerá entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março. Com uma programação diversificada e voltada para todas as idades, o evento promete cinco dias de muita música, dança e diversão para moradores e visitantes.
Entre os destaques da festa estão os tradicionais
blocos carnavalescos, apresentações musicais, concurso de fantasia infantil e
recreação para as crianças. A festa contará ainda com infraestrutura completa,
incluindo segurança e apoio ao público.
A Prefeitura de Lagoinha, por meio da Secretaria de
Cultura e Turismo, reforça que o evento é gratuito e aberto ao público,
convidando todos a participarem com alegria e responsabilidade. Para curtir a
festa ao máximo, os foliões devem se programar para chegar cedo, usar protetor
solar e manter-se hidratados.
Com apoio do COMTUR e organização da Aldeia Outro
Mundo, o Carnaval da Família 2025 promete fortalecer a cultura local e
proporcionar momentos inesquecíveis para todos.
Programação
- Sexta-feira (28/02): Abertura com desfile das
escolas municipais, shows e blocos tradicionais.
- Sábado (01/03): Apresentações musicais, blocos de rua
e diversão infantil.
- Domingo (02/03): Concurso de fantasia infantil, blocos carnavalescos
e muita folia.
- Segunda-feira (03/03): Samba, apresentações
culturais e encerramento dos blocos.
- Terça-feira (04/03): Último dia
de festa com shows, marchinhas e encerramento oficial.
Para mais informações, acompanhe as redes sociais
da Prefeitura de Lagoinha.
quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
Carnaval da Família 2025: Tremembé divulga programação dos 4 dias de festa
O Carnaval da Família 2025 vai ser embalado por duas atrações
NOTA 10 no quesito animação. Confraria Musical e Mestre Quintino e
Banda do Erê vão se apresentar todos os dias. A folia em Tremembé começa no
sábado (1º de Março) e seguirá domingo (2), segunda (3) e terça-feira (4). Em
novo horário: das 15h às 21 horas.
Também tem novidade no local da festa, que será no Palco
Maestro Quintino ao lado do Centro de Eventos e da Praça da Estação, em razão
das obras de revitalização realizadas na praça.
Diariamente no Carnaval da Família as performances ficarão
divididas da seguinte forma: às 15 horas Mestre Quintino e Banda do Erê;
às 17 horas Confraria Musical.
A festa contará com Praça de Alimentação, banheiros,
segurança privada e apoio da Polícia Militar. O acesso a área de shows será de
graça e ocorrerá mediante revista. Os participantes não poderão entrar com
cooler, spray (de espuma e de tinta de cabelo), além de outros objetos que
ofereçam risco aos foliões. Quem participar pode estacionar os veículos de graça
na Praça Félix Nobre de Campos (Largo do Parque).
OBRAS NA PRAÇA DA
ESTAÇÃO
A Praça Geraldo Costa
(conhecida popularmente como Praça da Estação) passa por obras de
revitalização. Os serviços são realizados com recursos do DADETUR (Departamento
de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos). Ou seja, a verba
utilizada é exclusiva, e vem do Governo do Estado carimbada para investimento
no setor de Turismo. O projeto de revitalização prevê espaço PET para
atividades com cães de estimação e playground para a criançada. Quando estiver
pronta, a praça terá sanitários e fraldário.
CARDÁPIO DESTA QUINTA FEIRA
Misturas
✅ Picadinho
✅ Filé de frango
✅ Dobradinha
✅ Frango com polenta
✅ Carne moída com batata
✅ Filé de peixe
✅ Lasanha de berinjela
✅ Linguiça toscana com ovo
Guarnições
✅ Arroz
✅ Arroz primavera
✅ Feijão
✅ Feijão preto
✅ Polenta
✅ Macarrão
✅ Farofa
✅ Polenta frita
✅ Bolinho de arroz
✅ Cenoura com carne moída
✅ Pimenta poca
✅ Brócolis com cenoura
Saladas
✅ Abobrinha
✅ Acelga
✅ Mista
✅ Alface
✅ Pepino
Equipe de Secretaria de Desenvolvimento Econômico visita Grupo Ecolyzer
Membros da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pindamonhangaba realizaram uma visita técnica ao Grupo Ecolyzer, empresa instalada no Distrito Empresarial Dutra e especializada em serviços analíticos e pesquisa aplicada em diversas áreas. O objetivo da visita foi conhecer de perto as atividades da empresa e fortalecer o relacionamento entre o setor público e o setor produtivo da região.
Recepcionados pela gerente técnica, Tuany Miranda Ramos de Oliveira, e pela gerente de qualidade, Claudia Cristina Ramos, os representantes da Prefeitura acompanharam o funcionamento dos laboratórios e os processos de controle de qualidade, pesquisa e regulamentação conduzidos pela Ecolyzer.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Ferreira Filho ‘Ju’ ressaltou a importância da visita e do contato com empresas de referência. “Conhecer empresas que atuam com tecnologia e inovação nos permite buscar parcerias estratégicas e fomentar o desenvolvimento econômico de Pindamonhangaba. A troca de experiências é essencial para impulsionar novos investimentos e fortalecer as empresas da cidade. O prefeito Ricardo Piorino tem trabalho para atração de investimentos e para o fortalecimento das empresas já existentes. Essa nossa aproximação das empresas visa justamente impulsionar o setor empresarial e colocar a Prefeitura trabalhando como uma facilitadora para as empresas”.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Jayme Neto, e a diretora de I
ndústria, Comércio e Serviços, Daniela Cristina Marcondes, e o assessor Guilherme Barbosa também estiveram presentes à visita.
A visita da Secretaria de Desenvolvimento Econômico reforça a importância da empresa para o setor industrial e científico, além de evidenciar o potencial de Pindamonhangaba como polo de inovação e desenvolvimento tecnológico.
Sobre a empresa - Com forte atuação na pesquisa e análise laboratorial, o Grupo Ecolyzer oferece serviços essenciais para diversas indústrias, incluindo cosméticos, medicamentos, alimentos, produtos veterinários, dispositivos médicos, defensivos agrícolas e até artigos escolares e brinquedos.
A empresa realiza ensaios em áreas como entomologia, ecotoxicologia, microbiologia, toxicologia in vitro e in vivo, espectrometria de massas, físico-química, química analítica, toxicologia forense e pesquisa clínica cosmética. Além disso, presta consultoria técnico-científica e auxilia no registro de produtos junto a órgãos reguladores como ANVISA, Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura e Pecuária, SENATRAN e IBAMA. Com certificações como a ISO 17025 e o reconhecimento BPL (Boas Práticas de Laboratório), a Ecolyzer se destaca pelo rigor técnico e pela confiabilidade dos serviços prestados.
Rede de Pinda realiza Conferência Municipal
A
direção do partido Rede Sustentabilidade realizou, no dia 8, a Conferência
Municipal, dando início à construção do planejamento para as eleições do ano
que vem.
Estiveram
presentes os candidatos que representaram o partido no último pleito, além de
Herivelto Vela, que também participou do encontro.
Para
o presidente Renato Marques de Mello, este primeiro encontro oficial do partido
foi positivo, e novas conferências deverão ocorrer com foco nas eleições do
próximo ano e no planejamento para 2028.
Vereador Professor Felipe Guimarães destaca conquistas para Pindamonhangaba e avanços em Projetos de Infraestrutura e Segurança Pública
O vereador Professor
Felipe Guimarães tem se destacado por sua atuação firme na Câmara Municipal de
Pindamonhangaba, buscando melhorias para a população, com ênfase na segurança
pública, infraestrutura e qualidade de vida.
O vereador apresentou a
Indicação do Projeto 15/2024 (RETP), que visa criar um regime especial de
trabalho para os guardas municipais da cidade. A proposta tem como objetivo
oferecer melhores condições de trabalho e remuneração para esses profissionais,
fundamentais na segurança da comunidade que diariamente enfrentam desafios para
manter a ordem e proteger os cidadãos.
Em sua contínua busca
por avanços para a cidade, Felipe Guimarães também esteve presente em
importantes fiscalizações de obras. No bairro Cidade Nova, o vereador
acompanhou a conclusão da obra do playground na Praça Euzébio, que foi
viabilizada por meio de uma Emenda Impositiva de sua autoria. O espaço, que
conta com piso emborrachado para maior segurança das crianças, também recebeu
um balanço adaptado para cadeirantes, promovendo inclusão e acessibilidade.
Essa ação tem sido muito bem recebida pela comunidade local, que agora conta
com um espaço mais seguro e inclusivo para o lazer das crianças.
O vereador continua
cobrando outras manutenções, como: quadro de energia e podas das árvores. Ainda
no campo da infraestrutura, o vereador esteve acompanhando a obra do Centro
Cultural do Araretama, que já se encontra na fase final de acabamento. A
construção desse espaço foi solicitada através do Requerimento 2286/2022 de
Felipe Guimarães. Com a obra próxima da conclusão, restam apenas os detalhes de
parte elétrica e pintura. No entanto, o vereador tem cobrado a solução para uma
questão importante: a remoção do campo de futebol da área, que foi prometida
durante a negociação para a construção do centro cultural. O espaço onde o
campo de futebol estava localizado deveria ser transferido para outro local,
mas até o momento, isso não aconteceu.
“Estamos acompanhando de
perto as obras e buscando sempre o melhor para a comunidade. A conclusão do
Centro Cultural é uma grande conquista para o Araretama, mas precisamos
garantir que os moradores não fiquem sem um espaço para o lazer, como era
antes, com o campo de futebol”, destacou Felipe Guimarães.
Além disso, na 3ª Sessão
Ordinária de 2025, realizada em 11 de fevereiro, o vereador apresentou o
Requerimento 611/2025, solicitando a implantação de uma nova praça na área
institucional do bairro Cidade Jardim. A proposta visa transformar uma ampla
área, que já conta com quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de skate e
parquinho, em mais um ponto de lazer e convivência para os moradores do bairro.
O vereador Professor
Felipe Guimarães segue firme no compromisso de
transformar Pindamonhangaba em uma cidade mais justa, segura e com mais qualidade de vida
para todos.
Nota Prefeitura :Prefeitura esclarece manutenção em filtros e caixas d’água nas escolas
A Prefeitura de Pindamonhangaba vem realizando manutenção em todas as escolas e creches desde dezembro de 2024. A maior parte dos serviços inclui limpeza nas caixas d’água, manutenção ou substituição de filtros dos bebedouros, capina, roçada, pintura, reforma nos telhados, melhorias no piso, portões, acessibilidade, dedetização, instalação de ventiladores, dentre outras.
Parte dos serviços em algumas escolas atrasou em virtude de fortes chuvas e ventos entre o fim de 2024 e janeiro de 2025, o que atrapalhou os trabalhos da empresa responsável. Com isso, existem escolas em que todos os serviços ainda não foram concluídos.
Para estas unidades, a Secretaria de Educação está contratando uma empresa, de forma emergencial, para finalizar os serviços.
Filtros de água e ventiladores
Esta semana, por exemplo, a Prefeitura está realizando a substituição dos filtros de bebedouros em várias unidades. Até o momento já foram instalados novos filtros na Escola André Franco Montoro (Crispim), CMEI CAIC - Projeto Guri (Arco-Íris), Escola Municipal Joaquim Pereira (Mantiqueira), Escola Maria Zara (Mombaça), CMEI Municipal Ruth Dóris (Araretama), Escola Municipal Paulo Freire (Vila Prado). Nos próximos dias, outras unidades também receberão os novos filtros.
A Prefeitura também adquiriu 80 novos ventiladores, para várias escolas e creches. Os ventiladores serão instalados a partir da próxima semana. Parte dos produtos será usada na substituição dos ventiladores atuais e outra parte será para salas que possuem um ventilador – ampliando a capacidade de ventilação.
Material e uniformes
Sobre uniformes e material escolares, os produtos já estão adquiridos e serão entregues aos alunos no mês de março. A empresa que venceu a licitação para uniforme escolar já entregou os produtos em cerca de 30% das escolas. Nos próximos dias, outras unidades também receberão os materiais. O objetivo é que 100% da rede municipal recebam uniformes e materiais no mês de março.
A Secretaria de Educação Informou que os estudantes podem continuar utilizando o uniforme do ano passado, pois são do mesmo modelo. Sobre materiais, todas as escolas possuem estoque dos itens necessários para as primeiras semanas de aula, sem nenhum prejuízo em relação à aprendizagem dos estudantes.
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025
Muitas reclamações marcam voltas às aulas em Pinda
Muitas reclamações, através da plataforma 1 DOC e da ouvidoria da Prefeitura de Pinda marcam o retorno das aulas, nesta manhã, na cidade .
Caixas d’água sujas, compra de bebedouros errada, sem filtros, falta de manutenção nos ventiladores, muitos não estão funcionando, mato alto e sem nenhuma condição de trabalho para os diretores, professores e ASG recepcionarem as crianças a uma volta às aulas com dignidade.
Desde o fim do ano parece que os diretores , professores e servidores enviaram um relatório através da plataforma 1DOC para a Secretaria de Educação, que, ao que parece, não deu resposta. Nem a secretária e nenhuma de suas diretoras ou adjunta foram pessoalmente constatar os devidos problemas que enfrentam as escolas de Pinda .
Se fosse um novo prefeito que estivesse assumindo o comando do município, ainda poderia relevar alguns itens, mas, esta administração é a continuidade da outra e a direção da Secretaria de Educação vive esta letargia há 8 anos, sem correções.
A vereadora Ana Paula voltou a pedir diálogo com os professores e servidores de cada escola, ouvir mais e juntos buscarem soluções para que tenhamos uma educação diferenciada .
Tudo que precisa ser feito, ainda, vai demorar um bom tempo, pois se a manutenção tivesse sido feita em dezembro e janeiro não estaria sofrendo críticas no retorno às aulas, pois beira ao caos o que Pindamonhangaba vem enfrentando .
Na briga ou incompetência, somada a falta de diálogo, quem está sendo o único prejudicado são as crianças.
Está na hora do prefeito repensar quem está a frente da educação.
O idioma matemática: espectro do pensamento complexo na educação básica
A matemática enquanto ciência e disciplina
escolar têm se revelado um fenômeno psicossocial na sociedade brasileira. Sob a
perspectiva social a matemática é compreendida como linguagem universal, alicerce
do desenvolvimento humano, profissional, e responsável pelo progresso da
sociedade, apresentando, no entanto, indicadores educacionais abaixo do
esperado em cada etapa de ensino (PISA, 2022; SAEB, 2023); sob a perspectiva
psicológica, é concebida como importante, mas assumida com baixa resiliência,
de difícil resolução e aplicabilidade no cotidiano, tornando-se um espectro
estereotipado de natureza ruim. Paradoxalmente, um mal a ser ignorado e
esquecido, revelando existir uma programação mental de repúdio à matemática, de
influência cultural de geração em geração, que a sepulta a cada operação
matemática não aprendida, mantendo-se viva apenas para quem tem aptidão e
predisposição a aprender cálculo.
Nas ciências exatas não há meio
termo para a verdade, no sentido de resultado final. Ou é exato e verdadeiro,
ou está errado e falso, embora essa cosmovisão positivista não abarque a
totalidade da existência humana. Errar uma conta matemática na escola, além de
reforçar uma programação mental de repúdio, não gera a dopamina necessária para
atender os ditames da ditadura da felicidade da sociedade moderna, mantendo-se
como desafio a ser evitado. Também é importante destacar que análises dos baixos
resultados da prova de matemática do Pisa (2022) apontam inabilidade do estudante
no ato de interpretar o enunciado da questão e realizar uma leitura conjuntural
do assunto, utilizando-se de raciocínio lógico Inter e transdisciplinar. Ou
seja, o problema da matemática é resultante do problema da língua portuguesa.
Os
números, portanto, tornam-se o início e o fim da realidade. Para Galileu Galilei
(1564-1642), físico e astrônomo, toda a realidade era matemática, em
quantidade, forma e medida, começando pelos membros do corpo humano (dois
olhos, um nariz, dois pés, duas mãos, etc.), até a quantidade e forma dos
astros. Cabe destacar que a matemática está presente em afazeres diários
comuns, que, ao se sofisticar, imprimem caráter profissional. Ao ser vivenciada
e estimulada como importante e útil, poder-se-á reverberar entusiasmo para as
novas gerações. Um adulto que goste da matemática, ou a pratique bem, será um
promissor influenciador de estudantes.
O estudo e prática da matemática
contribui com o estímulo à descoberta, favorece a autonomia, facilita a vida
cotidiana, desenvolve o raciocínio lógico e ajuda na concentração; exige, por
sua vez, desbloqueio mental para com a disciplina, deixando de acreditar que é
preciso ter um talento especial, ou que não tem aplicação prática, ou é
inacessível por ser assumida de modo abstrata, restrita à combinação de
fórmulas e números. O trivial de ensino colaborativo e abordagem
individualizada amplia a capacidade de pensar de forma abstrata e lógica, tornando
possível a aplicação da matemática em situações da vida real.
O contexto educacional brasileiro de
baixo rendimento em aprendizagem de conhecimentos matemáticos oportuniza
revisão de método de ensino, procedimentos didáticos e formação cultural
voltados mais fortemente para a pesquisa, não somente para a matemática, mas
para todas as áreas da base nacional comum curricular (BNCC, 2017). Quando for
deixado a prática abstrata da análise de números em sala de aula, passando a
adotar a prática da matemática visual, desde contagem nos dedos, até a
utilização de desenhos e materiais concretos, as relações entre os estudantes
tornar-se-ão horizontais, sem classe social, permitindo que todos se sintam em
condições de opinar sobre o problema matemático.
Uma
nova formação cultural de apreço ao conhecimento matemático é possível, à
medida que haja domínio teórico dos conceitos fundamentais, estímulo coletivo
escolar e familiar ao estudo, resolução de problemas matemáticos do cotidiano,
e visualização e reconhecimento da utilidade prática da matemática,
compreendendo-a não mais como um desafio, mas como uma paixão, que pode virar
amor. Em suma, se sozinha a matemática não consegue desenvolver pessoas e
sociedades, tão pouco sem ela é possível. Condições escolares adequadas para o estudo
em matemática e formação cultural em matemática é possível e é para hoje!
Por
Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, licenciado em Filosofia, História e Pedagogia,
Mestre e Doutor em Educação, Diretor da Escola Municipal Serafim Ferreira –
“Sr. Sara”.