segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Secretaria de Habitação de Pinda aprimora políticas habitacionais


A Secretaria de Habitação de Pindamonhangaba, representada pelo secretário de Habitação Francisco César ‘Chicão’ e pelo adjunto, Rogério Paiva, realizou, na última quinta-feira (21), uma visita técnica à Secretaria de Habitação de São José dos Campos para conhecer e comparar métodos, processos e resultados adotados e aprimorar os próprios serviços — com o objetivo de fortalecer políticas na área habitacional.

Os representantes foram recebidos pelo secretário de Gestão Habitacional de São José dos Campos, engenheiro Fábio Pasquini, e pelo diretor de Habitação, Sérgio Tarzia. Durante o encontro, foram apresentados os principais procedimentos adotados pelo município, incluindo programas habitacionais, regularização fundiária, atendimento social e ações voltadas à eficiência e qualidade dos serviços prestados à população.

O encontro ainda serviu para identificar práticas e soluções aplicadas em São José dos Campos e adaptá-las à realidade de Pindamonhangaba, promovendo a melhoria dos serviços públicos. De acordo com Francisco César ‘Chicão’, foram observadas iniciativas de monitoramento de parcelamentos e ocupação clandestina em áreas rurais e públicas, além de produção de relatórios indicando parcelamentos irregulares, ocupações ou desmatamento em área de preservação permanente (APPs).

Para os secretários Francisco César e Rogério Paiva, a visita reforçou o compromisso de Pindamonhangaba com a inovação e a articulação regional entre as secretarias de habitação, visando a isonomia das ações e a construção de soluções conjuntas. “Foi uma oportunidade importante para compartilharmos experiências e buscarmos caminhos para políticas habitacionais mais eficazes, humanas e adaptadas à realidade das cidades do interior paulista”, destacou Chicão.

Além disso, foram debatidas políticas públicas voltadas à habitação social e a troca de experiências sobre programas habitacionais nas esferas estadual e federal, como o CDHU, o Casa Paulista e o Minha Casa Minha Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário