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sexta-feira, 29 de agosto de 2025

ASSINADO ACORDO COLETIVO ENTRE CÂMARA E SINDSERV

 

Foi assinado agora a pouco o acordo coletivo dos servidores da Câmara de Pinda pelo presidente e vereador pastor Marco Mayor e o presidente do SINDSERV Paulo de Cunha .

O acordo já passa a valer a partir de segunda feira 1 de setembro  e cabe agora ao SINDSERV realizar o tramite de homologação junto ao ministério do trabalho . 




 

CARDÁPIO DESTA SEXTA FEIRA

 Bom dia cardápio do dia


Misturas

✅ Picadinho 

✅ frango ensopado com polenta 

✅ Bife de fígado acebolado 

✅ Filé de frango 

✅ carne moída com batata 

✅ Lasanha da bolonhesa

✅ Sardinha frita


 Guarnições 

✅ Arroz 

✅ Arroz primavera 

✅ Feijão 

✅ Feijão preto 

✅ Polenta

✅ Macarrão 

✅ Farofa

✅ Batata frita frita 

✅ Bolinho de arroz 

✅ Jiló 

✅ Repolho

✅ Abóbora cabotia

 

 


 Saladas

✅Repolho

✅ Cenoura com maionese

✅ Alface

✅ Mista



 

Deus abençoe nosso dia

Prefeitura conclui adequações de novas instalações do Cras Três Marias


O CRAS Três Marias (Centro de Referência da Assistência Social) "Joaquim Rodrigues da Costa" será reinaugurado em outro prédio, nesta sexta-feira (29), às 9h. A unidade passou por obras de adequações promovidas pela Prefeitura de Taubaté.




O CRAS Três Marias (Centro de Referência da Assistência Social) "Joaquim Rodrigues da Costa" será reinaugurado em outro prédio, nesta sexta-feira (29), às 9h. A unidade passou por obras de adequações promovidas pela Prefeitura de Taubaté.

O equipamento, vinculado a Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social, realiza uma média mensal de 240 atendimentos técnicos. De janeiro a julho deste ano foram realizados 1.692 atendimentos ao todo.

Por mês, pouco mais de 40 famílias estão em PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família). Entre os referenciados estão 4.320 famílias do bairro Três Marias e outras áreas de abrangência inscritas no Cadastro Único. Dos 3.208 atendimentos de recepção no primeiro semestre de 2025, 1.477 eram de novas pessoas buscando os serviços ofertados pela unidade.

Obras de adequação no prédio

Entre os serviços executados no local se destacam a troca do telhado e do forro, pintura interna e externa, reforço estrutural, adequação do layout para a construção de banheiro PcD, substituição de luminárias, troca da cobertura externa por telhas metálicas e substituição de portas.

Toda a adequação do espaço, que estava desativado depois de abrigar uma unidade da Escola do Trabalho, foi executada por equipes da Secretaria de Obras, com recursos próprios da administração municipal.

O novo endereço do Cras Três Marias é rua Armando de Moura, nº 290, bem próximo ao antigo prédio onde funcionava o equipamento de assistência social.


Prefeitura de Lorena realiza 1° Fórum para Mulheres do Vale do Paraíba







Na manhã de ontem , 28 de agosto, a Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, realizou o 1° Fórum para Mulheres do Vale do Paraíba, no Teatro Teresa D’Ávila (Unifatea). Com o tema "Violência: Diálogos e Enfrentamentos Intersetoriais", a iniciativa reuniu diversas autoridades e convidadas em um momento de diálogo, reflexão e fortalecimento das políticas públicas para as mulheres.


A programação contou com o “Café com Elas”, um debate conduzido pela Secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Fortes, que contou com a participação de mulheres inspiradoras que dedicam suas vidas à defesa dos direitos das mulheres, à proteção das vítimas e à luta por uma sociedade mais justa. São elas:

•  A Vereadora de São Paulo, Ana Carolina de Oliveira, que ficou conhecida nacionalmente pelo ocorrido com sua filha, Isabella Nardoni;

•  A Delegada de Defesa da Mulher de Lorena, Dra. Adriane Gonçalves;

•  A Chefe de Gabinete da Câmara Municipal de São Paulo, Sabrina Palumbo;

•  A Advogada de Direitos das Mulheres, Dra. Flávia Guerra; e

•  A Integrante de Grupos de Apoio e Proteção, Lucilene Santana.


Houve ainda uma apresentação do grupo de Ginástica Rítmica da Prefeitura de Lorena, sob a coordenação da Professora Márcia Cilene, além da exibição de um vídeo da Deputada Letícia Aguiar, que desejou a todos um excelente Fórum. Também tiveram uma participação especial no evento a influenciadora Victória Buttignon, que deu um depoimento, e a Sra. Priscila, mãe de Carolina, vítima de feminicídio.


Também estiveram presentes o Prefeito Municipal de Lorena, Sylvio Ballerini; a Presidente da Câmara Municipal, Dra. Élida Vieira; a Primeira-dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cláudia Ballerini; além de diversos Secretários Municipais, Vereadores, estudantes e colaboradores da Prefeitura.


#lorenanaopara #1ºforumparamulheres #politicasparaamulher

Vereador Professor Felipe Guimarães propõe ciclovia no bairro Moreira César e revitalização de quadra de basquete no Parque da Cidade

 


O Vereador Professor Felipe Guimarães encaminhou ao Poder Executivo uma solicitação para que sejam realizados estudos técnicos visando à construção de uma ciclovia na Rua José Achilles Machado Ribas, no bairro Moreira César, no lado direito da via, no sentido da Avenida Engenheiro Luiz Dumont Villares.

A proposta tem como base o intenso fluxo de trabalhadores que utilizam a bicicleta como principal meio de transporte ao longo da via, aliado ao elevado tráfego de veículos na região, fator que representa riscos constantes à segurança dos ciclistas, especialmente nos horários de pico.

Segundo o vereador, “a implantação da ciclovia contribuirá para a mobilidade urbana sustentável e proporcionará mais segurança e qualidade de vida aos moradores e trabalhadores da região.”

Além dessa importante proposta, o vereador também solicitou que sejam tomadas as providências necessárias para a revitalização da quadra de Basquete 3x3 localizada no Parque da Cidade, um espaço que, após melhorias, poderá atender melhor à população e incentivar a prática esportiva.

Essas são apenas algumas das ações destacadas nesta semana, entre tantas outras iniciativas apresentadas pelo mandato do Vereador Professor Felipe Guimarães.

Acompanhe mais sobre o trabalho e as conquistas do vereador, que atua com seriedade e compromisso com a população, sem alarde, mas com resultados concretos:

 Facebook: Vereador Professor Felipe Guimarães 


Instagram: @felipe.guimaraes.prof.vereador

 

TREMEMBÉ REALIZA 1ª CÃOMINHADA NESTE SÁBADO (30)



créditos da imagem: NICOLAS LOUZADA/PREFEITURA DE TREMEMBÉ

Programação acontece na Praça da Estação, a partir das 9 horas


A Prefeitura de Tremembé está preparando um evento ANIMAL para juntar toda a família e os DOGUINHOS. A 1ª Cãominhada, que acontece neste sábado (30 de agosto), às 9 horas, na Praça Geraldo Costa (Praça da Estação). A programação é de graça e aberta a toda a população. Organização da Secretaria Municipal de Saúde, através do Canil Municipal. 

Além de um momento de interação entre humanos e doguinhos, a 1ª Cãominhada também terá FEIRA DE ADOÇÃO com os animais abrigados do Canil Municipal. Quem participar da programação pode doar um quilo de ração, que será destinado a protetores de animais de Tremembé.

Para participar inscreva-se de graça no site: https://tremembe.sp.gov.br/ficha-de-inscricao-caominhada-tremembesp



DICAS

O evento é destinado aos cachorrinhos, não sendo recomendada a presença de outros animais de estimação.

O tutor do cachorro deve consultar o veterinário de confiança para ter a liberação para participar da Cãominhada.

Recomenda-se que os cachorros estejam com a vacinação em dia.

O tutor deve trazer água e recipiente para hidratar o cachorro durante o evento e também saco para recolher as fezes do animalzinho.

Todos os animais devem estar com guia e coleira.

O tutor deve vir com uma roupa confortável, obrigatório uso de calças e sapatos que protejam os pés.

Em caso de chuva, o evento será adiado.

POTIM FOI RECONHECIDA MUNICÍPIO INTERESSE TURISTICO

Potim foi aprovada e reconhecida como um Município de Interesse Turístico (MIT) pelo Estado de São Paulo. A aprovação ocorreu na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e foi divulgada ontem, dia 27 de agosto de 2025, sendo uma conquista significativa para o município, que passa a ter acesso a novas verbas e recursos para investimentos em infraestrutura e turismo. O objetivo é estimular o turismo na cidade, valorizando e explorando os recursos naturais, culturais e gastronômicos de Potim. A expectativa é que a iniciativa gere mais empregos, atraia investimentos e crie novos projetos e atrações turísticas, como a Casa do Artesão e a definição de um Calendário de Eventos. O reconhecimento é resultado de um esforço conjunto da prefeitura, do Conselho de Turismo (COMTUR) e do apoio de deputados estaduais que acompanharam o processo.

 

CÂMARA DE PINDA E SINDSERV ASSINAM LOGO MAIS ACORDO COLETIVO








 

Acontece logo mais as 10 horas , Câmara de Pinda á assinatura entre o legislativo e o SINDSERV do acordo coletivo aprovado na manhã de ontem por unanimidade pelos servidores .

Aos moldes do acordo dos servidores da prefeitura , os 35 servidores da Câmara com assinatura deste acordo coletivo terão seus direitos trabalhistas assegurados por dois anos e começa á valer partir de 1 de setembro .

Este acordo coletivo da mesma maneira que foi com a prefeitura , agora os servidores da Câmara farão parte de momento histórico num relação com SINDSERV , Prefeito Ricardo Piorino e presidente da Câmara Pastor marco Mayor  na qual o grande beneficiado é o servidor e com direito garantido junto a justiça do trabalho .

 

OAB de Pinda comemorou 50 anos de existência






 

No último dia  26 de Agosto, a OAB Pinda celebrou com grande alegria e emoção seus 50 anos de fundação. Meio século de atuação firme na defesa da cidadania, da justiça e da valorização e compromisso com a advocacia e sociedade.

A comemoração festiva teve início com uma bênção especial conduzida por Frei Diego, que trouxe palavras de fé e reflexão para este momento tão significativo. Em seguida, os presentes participaram de um almoço, encerrando com o tradicional bolo de aniversário — símbolo da união e da celebração entre colegas e amigos.

Durante o evento, a OAB Pinda teve a honra de receber uma Moção de Congratulações, de autoria - e entregue pessoalmente pelo Vereador Norberto Moraes, reconhecendo a relevância da sua trajetória e o papel fundamental da advocacia na construção de uma sociedade mais justa.

Este marco histórico – 50 anos da OAB Pinda, é também uma oportunidade de agradecimento aos seus antecessores, colaboradores, estagiários (as), advogados e advogadas, que contribuíram e contribuem para a construção e fortalecimento da Subseção ao longo das décadas.

O passado e o presente se unem para formar uma história que continuará sendo escrita com dedicação e compromisso.

 

Saiba tudo como começou e como está hoje

Ordem dos Advogados do Brasil – 52ª Subseção de

Pindamonhangaba completa 50 anos de existência.

 

Era a década de 1970, e a advocacia em Pindamonhangaba sentia a necessidade de ter voz própria. Reunidos em torno de um sonho comum, um grupo de advogados, movidos por coragem e determinação, decidiu bater às portas da OAB-SP. Não foi apenas um pedido — foi um ato de afirmação, de quem sabia que a cidade merecia sua própria OAB. Com argumentos firmes, espírito de união e um olhar voltado para o futuro, conquistaram, em 26 de agosto de 1975, o direito de criar a então 52ª Subseção da OAB-SP. Pouco tempo depois, em 22 de outubro do mesmo ano, no Fórum “Ministro Costa Manso” realizou-se a histórica Assembleia Geral para a primeira eleição da diretoria. Com apenas uma chapa inscrita, o Dr. Waldomiro Benedito de Abreu foi eleito o primeiro presidente, assumindo, ao lado de colegas igualmente comprometidos, a missão de construir a trajetória da OAB Pinda. Nascia, assim, não apenas uma instituição, mas um símbolo de representatividade e união, que ao longo das décadas se consolidaria como guardiã da advocacia e defensora incansável da cidadania.

Aos 26 dias de agosto de 1975, Pindamonhangaba ganhou o direito de ser a 52ª Subseção da OAB-SP. A criação foi registrada através do processo DI-84, por meio do então conselheiro Dr. Márcio Thomaz Bastos. 

 

Composição da 1ª Diretoria da OAB Pinda:

Presidente: Dr. Waldomiro Benedito de Abreu (In Memoriam);

Vice-Presidente: Dr. Paulo Emílio de Almeida (In Memoriam);

Secretário: Dr. Lloyd Figueiredo Pereira da Rocha (In Memoriam)

Tesoureiro: Dr. Antonio Rodrigues da Silva (In Memoriam) e;

Dr. Francisco Piorino Filho ocupava o cargo de Bibliotecário e Procurador.

 

Uma das curiosidades da Subseção é o fato de ela ter sido criada como de número 50, sendo depois ratificada para 52.

 

Desde a criação da 52ª Subseção de Pindamonhangaba, 14 Presidentes estiveram à frente do comando da Subseção, sendo eles:

Biênio 1975/1979 – Dr. Waldomiro Benedito de Abreu (In Memoriam)  ,Biênio 1979/1981 – Dr. Angelo Paz (In Memoriam); Biênio 1981/1983 – Dr. Jorge Bargis Mathias (In Memoriam); Biênio 1983/1985 – Dr. Túlio Carvalho Campello de Souza (In Memoriam); Biênio 1985/1987 – Tarcizio José Moreira dos Santos (In Memoriam); Biênio 1987/1989 – Dr. Lloyd Figueiredo Pereira da Rocha (In Memoriam); Biênio 1989/1991 – Dra. Maria Aparecida Granato Azeredo; Biênio 1991/1993 – Dr. Paulo Emílio de Almeida (In Memoriam); Biênio 1993/1995 – Dr. Dimas Moreira da Silva Biênio 1995/1997 – Dr. José Alberto Monteclaro César (In Memoriam); De 1998/2006 – Dr. Yara Batista de Medeiros ,Biênio 2007/2009 – Dr. João Alves; Triênio 2010/2012 – Dr. Antonio Aziz Boulos. Em 2013 foi reeleito, mas, em razão de cargo “ad nutum”, passa assumir a presidência, Dr. Marcel Afonso Barbosa Moreira – seu vice-presidente.

Triênio 2015/2018 – Dr. Marcel Afonso Barbosa Moreira se elege pelas urnas para assumir o comando da Subseção;

Triênio 2019 até o presente: Dr. Antonio Aziz Boulos

Ao longo desses anos a OAB de Pinda vem construindo sua história e destacando sua importância e preocupação com os Advogados/Advogadas e Estagiários da Comarca, essa preocupação estende-se à população. OAB esta presente nos Conselhos Municipais e através de suas 42 Comissões presta serviço não só a Classe, mas também à população, citamos algumas: OAB Vai à Escola; Projeto Recomeçar; OAB Concilia; Projeto Cidadania Itinerante e a Assistência Judiciária.

Dos Projetos:

Comissão OAB vai à Escola, leva noções de cidadania, que visa orientar os direitos e deveres dos adolescentes do ensino médio. Buscando através das ações, a diminuição da criminalidade e encaminhando o jovem para futuras profissões e a estruturação do núcleo familiar.

O Projeto Recomeçar foi criado 2020 em parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher, para atuar em defesa e escudo da Mulher vítima de violência doméstica. Buscando garantir e preservar os direitos e a segurança da vítima. Os atendimentos são realizados por advogadas, em sala reservada dentro da DDM.  Desde a sua implantação, o projeto já atendeu 265 mulheres.

OAB CONCILIA, nascido em Pinda e hoje está em 80% das Subseções do Estado, através do projeto as partes comparecem na OAB, acompanhadas de advogado nomeado através da Assistência Judiciária ou contratado, para realização do acordo, após assinado o termo, encaminha-se ao Fórum para a homologação, e no máximo em 10 dias, tendo seu processo concluído. Com esse projeto, evita o maior problema por quem procura o judiciário, que é a morosidade.

Assistência Judiciária, serviço prestado através do Convênio firmado entre OAB e Defensoria do Estado para atendimento jurídico à população, sem custo de honorários. O atendimento é realizado na OAB, mediante prévio agendamento pela população, através do site oabpinda.org.br/triagem. No dia e horário agendado, a parte comparece munida dos documentos necessários para ser atendida, podendo a nomeação ser realizada no mesmo dia. Com o agendamento eletrônico e um trabalho de equipe, conseguimos reduzir o prazo entre a espera na filha, o atendimento e a nomeação do advogado que representará a parte. O atendimento é realizado de Segunda a Quinta-feira e a OAB atende cerca de 50 pessoas por dia. A Assistência Judiciária de Pinda conta com sistema de triagem eletrônica, 100% digital e sustentável;.

Destacamos ainda o Projeto Cidadania Itinerante, onde a OAB vai ao encontro da população, tendo em vista que muitas vezes não possui condições de se deslocar até a Casa da Advocacia e através deste projeto, os atendimentos são realizados nos Bairros. O Projeto, através de parceria com a Prefeitura, ampliou  o atendimento, e hoje está instalada e trabalhando em conjunto com o Centro de Referência e Apoio à Vítima - CRAVI e na Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos.

 

A OAB implementou o Projeto – Meu I Estágio: Com o intuito de fortalecer o vínculo entre alunos de direito e comunidade, a OAB Pinda promove na Comarca o Estágio Voluntário, desenvolvido mediante termo de parceria entre as Faculdades locais que possui o Curso de Direito. A iniciativa propicia a realização de diversas atividades, facultando aos discentes a oportunidade de adquirirem experiência prática e conhecimentos empíricos, indispensáveis à formação acadêmico-profissional.

 “É um projeto de cooperação entre as instituições, no qual os alunos do Curso de Direito, de diferentes períodos, realizam estágio não remunerado na OAB Pinda acompanhando o atendimento realizado por advogados junto à assistência judiciária”. Com isso, os acadêmicos ganham prática técnico-profissional.

Atualmente a Subseção possui 890 inscritos - advogados e estagiários.

Aqui, brevemente, contamos um pouco dos 50 anos de história da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção de Pindamonhangaba, que se não fosse pelos Advogados, Advogadas, Estagiários e funcionários certamente não haveria uma história a ser contada.

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Cardápio desta Quinta feira

 Bom dia cardápio do dia


Misturas

✅ Picadinho 

✅ frango ensopado com polenta 

✅ Lasanha de berinjela 

✅ Filé de frango 

✅ carne moída com batata 

✅ Linguiça com ovo frito

✅ Dobradinha 


 Guarnições 

✅ Arroz 

✅ Arroz primavera 

✅ Feijão 

✅ Feijão preto 

✅ Polenta

✅ Macarrão 

✅ Farofa

✅ Mandioca frita frita 

✅ Bolinho de arroz 

✅ Jiló 

✅ Quibebe

✅ Chuchu

 

 


 Saladas

✅Beterraba

✅ Vagem 

✅ Alface

✅ Acelga